Estudo: para brasileiros ter carro elétrico é sinônimo de status
A pesquisa também registrou que mais da metade dos brasileiros que pretende trocar de veículo nos próximos meses considera trocar por um veículo elétrico.
Os dados de uma pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise aponta que para 98% dos consumidores brasileiros, os atuais proprietários de carros elétricos e híbridos são bem sucedidos, ou seja, ter um carro elétrico seria sinônimo de status e digno de admiração.
O levantamento identificou ainda que um dos motivos para esse resultado seria a ligação e proximidade do consumidor com a tecnologia, apontado por 69%, enquanto a ligação com o meio ambiente foi apontada por 48%.
Intenções de compra
Com relação ao desejo de adquirir um carro eletrificado, a pesquisa registrou que mais da metade (52%) dos brasileiros que pretende trocar de veículo nos próximos meses considera trocar por um veículo híbrido ou elétrico. Para aqueles que pretendem comprar um modelo 0km, a porcentagem sobe ainda mais, para 65%.
Como fatores que despertam a intenção de compra desses veículos, a tecnologia (37%) e os benefícios em custos e isenções (35%) são os principais motivadores, bem à frente dos benefícios ambientais (27%).
Tecnologia como motivador de compra
As inovações tecnológicas são atributos que aumentam o interesse e a motivação pela compra de um carro novo. E, neste caso, não somente os elétricos e híbridos.
Entre os participantes da pesquisa, 39% disseram que buscam atributos ligados à eficiência, como autonomia de combustível (15%) e preço (12%). Esse resultado significa alta de sete pontos percentuais comparado à média dos últimos três anos.
Em contrapartida, 20% dos participantes citaram as inovações tecnológicas. Ou seja, isso equivale a um crescimento de seis pontos na mesma comparação com a média dos últimos três anos. O destaque fica para os aspectos de segurança (11%), ser elétrico ou híbrido (5%) e conectividade (4%).
A pesquisa ressaltou, ainda, a questão do apelo emocional (18%) assim como o conforto (17%). Estas registraram baixa de 9 e 5 pontos percentuais respectivamente na mesma comparação.
Em nota, Lara Guedes, head de negócios para o segmento de Mobilidade do Google Brasil, reforçou que a indústria automotivo está mudando de eixo.
“O consumidor começa a ver as marcas não só como montadoras, mas também como uma indústria de tecnologia. A partir de agora, a percepção tecnológica vai ser fundamental para construir a consideração das marcas desse setor e isso requer que as empresas repensem sua estratégia, usando dados para oferecer experiências personalizadas, vendendo serviços associados aos seus produtos, e investindo na percepção de eficiência, segurança e entretenimento”, finalizou o executivo do Google.