No dia 25 de julho é comemorado o Dia do Motorista, uma homenagem aos profissionais que trabalham na estrada, seja transportando mercadorias ou pessoas por diversos lugares do país. Nessa época, diversas campanhas são realizadas com o objetivo de conscientizar a população e os condutores das responsabilidades no trânsito.
Segundo os dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), aproximadamente 1,5 milhão de pessoas trabalham com transporte de pessoas e entrega de mercadorias no Brasil.
Nessa data especial, o Portal do Trânsito separou 5 curiosidades sobre esse dia, dê uma olhada:
1-O Dia do Motorista é comemorado no Dia de São Cristóvão
O São Cristovão é o santo católico considerado o padroeiro dos motoristas no Brasil. Cristóvão tem o significado de “aquele que carrega Cristo”. De acordo com a tradição, São Cristóvão desejava servir ao rei mais poderoso da Terra e escolheu venerar o Diabo.
Contudo, durante uma jornada, ele encontrou um eremita que se revelou ser Jesus Cristo, o “Rei dos Reis” e a entidade mais poderosa do Universo. Cristóvão abandonou sua vida de confortos e maldades para seguir os ensinamentos de Cristo.
Por muito tempo, dedicou-se a transportar pessoas nas costas para ajudá-las a atravessar um rio. Em uma ocasião, conforme a lenda conta, ele colocou um menino nas costas e sentiu seu peso aumentando a cada passo dado. Então, Cristóvão comentou: “Parece que estou carregando o mundo nas minhas costas”, ao que o menino respondeu: “Tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportasse o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves”.
Dessa maneira, ficou famoso por ser considerado o guardião e padroeiro dos viajantes e condutores. Em muitas paróquias do país, é comum além da missa em homenagem ao santo, uma benção aos motoristas e seus veículos seguida de uma carreata.
2-A primeira habilitação emitida
Mesmo sendo uma obrigação possuir licença para dirigir, há décadas atrás era comum ver amadores dirigindo veículos. Conforme a Anfavea, em 1904 foi emitida a primeira licença específica para dirigir no Brasil, registrada pelo motorista Menotti Falchi, dono de uma fábrica de chocolates.
As licenças assim como os testes eram feitos pelas autoridades de cada região, não sendo considerado um documento nacional. Ler e escrever era uma obrigatoriedade, assim como todos os testes eram feitos em apenas um dia, e o condutor sendo aprovado saia com o documento em mãos no mesmo momento. Sem aulas teóricas ou práticas, o candidato ia direto para aprovação ou reprovação da licença.
3-Data se tornou comemorativa em 1968
O Dia do Motorista foi instituído por meio do Decreto nº63.461, no dia 21 de outubro de 1968.
4-Primeiro carro a desembarcar no país
Santos Dumont, que era considerado o pai da aviação no Brasil, foi quem desembarcou o primeiro carro o país em 1891, sendo um Peugeot Type 3.
5-Primeiro carro a ser fabricado
O Romi-Isetta foi o primeiro veículo a ser fabricado em série no Brasil, tendo seu lançamento em 1956, ou seja, um carro pequeno que tinha a capacidade para transportar 2 adultos e uma criança.
Tão importante quanto ser reconhecido é ser valorizado como um motorista consciente, por isso mantenha sempre atenção ao dirigir, respeite o trânsito, trabalhe a paciência e tenha em primeiro lugar a segurança sua e das pessoas que estão a sua volta.