26 de dezembro de 2024

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de dezembro de 2024

Mais da metade dos estados brasileiros já oferece transferência digital de veículos


Por Assessoria de Imprensa Publicado 24/08/2022 às 21h30 Atualizado 08/11/2022 às 21h05
Ouvir: 00:00

Funcionalidade da Carteira Digital de Trânsito está disponível para que mais cidadãos possam efetuar a transferência de propriedade digital sem precisar reconhecer firma ou assinar contrato em papel.

A transação de compra e venda de veículos por meio digital já é uma realidade em 14 estados brasileiros. A funcionalidade da Carteira Digital de Trânsito (CDT) está disponível para mais proprietários de veículos. Além disso,  permite a realização da transferência de propriedade entre pessoas físicas com a assinatura digital do GOV.BR e biometria facial. Nesse caso, não há a necessidade de reconhecer firma em cartório ou assinar contrato em papel. Já utilizam a tecnologia os estados do Acre, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Roraima, Mato Grosso, Sergipe, Pará, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rondônia.

A solução é uma iniciativa conjunta entre Ministério da Infraestrutura, Ministério da Economia (ME), Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e Departamentos de Trânsito estaduais. A funcionalidade possibilita a assinatura digital da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos (ATPV-e) pelo vendedor e comprador. Dessa forma, possibilitando a comunicação automática da venda por meio do aplicativo CDT, após a autorização do Detran de registro do veículo.


Saiba mais:

Como transferir um veículo digitalmente pela CDT? Veja o passo a passo 


Como fazer a transferência digital de veículos?  

A transferência digital de veículos está disponível para proprietários e futuros proprietários de veículos com documentos emitidos a partir de 4 de janeiro de 2021 – ou seja, data em que o antigo Documento Único de Transferência (DUT) foi substituído pela versão digital, a ATPV-e. Para que os proprietários possam utilizar a nova funcionalidade, os Detrans estaduais também precisam aderir ao sistema.

Na transação, o comprador assim como o vendedor fazem a comunicação da venda e assinam a autorização para a transferência de propriedade usando apenas o aplicativo da CDT. A operação é segura e exige login com identificação Prata ou Ouro na plataforma GOV.BR, que oferecem mais segurança ao cidadão e, além disso, biometria facial para a assinatura digital.

Depois desta fase, o proprietário só precisa ir ao Departamento de Trânsito local para fazer a vistoria bem como efetuar a transferência do veículo.

Assinatura GOV.BR

Para a assinatura de forma digital, por exemplo, tanto o vendedor quanto o comprador devem ter conta Prata ou Ouro na plataforma GOV.BR. O nível Prata é obtido quando o usuário faz o reconhecimento facial pelo aplicativo GOV.BR para conferência da sua foto nas bases da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou realiza a validação dos seus dados via internet banking de um banco credenciado. Já o nível Ouro é alcançado quando a pessoa efetua o reconhecimento facial pelo aplicativo GOV.BR para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral ou valida seus dados com certificado digital compatível com o ICP-Brasil.

As informações são da Assessoria de Imprensa

1 comentário

  • Venda digital de veículos pela Carteira Digital de Trânsito chega a São Paulo - AAAPV
    10/02/2023 às 14:44

    […] Moradores do estado de São Paulo já podem realizar a venda digital de veículos sem necessidade de reconhecer firma ou assinar contrato em papel, com a assinatura digital do gov.br e biometria facial, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Além do estado, outras 14 unidades da Federação já disponibilizam o serviço, como você pode ver aqui. […]

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *