Publicado em 27 de agosto, 2019 as 21h45.

TRF4 suspende a Resolução 778/19 e simulador volta a ser obrigatório

Por Mariana Czerwonka.

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

O Tribunal Regional Federal (TRF) da 4º Região em decisão do Agravo de Instrumento interposto pelo Sindicato dos Centros de Habilitação de Condutores e Auto e Moto Escolas do Estado do Rio Grande do Sul-RS suspendeu a Res.778/19, que tornava facultativo o uso do simulador de direção veicular para os candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

De acordo com a decisão do relator Desembargador Rogério Favreto, não é razoável que o Poder Público, cinco anos após implantar a exigência de simulador de direção veicular no processo de formação de condutores, fundada em estudos que evidenciam a redução dos acidentes de trânsito, venha a tornar o seu uso opcional, sem qualquer fundamentação ou estudo a respeito de tal mudança, apenas porque não entende mais necessária.

O Desembargador argumenta, também na sua decisão, que a exigência formativa dos condutores afastada pela resolução 778/19, também gera efeitos financeiros e econômicos aos prestadores do serviço delegado (Centros de Formação de Condutores) pelo investimento em equipamentos e recursos humanos, face a obrigação estatal atribuída recentemente, os quais devem ser sopesados em sede de alteração normativa. Ignorar isso, poderá gerar pretensões indenizatórias na sequência contra o próprio Estado.

“Assim, verifico fortes elementos de que a Resolução nº778/2019 é ilegal e arbitrária, fundamentalmente por violar os preceitos constitucionais do devido processo legal e contraditório administrativo (CF, art. 5º, incisos, LIV e LV), bem como o princípio da participação social, como elemento estruturador do Estado Democrático de Direito (Par. único do art. 1º da CF)”, relata.

De acordo com Julyver Modesto de Araújo, especialista em legislação de trânsito, em seu Episódio 50 do Podcast Trânsito, a suspensão pode ser revertida.

“De qualquer forma, na decisão de ontem, 26/08, foi concedida essa tutela de urgência e até que haja nova motivação, ou nova decisão no processo, a Res.778/19 está suspensa. Na verdade ela nem entrou em vigor ainda, mas está suspensa a entrada em vigor. Vamos ver o que vai acontecer nos próximos dias, nas próximas semanas e se realmente o simulador deixará de ser obrigatório ou não”, explicou.

Conforme a decisão volta à vigência a Res.543/15 e a obrigatoriedade do uso do simulador até a decisão final no processo originário.

“Essa discussão pode levar anos até que se chegue a uma decisão final”, argumenta o especialista.

Abrangência da decisão

Muitas dúvidas estão sendo levantadas sobre a abrangência da decisão. Afinal, a norma irá valer para todo o Brasil ou apenas para o Rio Grande do Sul? Até o momento, não há uma resposta clara sobre o assunto, a maioria dos especialistas ouvidos não chegou ainda a um consenso.

Para Mércia Gomes, que é especialista em Gestão e Direito de Trânsito, não há possibilidade de aplicação de suspensão da Resolução 778/19 apenas ao estado do RS. (A opinião da especialista na íntegra você encontra aqui)

“A Resolução 778/2019 foi publicada pelo Contran, que é competente para tal ato e abrange nível Nacional, porém à decisão foi através do TRF/RS, tendo como Polo Ativo o Sindicato Dos Centros de Habilitação de Condutores e Auto Escolas do Estado do Rio Grande do Sul, que é representada pelo Estado do RS, todavia ao se decidir contra a Resolução que é Federal, não há possibilidade de aplicação de suspensão da Resolução 778/19 apenas ao estado do RS. Acredito que o Denatran irá cumprir a ordem e publicar da suspensão da aplicação que por sinal nem entrou em vigor, entraria no próximo mês de setembro, dito isso ficará suspensa a vigência, se não advir nova decisão do Colegiado”, explica.

