Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Cidades participa de debate para melhorar a mobilidade urbana no país


Por Mariana Czerwonka Publicado 14/03/2013 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h45
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O secretário-executivo do Ministério das Cidades, Alexandre Cordeiro, disse nesta terça-feira (12/03) que a solução para os problemas de mobilidade urbana do país é investir no transporte público de qualidade e no uso correto da bicicleta. Ele debateu o assunto durante o Seminário Internacional de Mobilidade Urbana, em Belo Horizonte (MG). Para ele, o ideal é conjugar o trem com a bicicleta. “O trem para grandes distancias e a bicicleta para interligar as estações com o destino final dos passageiros”.

Em seu discurso, Alexandre Cordeiro disse que com a substituição do transporte automotor individual pelo transporte coletivo sob trilhos mais passageiros seriam transportados. Além disso, haverá redução de tempo, energia, custo, espaço físico, emissão de carbono e acidentes.

Segundo ele, para cada hora, em um espaço de três a quatro metros de largura, um carro transporta aproximadamente 1.800 pessoas, enquanto que o ônibus transporta de sete mil a dez mil pessoas e o trem 60 mil pessoas. “Com um transporte público de qualidade devolveríamos a população 45 dias de suas vidas. Esse é o tempo perdido nos engarrafamentos, levando em consideração apenas o trajeto casa e trabalho em dias úteis”.

O Programa de Aceleração do Crescimento (P AC) Mobilidade, disse Cordeiro, já beneficiou mais de 53 milhões de brasileiros e empregou aproximadamente 2.3 milhões de pessoas. “Não queremos reinventar a roda, mas precisamos reinventar os meios de transporte. Economia, olhar social e preocupação ambiental. A ordem é: sustentabilidade”, afirmou o secretário-executivo.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *