Contorno Viário de Florianópolis reduz trânsito na BR-101/SC em 13 dias de operação
Houve também diminuição de 13% de acidentes no período.
Treze dias após o início das operações do Contorno Viário de Florianópolis, a concessionária Arteris Litoral Sul já registrou redução do fluxo de veículos e uma diminuição de 13% no número de acidentes no tronco principal da BR-101/SC em comparação ao período anterior à inauguração. O Centro de Controle Operacional da concessionária realizou a análise, entre os dias 10 e 22 de agosto, com dados coletados das praças de pedágio de Porto Belo e Palhoça, em ambos os sentidos, além dos controladores de tráfego do km 190,800 Sul e km 191,480 Norte.
Pelo monitoramento das câmeras, já é visível a melhora no trânsito na via principal da BR-101/SC pelo desvio de parte do tráfego para o Contorno.
“Em breve, serão instalados outros dispositivos que medirão com ainda mais exatidão o tráfego e comprovarão os benefícios do Contorno à população catarinense”, explica Cesar Sass, diretor-superintendente da Arteris Litoral Sul.
No período analisado, passaram pelo Contorno Viário de Florianópolis aproximadamente 55.178 veículos no sentido Sul (ou 14,5% do tráfego total do pedágio de Porto Belo) e 50.746 veículos no sentido Norte (13,4% do pedágio de Palhoça). Com isso, concluiu-se que há uma média diária de tráfego de 4.244 veículos no sentido Sul e 3.904 no sentido Norte, totalizando 8.148 veículos em ambos os sentidos.
Mais melhorias
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) tem monitorado os progressos no trânsito da concessão. “Estamos satisfeitos com os resultados iniciais do Contorno Viário de Florianópolis. Eles já mostram uma significativa redução de acidentes na BR-101/SC e melhora na fluidez do trânsito”. O novo corredor expresso já está cumprindo seu papel de aliviar o trânsito e melhorar a segurança. Esperamos mais melhorias à medida que os motoristas se adaptarem ao novo trajeto. Continuaremos a trabalhar para atender às necessidades da população catarinense”, afirma Rafael Vitale, diretor-geral da ANTT.
Mesmo com as facilidades do Contorno, a Arteris Litoral Sul ainda identificou que muitos veículos continuam a utilizar a BR-101/SC para o tráfego de longa distância. Nas duas praças em questão, houve registro de tráfego acumulado aproximado de 18 mil veículos no sentido Norte. E, ainda, 17.700 no sentido Sul que passaram pelo trecho, mas não acessaram o novo trecho da rodovia.
Isso pode ocorrer por alguns fatores, entre eles a falta de atualização dos sistemas de rastreamento de veículos de transporte de carga. Ou seja, isso pode bloqueá-lo caso saiam da rota pré-definida como medida de segurança da empresa transportadora.
O Contorno Viário de Florianópolis possui 50 km de pista dupla e seis acessos, quatro túneis duplos, 21 passagens em desnível e sete pontes.
Com investimentos que chegaram a R$3,9 bilhões, o novo corredor expresso é operado pela Arteris Litoral Sul. Ele desvia o tráfego de longa distância da região metropolitana da Capital catarinense, aliviando o trânsito na BR-101/SC.
A estimativa é que os motoristas que trafegarem pelo Contorno farão o trajeto em 40 minutos, cerca de 50% do tempo anteriormente empregado. A Arteris Litoral Sul também estima que 18 mil caminhões por dia deixarão de utilizar a BR-101/SC. Eles passarão a transitar pelo Contorno Viário entre os trechos de Biguaçu e Palhoça.