Ainda, segundo a advogada, cabe ressaltar que, a decisão do TRF/RS é antecipação de tutela, que é conhecida como medida de urgência e imediato cumprimento até decisão final dos autos que iniciou o trâmite. “Esse tramitado não sabemos por quanto
tempo será. Incorrerá em julgamento, no momento essa decisão de suspensão da Resolução 778/2019, pode ser cassada e ela entrar em vigência na data de setembro se houver julgamento anteriormente à data da vigência”, finaliza.

Bruno Sobral, que também é advogado especialista na área, entende que a decisão não teria como não afetar todo o Brasil.

“Genuinamente seria um processo que a decisão dele só deveria surtir efeito entre as partes, ou seja, você deve lembrar que pelo País afora houveram várias situações conflitantes em relação ao uso do simulador, e essa decisões só surtiram efeito de fato entre as partes ou seja quem ganhava o processo detinha o direito de não utilizar o simulador. No entanto, nesse caso agora o que se buscou discutir não foi a exigência do simulador mas sim a validade da norma, que excluiu a obrigatoriedade do simulador. Então o que ocorre, nesse contexto se a norma está sendo atacada e ela passa a não ter valor o efeito seria pleno, seria nacional, que a norma em si é viciada, não teria como ela ser válida para a Bahia e não ser válida no Rio Grande do Sul. Então neste caso agora tudo nos faz entender que a Resolução em si que cai por terra ou seja vale para todo mundo”, argumenta Sobral.

O advogado concorda porém, que a decisão pode gerar dúvidas. “A peculiaridade dessa situação é a seguinte, na última página, da decisão o desembargador diz que do exposto defiro o pedido de antecipação da tutela recursal nos termos em que foi requerida até a decisão final do processo originário. O que ele está dizendo, resumindo é, acolho o pedido conforme fora pedido. Eu não consegui acessar a inicial porém se porventura o Sindicato colocou que era para os integrantes do Sindicato, por um equívoco a decisão pode chegar ao final nesses termos, o que seria um equívoco, porque o núcleo dessa decisão é sustar a norma em si, ou seja, a Res.778/19 passa a não mais existir para todos os envolvidos”, diz.

Para a advogada também especializada em trânsito Rochane Ponzi, não há um consenso e é preciso aguardar novidades na ação que esclareçam essa questão.

“Como não é uma ação civil pública, sendo uma ação de procedimento comum é bem possível que ela tenha efeitos tão somente para os associados daquele Sindicato em específico”, avalia Ponzi.

Posicionamento do TRF4
De acordo com o TRF4, em resposta ao site UOL Carros, a liminar é válida exclusivamente para os CFCs (Centros de Formação de Condutores) filiados ao SindiCFC-RS (Sindicato dos Centros de Habilitação de Condutores e Auto e Moto Escolas do Estado do Rio Grande do Sul), autor do pedido.

O tribunal informa ao UOL, ainda, que até o momento recebeu apenas essa ação tratando da questão dos simuladores, mas foi aberta jurisprudência, com possibilidade de chegarem futuramente outras solicitações no mesmo sentido. Para que a resolução fosse suspensa em todo o País, seria necessário ajuizar e deferir uma ação civil pública.

101 respostas para “TRF4 suspende a Resolução 778/19 e simulador volta a ser obrigatório”

  1. Andréia Silva disse:

    Eles estão preocupados com os investimentos dos CFCs ou com o próprio bolso que vai deixar de arrecadar, o custo a mais que a população terá que ter para conseguir a habilitação não entra nesse contexto? Vergonha

    • jose de araujo rios disse:

      O uso de simulador de direção em autoescolas não será obrigatório como previa projeto em tramitação no Congresso há quase dois anos. A proposta que estabelecia a obrigatoriedade em todo o país para quem quer tirar a carteira de motorista (PL 4.449/12) foi rejeitada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.
      Eles sabiam dos riscos dessa resolução 543/15 , tanto que forçaram essa implantação via resolução mesmo sabendo do parecer contrario a obrigatoriedade, como a boca é grande para ganhar dinheiro facil , pra mim assumiram o risco. e país civilizado não usa esse simuladrão.

  2. Igor disse:

    A Galera do Bozo não tá mandado nada mesmo… Kkkkk

    Eh um mico não um mito!!!

