Afinal, qual é a distância que devo manter de ciclistas?
Saiba quais as atitudes seguras na hora de ultrapassar ciclistas
A evolução da mobilidade urbana e de iniciativas que colaborem para isso são uma realidade (e uma necessidade).
Com a sustentabilidade sendo um requisito cada vez mais vital para a gestão urbana, a necessidade de vias especiais, como ciclovias e ciclofaixas é algo natural. Segundo uma pesquisa realizada pela Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas), só no último ano, o Brasil aumentou a rede de ciclovias em 4% dentro das capitais.
Por essa mesma razão, entender a forma mais segura de conduzir veículos maiores (como automóveis, caminhões, vans, etc.) quando estamos próximos a ciclistas é fundamental.
Qual é a distância lateral mínima que devo guardar ao passar ou ultrapassar uma bicicleta?
Vamos direto ao ponto: a distância mínima de segurança para passar ou ultrapassar uma bicicleta é de 1,5 metros.
Além de garantir que o ciclista tenha espaço suficiente para manobrar, caso necessário, essa regra existe para criar uma margem de segurança e ajuda a evitar acidentes.
Em qual lado da via o ciclista deve circular?
Assim como para os demais veículos em circulação, o sentido da via também se aplica ao ciclista e de maneira obrigatória.
De acordo com o Artigo 58 do CTB, o ciclista deve andar na rua, no mesmo sentido dos carros e se mantendo nas faixas laterais da via (com preferência de uso).
A distância lateral é regulamentada ao ultrapassar bicicleta?
Sim, a distância lateral ao ultrapassar uma bicicleta é uma exigência prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
De acordo com o Artigo 201 do CTB, o descumprimento dessa regra é considerado uma infração média, com penalidade de multa no valor de R$130,16.
Além disso, existem outros artigos complementares e que favorecem os ciclistas. Dentre eles, está o Artigo 220, que exige que outros veículos reduzam a velocidade ao ultrapassar as bicicletas. Caso essa regra não seja cumprida, a infração é gravíssima.
Portanto, respeite a distância do ciclista. Comportamentos como esse são fundamentais para criar um trânsito mais seguro, sustentável e harmonioso.