Trabalhar com um planejamento que traga propostas e soluções de temas importantes relacionados ao trânsito. Esse é um dos principais objetivos da nova gestão da Associação Nacional dos Detrans (AND). A entidade que representa todos os Detrans do país, está com nova diretoria e cumpriu uma série de agendas importantes, dando início aos trabalhos da entidade.
O presidente da AND e diretor geral do DETRAN-ES, Givaldo Vieira, esteve em Brasília junto com o vice-presidente da AND e diretor do DETRAN-MS, Rudel Trindade e o vice-presidente da regional norte e diretor do DETRAN-AM, Wendell Waughan.
Na ocasião foram discutidos novas diretrizes e ações que serão necessárias para fortalecer a entidade.
Dentro da programação, ocorreu o encontro com a equipe da Secretaria Nacional de Trânsito, que contou com a presença do secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão. Durante a reunião, houve a apresentação da nova diretoria e discussão de pautas. Dentre elas, assuntos relacionados a participação da entidade em ações educativas, Prêmio Senatran, Placa de Identificação Veicular e mais abordagens importantes ligadas à segurança viária. O encontro marcou um momento importante para estreitar a relação de cooperação, direcionamento e alinhamento das duas instituições.
“A gente sabe da importância da participação dos Detrans nas definições de políticas nacionais, junto com a Senatran. Estamos sempre abertos para ouvir os DETRANs e aprender com eles, que estão na ponta, prestando o serviço direto ao cidadão. Vamos estar sempre à disposição da equipe da AND, e essa reunião só confirma isso. Já marcamos outras agendas, temos o Fórum com os DETRANs e vamos estar sempre presentes nos encontros nacionais da entidade. Já temos uma série de planejamentos com DETRANs específicos e também com a AND, principalmente na área de serviço ao cidadão“, afirma Adrualdo Catão.
A diretoria também recebeu em sua sede o consultor do Ministério da Saúde, Luiz Otávio Miranda. No encontro, houve o debate de temas necessários para a integração dos Detrans junto ao Ministério, através da aproximação das equipes. Dessa forma, o objetivo é estreitar relações e buscar alternativas em busca da prevenção e cuidado com as vítimas de sinistros de trânsito.
“Essa série de reuniões é só o começo de um trabalho árduo que temos pela frente. Nessa nova fase, nosso intuito é que a Associação esteja presente nos debates e planejamentos que tratam dos assuntos relacionados ao trânsito, e mais que isso, avançar em uma participação mais efetiva, fazendo com que os DETRANs sejam representados nos debates importantes em busca de melhorias para trânsito e para o cidadão, seja no âmbito de políticas públicas, saúde e integração. Vamos implantar medidas, na nossa gestão, que irão fazer uma AND mais presente e participativa.”, afirma o presidente da AND, Givaldo Vieira.
Outro momento importante foi a conversa com o deputado federal Gilberto Abramo, presidente da Comissão de Viação e Transportes. Ele recebeu em seu gabinete a diretoria, para discutir as pautas de relevância sobre o trânsito que estão em debate hoje no legislativo. O objetivo é aliar as informações e estar mais presente nas discussões dos projetos que tramitam na Câmara dos Deputados.