  3. Isabela disse:

    Essa decisão é válida para o país todo ou somente para o estado do RS?

  4. Renata Dias disse:

    Esse simulador ensina o que de verdade. É uma perda de tempo e dinheiro.
    Só um.meio que alguns empresários. Encontrou para tirar dinheiro fácil do povo.
    Certamente teM algum político. Envolvido na arrecadação.
    Uma maquina que não acrescenta em nada a aprendizagem.
    Não conheço uma pessoa que tenha feito as aulas e não se sentiram lezadas..

  5. Marcos Cândido de carvalho disse:

    É um absurdo esse desembargador tomar essa decisão, o simulador do jeito que foi implantado, é só para encjer bolso de alguns, acho que ele deve estar levando algum tbm.

  6. Paulo benitez disse:

    Alguem precisa explicar ao Presidente Bolsonaro sobre freios e contra-pesos e a independencia dos poderes. Vai perder todas e frustrar os bebados, prostitutas, milicada, etc.

  7. José Joaquim de Freitas disse:

    Acho um atraso no processo para a obtenção da CNH., e ainda, não vejo nenhum benefício para a prática de direção, simulação não é real.isso é comércio…
    Sou instrutor a 16 anos …

  8. Valneide Rubio disse:

    Parabéns, alguém sensato pensou em nós proprietário de C.F.C. que só cumprimos decisões do Estado e uma delas foi acatar o simulador e investir de qualquer forma para obtê-lo e de minha parte hoje vejo que o mesmo ajuda muito no desenvolvimento e aprendizado do candidato a obter da C.N.H.

    • Isso, mas o valor que cobram por aula no simulador é um absurdo. É um video game que não serve pra nada. Eu mesma quando fiz, passei por cima de uma moto 2 vezes, se fosse algo sério mesmo, teria que refazer as aulas até estar apta no joguinho vcs querem é encher mais ainda os bolsos de dinheiro. E quando é que pobre vai conseguir tirar a CNH.

  9. Ivo Mendes Silva disse:

    Sempre tem um cara pra atrapalhar a vida dos menos favorecidos economicamente e tem que ser do sul !

  10. bom dia..,que vergonha um Pais em que o nº de mortes vem galopante os cfc.s do pais depois de ter envestido em equipamentos e mão de obra ter que brigar para melhorar o aprendizado dos novos condutores,desconstrução total do nosso CTB.

    • rodrigo disse:

      nao viaja, deis de quando um simulador vai fazer o condutor ser melhor ou nao, se nao existisse as aulas praticas seu argumento valeria.

    • Jefferson disse:

      Vergonha e ter que pagar por uma coisa que se torna inútil quando se tem uma noção de direção pois quase ninguém começa uma auto escola sem nem o menos pegar no volante, ai te pergunto qual a necessidade de ter algo que nao passa de um video game de simulação que não agrega em nada na formação de novos condutores, a não ser um preço absurdo já cobrado pelo Detran e sua respectivas taxa exorbitantes, que seja obrigatorio, mas que seja gratis!

    • jorge disse:

      E no que isso melhorou o trânsito no pais,melhorou foi a grana no bolso dos donos desses equipamentos.

    • Teo disse:

      Tem comentários de donos de autos escolas e petistas doentes que só.falam mal pq foi o Bolsonaro que fez

    • Marcelo caletti disse:

      A maioria paga aluguel dessa porcaria , assim como eu , sai maia cara e nao se aprende nada com isso , essa mafia de sindicato tem que acabar , as Autoescolas estao quebradas porque nao tem como repassar os custos , quem lucra sao essas empresas e sindicatos malditos

    • Sergio disse:

      Desculpe mas as mortes no trânsito tem diminuído a 3 anos. Faça uma pesquisa no Google

  11. Ziggy disse:

    Politicagem como sempre.

