Brasil marca presença em conferência global da OMS para reduzir mortes no trânsito
Autoridades de mais de 50 países participaram dos debates; Renan Filho estará ao lado de outros 84 ministros dos Transportes de todo o mundo nesta terça (18).

A redução de mortes no trânsito é um desafio mundial, e o Brasil está participando ativamente dessa discussão. Nesta segunda-feira (17), o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, representou o país na 4ª Conferência Ministerial Global sobre Segurança Viária, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em Marrakech, no Marrocos.
O evento reúne especialistas de mais de 50 países para trocar experiências e discutir estratégias que ajudem a reduzir pela metade o número de mortes no trânsito até 2030, conforme o Plano Global da ONU para a Década de Ação pela Segurança no Trânsito.
Brasil compartilha avanços e desafios
Durante o primeiro dia da conferência da OMS, Adrualdo Catão destacou os resultados do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), um dos principais programas do Brasil para salvar vidas nas vias públicas.
“Muitos países ainda não têm um plano nacional. O Brasil está servindo de exemplo nesse sentido. Sabemos que segurança viária e mobilidade são temas complexos e que variam conforme a realidade socioeconômica de cada país. Mas há modelos de sucesso que podemos replicar, como o Visão Zero, adotado na Suécia e já incorporado aqui”, afirmou o secretário.
O Pnatrans passou por uma revisão em 2023, tornando-se mais transparente e eficaz, com 70 ações estratégicas focadas na segurança viária.
Segurança no trânsito: foco em velocidade e proteção dos mais vulneráveis
A Senatran tem papel fundamental na regulamentação, fiscalização e conscientização sobre trânsito seguro no Brasil. Para 2025, as campanhas educativas terão um tema forte:
“Desacelere. Seu bem maior é a vida”
O foco será o controle de velocidade, um dos principais fatores de risco no trânsito. Ou seja, com atenção especial para pedestres, ciclistas e motociclistas, os mais vulneráveis nas ruas.
Além disso, em 2024, foi instituída a Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas (Lei nº 15.006/2024). Ela será realizada anualmente na semana do dia 27 de julho, data que marca o Dia Nacional do Motociclista.
O que vem por aí?
Nesta terça-feira (18), o ministro dos Transportes, Renan Filho, estará na abertura oficial da conferência, ao lado de 84 ministros de diferentes países. À tarde, ele participará de uma mesa-redonda para debater soluções que tornem o trânsito mais seguro no mundo.
A conferência segue até quinta-feira (20), promovendo discussões essenciais para salvar vidas nas ruas e estradas.