2º Grande Encontro de Rurais terá palestra para esclarecer dúvidas comuns de colecionadores

No encontro deste ano, entre diversas atividades, ocorrerá uma palestra com Celso Mariano, que é referência nacional quando o assunto é educação para o trânsito.


Por Mariana Czerwonka
2º Grande Encontro Rurais
Foto: Divulgação Nova Petrópolis

Nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro de 2024, na Serra Gaúcha, colecionadores e admiradores de carros antigos estarão reunidos para o 2º Grande Encontro Internacional de Rurais. O evento é conhecido por ser um dos maiores do gênero já documentados e é aberto ao público em geral. De acordo com os organizadores, o objetivo é abrir a popularizar o evento que já faz parte do circuito que atrai admiradores de carros antigos e comemorar os 78 anos da Rural.

No encontro deste ano, entre diversas atividades, ocorrerá uma palestra com Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, que é referência nacional quando o assunto é educação para o trânsito. Entre os temas abordados no encontro, Mariano falará sobre: placa preta, alteração dos veículos e manutenção básica.

Assista aqui o vídeo de divulgação do evento!

Quem é Celso Mariano

Celso Alves Mariano é engenheiro (UFSM/1988) e especialista multidisciplinar em trânsito (PUCPR/2002). Radialista profissional (DRTMT/1993) e apresentador de programas televisivos (1993/1996).

É Sócio-fundador da Tecnodata Educacional Ltda (1996), e Diretor de Conteúdo e Marketing. É fundador do Instituto Prevenir (2004); Diretor do Portal do Trânsito (2007). Em 2012 foi Diretor de Educação da SETRAN – Secretaria de Trânsito de Curitiba-PR, período em que integrou a Câmara Técnica Consultiva de Educação do CONTRAN e Coordenou o Projeto Vida no Trânsito de Curitiba.

É fundador da Câmara Setorial de Trânsito da Associação Comercial do Paraná e do CONSEG do Bairro Hugo Lange/Curitiba. É educador, palestrante e consultor em escolas, CFCs, transportadoras, ONGs, nos mais variados tipos de empresas cujos setores de Segurança, CIPA, RH, perceberam a relevância da Educação para o trânsito. Suas opiniões e análises sobre comportamento, cultura, educação, tecnologias, planejamento, gerenciamento e segurança em mobilidade permeiam as diversas matérias do Portal do Trânsito e fazem parte da pauta de diversos veículos de comunicação do país inteiro.

Ouça o áudio completo do especialista sobre a palestra no 2º Grande Encontro de Rurais:https://www.portaldotransito.com.br/wp-content/uploads/2023/03/idosos-Celso.mp3

https://www.portaldotransito.com.br/wp-content/uploads/2024/01/Chama-Rural.mp3

A história da Rural

O lançamento da Rural Willys aconteceu nos Estados Unidos em 1946 com o nome de Willys Jeep Station Wagon. Foi o primeiro veículo do tipo com a carroceria toda em metal, em contrapartida às carrocerias de madeira, então comuns.

Com pequenas diferenças, houve a produção do veículo em outros países. Como, por exemplo, no Japão, onde foi fabricado pela Mitsubishi, com o nome J37. Além disso, na Argentina, onde as Industrias Kaiser Argentina (IKA) fabricou o veículo, que ficou conhecido como Estanciera.

O modelo brasileiro foi redesenhado em 1960 utilizando como inspiração a arquitetura moderna de Brasília, em construção na época. Nesse sentido, este desenho acompanhou a Rural até o encerramento de sua produção em 1977.

É possível considerar a Rural Willys “avó” dos atuais utilitários esportivos existentes. Isso porque era um veículo com espaço para a família, mais robusto e com vocações off-road. Ou seja, capaz de enfrentar ruas e estradas de terra, lama ou mal conservadas.

Serviço:

Data: 2, 3 e 4 de fevereiro

Local: Rua Coberta – Nova Petrópolis/RS

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