  12. Alisson disse:

    Trabalho com cfcs por mais de 20 anos e afirmo que não melhora nada o uso d simulador , apenas encare para o aluno já que o valor cobraddo por 30 min de aula e o mesmo de uma aula de 50 minutos ou mais,lembrando que a maioria dos cfcs ligam o simulador e deixam o aluno feito troxa sentado sozinho

  13. Adilson rocha disse:

    Simulador , telemetria,e tantas outras invenções sem sentido no processo de habilitação,e quem sofre no bolso é o contribuinte,sou instrutor a 19 anos e não vejo benefício algum na obrigatoriedade do simulador,o valor de 300,00 é muito alto para o simulador,que deveria custar no máximo a metade de uma aula prática,ou seja 20,00( em Belo Horizonte), devendo ser a mesma, facultativo .

  14. acho que deveriam perguntar para alunos que nunca pegaram um veículo pois eles saem com noção do que estão fazendo e acreditem em PAÍS desenvolvido tem simulador pra tudo …eu acho que e muito eficaz

    • luka disse:

      vc que ganhar dinheiro

    • edvan disse:

      essa merda de simulador nao adianta de nada isso e so meio de comer dinheiro e aumentar o custo da habilitação. tomara que fique como esta sem ser obrigatório.

    • Vinicius disse:

      Simulador q presta você quis dizer né, porq eu mesmo utilizei de uma auto escola e é HORRIVEL, pessimo, nada semelhante a um carro.. Todo duro, travado, nem fusca com caixa de direção cansada é ruim igual o simulador, as aulas do mesmo algumas são falhas e não dão uma certa orientação.
      Simulador foi feito somente pra te fazer gastar mais dinheiro e nada alem disso, ja que as aulas dele não influenciam no restante do aprendizado, vamos supor.. se por um acaso vc faz o simulador e de 30 provinhas q vc fazer por ele, vc acabar errando 29 não vai valer de nada, porq da mesma forma vai prosseguir suas aulas, então me diz.. qual o fundamento?

  15. Alessandra disse:

    Concordo com a decisão,pois,acho o simulador muito importante.
    Sendo bem sincera o instrutor que não ministra aula no mesmo, tendo como primícia que se trata de um carro também (virtual) e fica no celular, sem acompanhar o aluno,realmente ele não serve pra nada!
    P/ o aluno que nunca dirigiu ele se torna importantíssimo.
    Só tenho que reclamar é do custo do simulador.

  16. DOGIVAL BARBOSA TAVARES disse:

    Esse desembargador Rogério Favoreto não é o mesmo que mandou soltar o LULADRÃO ??

  17. Sebastiao Michelin Junior disse:

    Que investimento ? Se a maioria e contrato de morcego a desculpe se chama contrato de comodato onde essa corja fica sugando os cfc eu pago 5000.00 reais por mês de boleto

    • jorge disse:

      Isso é coisa de petista,eles querem continuar sugando nosso sangue,duvido que não tem “amigos” do lula ladrão por trás desses simuladores.

    • HELEN DOS SANTOS disse:

      Concordo com meu amigo, essas empresas só sabem sugar os CFC´S, mesmo as que compraram tem que pagar um absurdo pelo software. Sinceramente tem muitas pessoas que passam mal ao fazer essas aulas no aparelho, esses estudos de melhora no transito é uma fraude, nunca que para o ensino de alguém, trocar 5 aulas na realidade do dia a dia por 5 virtual, será melhor. Porem, nós CFC´s devido as obrigações de credenciamento devemos estar nos ajustando o tempo todo, conforme as leis vigentes. O que não é levado em consideração é quantas pessoas depende de nosso trabalho, é quantas dependem deste trabalho para sustentar suas vidas, ou seja, não podemos prever nem pra nos nem pras pessoas que pretende tirar habilitação o que vai acontecer. Isso é uma vergonha para o desenvolvimento do país.

    • Joao Wionczak disse:

      Vdd valor absurdo pois valor se um e 30 mil ou mais

    • Jorge Luis Lucas disse:

      Acredito q esse seria um ponto a ser discutido. Denatran e Detran’s deveriam intervir em forma de regulamentação q tanto empresas de simulador e plataformas EAD tivessem q apresentar contrapartidas nesse processo. É inadmissível que os CFCs sejam os únicos vilões dessa história. Para o cliente é sempre o CFC q lucra. E na verdade é o único q tem despesas.

