Asfalto permeável: uma alternativa para reduzir inundações no Brasil
Entenda a importância, como funciona e as novidades sobre o asfalto permeável
Já ouviu falar de asfalto permeável? Com o crescimento gradativo e constante da população (somado à evasão de áreas rurais e de áreas vizinhas a grandes centros urbanos), diversas cidades enfrentam problemas de urbanização.
No Brasil, essa falta de planejamento contribuiu para problemas ligados à falta de áreas verdes. Ou seja, a impermeabilização do solo (gerada pelo asfaltamento) também afeta o trânsito. O aumento de enchentes e inundações, além de alterações climáticas são alguns fatos que ajudam a comprovar como esse é um ponto sensível.
Esses são obstáculos não apenas para os condutores, mas toda população. Por isso, o asfalto permeável surge como alternativa para ajudar a diminuir esses problemas.
Como funciona o asfalto?
Resumidamente, existem dois tipos de asfalto convencionais: quente e frio.
Asfalto quente:
- Mistura do CAP, derivado do petróleo, com britas;
- Fabricado e aplicado em temperaturas altíssimas, comprimido com a ajuda de um rolo compactador.
Asfalto frio:
- Mistura de aditivos;
- Processo de endurecimento lento;
- Fácil aplicação
Que tipo de degradação do solo o asfalto permeável tenta amenizar?
Enquanto o asfalto comum colabora para causar alguns dos problemas ambientais e urbanos que citamos anteriormente, o asfalto permeável contribui para:
- Garantir o escoamento superficial;
- Reduzir inundações urbanas;
- Durabilidade do pavimento.
Além disso, esse tipo de asfalto também pode colaborar com a iluminação das estradas. Isso porque reduz a película de água na superfície, diminuindo o reflexo da luz.
O asfalto permeável também proporciona um maior conforto ao condutor, pois reduz o ruído da interação do pneu com o asfalto, além de eliminar o “efeito de spray” das rodas em contato com o asfalto molhado.
Por fim, esse tipo de asfalto também proporciona maior segurança porque minimiza a aquaplanagem.
Como é feito o concreto permeável?
O asfalto permeável tem uma composição parecida com a do convencional, derivado do petróleo.
Porém, a grande diferença entre eles é que o asfalto permeável possui espaços vazios em sua estrutura. São justamente esses espaços vazios que permitem que a água das chuvas o atravesse.
E o asfalto poroso, como é feito?
Em 2019, a Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu um sistema de asfalto permeável semelhante ao utilizado em países como Japão, Bélgica, Alemanha e EUA.
Além das camadas porosas no asfalto, também são colocados tubos perfurados para que a água que infiltra pelas camadas, entre nos dutos e seja direcionada para o local desejado.