Confira qual o pedágio mais caro do Brasil e como isso começou
O Portal do Trânsito traz fatos históricos sobre o pedágio. Confira qual o estado que paga o pedágio mais caro do Brasil!
Você já parou para pensar quando o pedágio começou a ser cobrado nas estradas do Brasil? De acordo com reportagem da Gazeta do Povo, origem do pedágio no Brasil ocorreu no século XVIII.
Na época, o então Império Português passou a cobrar uma taxa para reconstruir a cidade de Lisboa. A capital de Portugal precisava ser reconstruída, devido a um terremoto que assolou a cidade em 1755. Com isso, a coroa portuguesa passou a cobrar 20% do valor de gado conduzido na Rota dos Tropeiros (que seguiam da região Sul rumo a São Paulo e Minas Gerais).
Entretanto, o pedágio que conhecemos atualmente nasceu por meio do Programa de Concessões de Rodovias. Implementado entre 1994 e 1997, durante o Governo Fernando Henrique Cardoso, a concessão previa:
- Exploração de rodovias, mediante a cobrança de pedágio;
- Prestação de serviços de recuperação, melhoramentos, conservação, manutenção e aumento de capacidade;
- E por fim, prestação de serviços aos usuários de rodovias.
Em resumo, a cobrança de pedágio para trafegar em rodovias brasileiras é histórica e remonta ao período em que o Brasil ainda prestava contas a Portugal.
Quanto custa um pedágio no Brasil?
O valor do pedágio pode mudar de acordo com o trecho. A princípio, há 24 concessionárias presentes em 12 estados brasileiros:
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Paraná
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Espírito Santo
- Bahia
- Goiás
- Minas Gerais
- Distrito Federal
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
O estado com o pedágio mais caro do Brasil é São Paulo, na Rodovia dos Imigrantes (SP-160) e Rodovia Anchieta (SP-150). O valor cobrado para carros, por exemplo, é de R$ 33,80.
Uma das principais funções do pedágio é auxiliar na solução de um problema recorrente: a falta de investimento e manutenção de rodovias.
O valor arrecadado nos postos de pedágio é direcionado para a manutenção e melhorias dos trechos privatizados. Com isso, fica garantido aos motoristas: segurança, guincho e atendimento médico 24 horas.
Um novo modelo para o pedágio
De acordo com o Ministério dos Transportes, a um novo modelo de concessão de rodovias à iniciativa privada sendo elaborado.
Segundo nota oficial, o objetivo é garantir tarifas mais baixas ao consumidor e ainda assim, captar os investimentos necessários para recuperação e ampliação das estradas.
Outro ponto ligado a essa questão é um estudo feito pela Secretaria Nacional de Transporte Rodoviário do Ministério dos Transportes. O objetivo é ter concessões em trechos com problemas estruturais. Porém, ainda não há um modelo definido.
Pedágio sem paradas
Recentemente foi implementado um modelo de pedágio sem paradas. Ligado ao Grupo CCR e localizado na BR-101 (Rio-Santos), é chamado Free Flow. O sistema de pagamento automático ocorre por meio de 3 pórticos instalados na rodovia.