  18. Marcia Costa disse:

    Há um ano estudei para obter minha CNH. Gostei da ideia do simulador e acredito que os programas deveriam ser aperfeiçoados e aumentando seu tempo. Dirigir não é lazer: é responsabilidade com as sua vida e dos demais seres humanos e toda iniciativa a favor da vida precisa ser incentivada e não abolida.

  19. Maria Elena Marques da Silva disse:

    Torço para que continuemos aprimorando,evoluindo,na busca de elementos que tornem nosso trânsito menos violento!!!O simulador é um meio de capacitar,treinar,familiarizar o candidato com o veículo e o trânsito,é um retrocesso retirá-lo do processo de formação do candidato a condutor.

  20. Jair disse:

    Na minha opinião deveriam ser diferente o ensino para quem ja sabe dirigir e para os que nunca pegaram em carro, deveriam facilitar muito para quem ja sabe pois a burocracia é muito grande… e todos sabem que auto escola ensina o basico e muito mal.. a realidade na rua na pratica é outra muitos conseguem carteira porem na rua é um desastre pois não tem noção de nada nem estacionar um carro consegue

  21. Eder Gomes disse:

    Sabem quem é o desembargador que fez isso??? O mesmo que tentou soltar Lula, enquanto o titular do TRF-4 estava de férias… Esse cara é um desgraçado.
    Acham que o sindicato lixo entrou com recurso lá por quê?

  22. Marcio Antonio disse:

    Na verdade sabemos que o simulador não ensina a ninguém a dirigir, prova disso que se sentarmos num simulador e ficar somente batendo o veículo nada acrescentara.
    Portanto, acho que se deve aprender no veículo porque ali você entende a máquina, por outro lado a mafia das auto escolas não querem perder.

  23. Conrado Valle.'. disse:

    Absurdo o TRF4 … E PRINCIPALMENTE O SINDICADO DOS CFCs, ENTRAR CONTRA O USO FACULTATIVO…

    QUAL O VALOR QUE O SINDICATO ESTA GANHANDO DAS EMPRESAS PARA GERAL ESSA DEMANDA JUDICIAL.. DE GRAÇA NÃO FOI… ENTROU PROPRINA E DAS GRANDES…rs

  24. Ramon Charles disse:

    Isso é pura palhaçada cobrar essas aulas de simulador, estão cobrando isso com objetivo de arrecadar mais dinheiro pois o valor cobrando é muito superior a uma aula ministrada em um carro e com tempo inferior lembrando que não estão preocupados com índice de acidentes e sim com a Grana arrecadada

  25. luka disse:

    vc que ganhar dinheiro

  26. Thiago disse:

    Olhei no site do TRF4 e não vi nada disso

  27. Mauro ventura disse:

    Esse siimulador so interessa aos donos deles pois obrigam os cfcs a pagarem uma quantia enorme tendo aluno ou nao aposto que esse desembargador deve ser sócio de alguma delas e outra 90 por cento dos cfcs nao querem esse simulador só dao prejuízo e nao ensina nada o que vale mesmo na hora de aprender é a pratica e a violencia no trânsito e por calsa da velocidade entao pq nao limitam a velocidade dos veículos quando sai da fabrica

  28. Katy disse:

    Eu acho muito boa essa decisão do TRF4. Pois os CFC’s foram obrigados a comprar os equipamentos, que ao meu ver, devem ter sido caríssimos. Além de pagamento mensal pelo programa (jogo). Empresas foram criadas somente para este fim. Quantos instrutores irão pra rua, empregados das empresas e assim por diante? Eu acho válido não aumentar o valor da carteira e o Detran/RS diminuir a porcentagem que leva dos CFC por toda essa bagunça. O consumidor não pode pagar por uma decisão infundada que tiveram quando retiraram a obrigatoriedade dos simuladores. Deveriam sim, fiscalizar e melhorar o sistema do programa (jogo).

