No filme De Volta Para o Futuro a criação do carro voador estava “prevista” para 2015, mas os anos se passaram e apesar da tecnologia avançar todos os dias, os novos veículos parecem distantes de serem reais. Mas talvez não no Japão.
Um grupo de pesquisadores do Instituto de Ciência e Tecnologia de Okinawa (OIST) apresentou o primeiro protótipo de sistema de levitação magnética para automóveis. Essa tecnologia tem como base materiais diamagnéticos, que funcionam com poderosos ímãs para fazer com que os veículos possam levitar ao se locomoverem por pistas especializadas. Um detalhe interessante é que esse processo requer energia somente no início para gerar o campo magnético e não durante o movimento.
A ideia principal é muito interessante, mas traz diversos desafios para tornar o carro uma realidade, como por exemplo a necessidade de adaptar cidades inteiras para a mobilidade dessa categoria de carros, com custos muito elevados.
O protótipo ainda é pequeno e não mostra todas as dificuldades que precisaram ser levadas em conta para a implementação do sistema.
Caso essa tecnologia realmente possa ser ampliada, não podemos ignorar que é uma verdadeira revolução no segmento automotivo. Principalmente quando falamos sobre o consumo de energia dos carros e até mesmo o desgaste mecânico, que seria bem inferior.
Outros modelos de “carros voadores” vêm abrindo espaço no mercado e tornando essa ideia cada vez mais próxima da realidade. Com o nome técnico de “eVTOL” (electric vertical take-off and landing), este é um dos principais projetos das empresas de carro e fabricantes de avião do mundo. A Embraer, por exemplo, é uma fabricante de aeronaves e divulgou as imagens do protótipo que está sendo construído, o veículo aéreo EVE-100. Apesar de já ter recebido mais de 2 mil encomendas, poucos detalhes foram divulgados sobre os carros voadores. Eles devem ser entregues até o fim de 2026.
Os EVE-100 possuem oito hélices para decolagem e conseguem atingir uma autonomia de até 100 km com seu motor elétrico para propulsão. Em uma simulação no site da Eve Air Mobility, um trajeto na cidade de Miami, nos EUA, de 45 minutos pode ser feito em apenas 15 minutos. O carro voador parece ser um futuro táxi aéreo que não produz CO2.
O primeiro objetivo desses veículos não é realizar viagens longas, devido a baixa autonomia. Ou seja, eles servirão para trajetos curtos, evitando os engarrafamentos das grandes cidades.
O modelo EHang 216-S, da empresa Gohobby, é controlado remotamente por um drone. Ou seja, isso permite planejar rotas, monitorar voos e chamar o centro de comando em caso de emergência. Outro detalhe importante desses carros voadores, é o fato de que eles não precisam de pistas de pouso ou aeroportos. Devido aos seus tamanhos reduzidos e a característica de decolagem e pouso verticais, é possível operar em terrenos adaptados.
As empresas Stellantis, Toyota, Porsche, Hyundai, Honda assim como a Mercedes-Benz são algumas das fabricantes que possuem projetos dos eVTOL. Apesar das promessas que os veículos terão valores acessíveis e competitivos em comparação aos meios de transporte tradicionais, sabemos que a realidade financeira é bem diferente no Brasil. Principalmente se levarmos em conta as taxas e impostos que serão incluídos na venda dos veículos.