Como se pilota um balão?
O balão de ar quente foi criado em 1783, na França. Você sabia que este é o veículo aéreo mais antigo da história? Conheça mais sobre essa história!
Antes de mais nada, o balão de ar quente foi criado em 1783, na França e é o primeiro meio de transporte aéreo da história da humanidade.
Além disso, o balão é feito com três partes principais: envelope, maçarico e cesto. Sendo assim, o envelope, como é chamado o balão, é feito de nylon rip-stop (material que não rasga facilmente) e é impermeabilizado com resina antifogo.
No balão existe um maçarico de duas bocas, botijões de gás propano e também os instrumentos de orientação. E o cesto, local onde as pessoas ficam, é de vime, um material que absorve o impacto do pouso.
Contudo, a parte do envelope próximo ao maçarico é feito de nomex, uma fibra resistente a chamas e altas temperaturas. Trata-se do mesmo material usado nos macacões de bombeiros e pilotos de fórmula 1, sendo capaz de resistir a 400ºC.
Como se pilota um balão?
No local da decolagem, o balão é inflado com ar ambiente por uma grande ventoinha movida a gasolina. Assim, quando esse ar ocupar cerca de 60% do espaço do balão, liga-se o maçarico e, após passar de 60 graus, o balão já pode decolar.
Quando o balão decola, o piloto pode controlar a altura do balão, utilizar mapas, bússola, altímetro, variômetro e termômetro para se informar do que deve ou não fazer. Entretando, ainda que o piloto tenha controle da altitude, o balão flutua guiado pelo vento, pois não há total domínio dos movimentos no ar.
Já para descer, o piloto deve abrir uma tampa em forma de paraquedas que solta o ar quente e faz com que o ar frio entre pela boca do balão, diminuindo deste modo a densidade do ar interno.
Quem pode pilotar um balão?
Segundo o Ministério da Infraestrutura, Trânsito e Transportes, os requisitos para obter licença para exercer a atividade de Piloto de Balão Livre são:
- 18 anos de idade;
- certificado de conclusão do ensino médio.
Além disso, o candidato a uma licença de Piloto de Balão Livre deverá comprovar:
- a aprovação no exame teórico da ANAC ou aprovado pela ANAC para a licença de piloto de balão livre;
- ter recebido instrução de um instrutor de voo devidamente habilitado de uma associação credenciada segundo o Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil (RBAC), nº 183 ou em Centro de Instrução de Aviação Civil (CIAC), certificado pela ANAC. Ao término da instrução, o instrutor de voo é responsável por endossar o Certificado de Inspeção Veicular (CIV), do aluno;
- ter cumprido a experiência prática requerida, conforme a seção 61.181 do Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil (RBAC);
- aprovação no exame prático, conforme a seção 61.183 do Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil (RBAC);
- possuir Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de segunda classe ou superior válido;
- possuir quitação eleitoral e militar (esta última para pessoas do sexo masculino).
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