  29. jorge disse:

    E o pt continua mandando no Brasil,isso tudo para continuarem a “ajudarem” o pobre, e só quem defende essa raça é quem esta ganhando muita grana

  30. Edson Araujo disse:

    Primeiramente o simulador não acrescenta em nada ao alunos iniciantes, pelo fato de uma máquina ir dizendo o que ser feito, são 5 aulas jogadas fora, pode pegar a Pessoa que nunca dirigiu e fazer as 5 aulas e após isso de a direção de um veículo, ela não sabe fazer nada, não lembra onde é a seta, muito menos as marchas, o simulador é um instrumento de tirar dinheiro do cidadão que não aguenta mais pagar taxas ao cofre público. Falo isso pois sou instrutor de auto escola, e com um anos de simulador, não vi melhora alguma, apenas perca de tempo, o que ajuda o aluno a aprender são as aulas de direção, não em simulador.

  31. Joilson Conceição Nunes disse:

    Tenho minha CNH a mais de 38 tirei na raça e na vontade bati uma vez e tomei pelo menos umas 7 multas neste tempo muitas dela por irregularidade nas placas de velocidade. Agora ja observei muitas pessoas dirigindo, tando a impressão que comprou a CNH uma total falta de noção no volante e nas leis . isso sim que deve ser combatido.

  32. nelson de castro muraqui junior disse:

    Bom dia, relaxa gente logo menos derrubam essa liminar .

  33. euzebio santin disse:

    Piloto de avião, de Fórmula 1 tem mais horas de simulador que pratica. Prq essa perseguição nos Simuladores de carro?

  34. Mário Luiz disse:

    Simulador não serve pra nada só para tirar dinheiro do cidadão. Só têm interesse em simuladores donos de autoescola o reto é pura sacanagem. O presidente está certo isso é uma máfia. Todas essas leis de merda que inventaram não reduz em nada os acidentes só tira dinheiro dos cidadãos. Esses canalhas especialistas em trânsito só querem roubar os cidadãos.

    • Jorge Luis Lucas disse:

      Baseado em que vc lança esses argumentos. Vc já entrou num cfc? Sempre a mesma balela simplista. Pra vcs simplificar tudo é o melhor caminho, pois isso colabora com o não cumprimento de regras. Nem sei pq vem até esse espaço se manifestar, primeiro sem argumentos, segundo de forma desrespeitosa com quem da duro todos os dias, trabalhando honestamente pra tentar melhorar e qualificar a conduta dos motoristas (novos e velhos) e garantir a segurança do trânsito.

    • Sergio disse:

      Mario o simulador comparado ao veículo realmente é muito menos eficaz mas pode ajudar sim basta mudar o sistema e melhorar o hardware e jogar para o final das aulas de carro aplicando nas aulas as condições adversas. No restante provavelmente a sua profissão deve ser ligado a pouca importância ou você é mesmo um canalha para chamar pessoas que não conhece em pertencer a uma máfia desvalorizando o nosso seguimento. Existem bons e maus profissionais em todos os setores inclusive no seu e como talvez você seja um deles acha que o resto também é . Nosso setor é um dos mais difíceis e cobrados pelas leis e autoridades de trânsito, não podemos ser taxados pelas mazelas quem vem principalmente de funcionários corruptos dos DETRANs

      • luka disse:

        vc so pensa GANHAR DINHEIRO VC NAO TA PREOCUPADO COM TRANSITO QUANTOS AULAS D SIMULADOR NADA contra eu sou contra cobrar 200 reais do aluno 300 reais numa aula d simulador que ficar rico nas costa do povo

  35. Akira disse:

    O simulador é totalmente dispensável. O aprendizado eh diferente. Se as aulas do simulador fossem opcionais e gratuitas seriam uma ótima opção para o aluno perder o medo de dirigir, mas a experiência no simulador é diferente da experiência em um carro de verdade com um instrutor ao lado. Aqui no Brasil tudo é mais caro e com um serviço precário, tornar o simulador opcional apenas facilitaria para o aluno, pois haveria uma burocracia menor e principalmente uma redução absurda no valor total da retirada da habilitação. Quem tem dúvidas que o processo de habilitação no Brasil é extremamente caro, basta pesquisar no google os preços em outros países. Como por exemplo, https://www.seguroauto.org/conheca-o-custo-da-driver-license-e-da-cnh-brasileira/ .

