Em um programa pioneiro, a Michelin brasileira monitorou os hábitos ao volante de centenas de estudantes de 15 universidades brasileiras ao longo de um mês para escolher o melhor motorista universitário do país. O título ficou com o baiano Eric Barboza, da Universidade Federal da Bahia, que conseguiu a melhor pontuação entre os mais de 2 mil inscritos no programa.
Os estudantes tiveram seus carros monitorados por um sistema de telemetria instalado pela Michelin que guardou dados sobre os hábitos ao volante de cada um. Acelerações e frenagens bruscas, velocidade de tráfego e comportamento em curvas foram analisados. Além disso, palestras com pilotos e profissionais da área conscientizaram os jovens sobre o tema.
Os 15 finalistas vieram a São Paulo para a premiação e assistiram às 6h de São Paulo no autódromo de Interlagos. O vencedor recebeu do bicampeão mundial de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi, um carro zero quilômetro.
A ideia do programa é fomentar a discussão no meio universitário sobre direção segura e usar os participantes como multiplicadores das praticas adquiridas ao longo do projeto.
Fonte: Estadão