  36. Luiz Fernando disse:

    Esse simulador não serve pra nada, quem utilizou reclamou muito ..

  37. Alvaro Pedroso disse:

    Qualquer equipamento ou recurso tecnológico só e bom quando bem empregado. Os simuladores até agora tinham aulas engessadas. Se o instrutor presencial puder dispor das aulas dentro do seu criterio profissional fica bom. O instrutor vai colocar o nivel da aula no estagio que o aluno precisa .

    • Sergio disse:

      Acho difícil porque em alguns casos o aluno não sairá da primeira aula e outros nem precisariam porque já dirige, mas se for aplicado no final das aulas práticas nos veículos com aulas em condições adversas seria interessante

  38. Nira disse:

    Mário vc tem que ver a realidade dos CFC’s e não falar o que quer. Cfc sempre foi contra o uso obrigatório.Simplesmente cumprimos a obrigatoriedade.Pagamos um absurdo e ainda levamos a culpa.Sabe qual é o mal dos brasileiros é não ver a realidade, é só denigrir a nossa imagem. Seguimos as portarias do Denatran e ficamos na dependência dele.Somos a favor sim de ser facultativo .Motivo pelo qual queremos
    Diminuir custos.

  39. Vicente disse:

    Nosso presidente está certo,essas coisas só servem para tirar dinheiro do povo sofrido.chega de roubalheiravicente

  40. Ruan disse:

    Essa porcaria de simulador so veio pra roba o dinhero dos pobres trabalhadores tem gasta quase tres salarios pra comseguir tira essa merda de cnh trf teria que rever e pensar mais no povo

  41. Janio disse:

    Engana-se quem pensa que os CFCs ganham dinheiro com os simuladores , os CFCs só levam prejuízos, custo 5 mil ao mês , instrutor a disposição, sala própria, ar condicionado, defeitos muitos , além de aumentar o custo e o tempo de aquisição da CNH para os alunos , nessa história toda as empresas ( CFC ) que levam a fama pelos transtornos, os CFCs empregam as pessoas, pra que simulador se os CFCs tem carros e instrutores capacitados, os CFCs ficam a mercê de leis governamentais que no final só quem lucra é quem criou a lei sem nenhum conhecimento de causa , quem cria emprego São as empresas , o governo cria impostos , fica a dica .

  42. Rogério Brodbeck disse:

    Mas a administração não pode rever seus próprios atos…??

  43. Marcelo caletti disse:

    Esse mesmo desembargador é que tentou soltar o Luladrao , entao ja imaginem o que tem por tras desta mafia . Sindicatos malditos.

  44. ANDERSON COSTA disse:

    Simulador não vale de nada, é só colocarem fuscas nas auto escola, quem aprender em fusca, conduzirá muito bem qualquer outro veículo !

  45. Gilmar Pichirilo disse:

    Prezados, se este aparelho tivesse o recurso esperado e tivesse o preço justo e não comodato, explorando os CFC, e dentro dos CFC tivesse instrutores capacitado, geralmente o aluno fica a merce e só, em um equipamento repleto de imperfeições onde é o dinheiro mais mal gasto, onde o aluno não tem proveito no que participou nesta aulas. então pergunto para que serve este aparelho.

  46. Alexandre Manoel dos Santos disse:

    Oque esperar dessa justiça brasileira, se é que se pôde dar o nome de justiça, sempre ferrado o POVO, so pra lembrar a todos esse desembargador é o mesmo que mandou soltar o Lula, pronto esta explicado, da onde vem a força das máfia das auto escola “” bando de safados “”

  47. André Alexandre Gomes disse:

    O preço da hora aula não condiz com o real aproveitamento…
    Pagasse por 50 minutos e se tem apenas 30 minutos, o simulador ensina o aluno a pisar primeiro na embreagem e depois no freio….
    Em minha cidade as 5 aulas do simulador custam 420,00 ao aluno, um roubo, um verdadeiro absurdo!!!!
    Um instrutor atende a 3,4 máquinas e recebe 11,20 por todos os alunos….
    Tudo se faz para que se ganhe muito sem fazer muito isso da parte dos empresários infelizmente!!!!
    Fazem base pelo Sul do País onde uma CNH de uma categoria apenas chega a custar 4,000 mil reais….
    Tirem a base pelo Rio de Janeiro onde todos os dias se fecha uma AutoEscola, e, o ministério do trabalho acumulam processos trabalhistas de ex instrutores que hoje estão em outras profissões!!!!!

  48. Roseli Braga disse:

    Bom dia..,que vergonha um Pais em que os de acidentes de transito acontece em numeros assustadores,os cfc.s do pais depois de ter envestido em equipamentos e mão de obra ter que brigar para melhorar o aprendizado dos novos condutores,desconstrução total do nosso CTB e um desrespeito a vida. A educacao no transito e necessaria em nosso pais.

  49. Jucilene disse:

    Só discordo do colega quando diz que as autoescola tem interesse para tomar dinheiro do cidadão ,não foram as autoescola que inventaram isto, infelizmente nós só obedecemos é enfiado guela a baixo ,o trânsito vai melhorar quando o cidadão for consciente,nada inibi uma pessoa imprudente…. isto tem que se resolvido pois ficamos como marionetes..e perdendo cada dia mais a nossa credibilidade..

  50. Boa tarde me chamo Vagner Roberto dos Santos . Bom vou falar por mim porque tem que ter o curso .no dia 06.05.2019 a empresa onde eu trabalho na Sambaiba transporte urbano foi proposto a nós fazer o curso do simulador .curso aperfeiçoamento de motorista para a condução antecipatória segura e econômica módulos passageiro ministrada na unidade 2 parque novo mundo pelo instrutor walquimar aonde conhecemos o equipamento muito útil por sua vez antes de abrimos críticas porque não conhecer o equipamento para no dia dia nós tornamos melhor no trânsito através dos ensinamentos nós postos de trabalho dos profissionais que se atentarem ao serviço prestado para nós condutor de sp.

  51. Boa tarde me chamo Vagner Roberto dos Santos . Bom vou falar por mim porque tem que ter o curso .no dia 06.05.2019 a empresa onde eu trabalho na Sambaiba transporte urbano foi proposto a nós fazer o curso do simulador .curso aperfeiçoamento de motorista para a condução antecipatória segura e econômica módulos passageiro ministrada na unidade 2 parque novo mundo pelo instrutor walquimar aonde conhecemos o equipamento muito útil por sua vez antes de abrimos críticas porque não conhecer o equipamento para no dia dia nós tornamos melhor no trânsito através dos ensinamentos nós postos de trabalho dos profissionais que se atentarem ao serviço prestado para nós condutor de sp. SEST SENAT parque novo mundo unidade 2

  52. ELIAS disse:

    O simulador poderia ser mais flexível, dando opção ao instrutor escolher a melhor aula para seu aluno…
    Muitas vezes o aluno com dificuldade, não aprendeu a passar marcha ainda, já vai dirigir em rodovia….
    Tem que respeitar o desempenho de cada candidato….

  53. Paulo Sérgio disse:

    Neste país tudo se paga, e se paga caro, pelo que se deve e pelo que não se deve. Com ou sem simulador, vejo, todos os dias, erros grosseiros de trânsito. Erros estes praticados nas estradas e nas cidades. O questionamento deveria ser em torno de “quanto isto realmente custa para o cidadão?”. É justificado tal custo? Existem melhorias comprovadas pelo uso desse material?
    Se avançamos “gigantescamente” com esse equipamento, seja bem-vindo. Mas se estamos só gastando mais do que se deveria, ja seria um bom motivo para assumir que se trata de um pequeno benefício para um custo alto demais para este povo sofrido.

  54. Digao disse:

    Boa tarde , acho isso um absurdo , sou instrutor a 20 anos e nunca vi tantos alunos reclamarem de alguma coisa como do simulador, resolução ridícula sensibilidade 0 nos comandos nada condiz com a realidade de dirigir um veículo ,(comentário de alunos), falam de índices de assistentes, mas não falam que a maioria não são causados por imperícia e sim por conta de imprudência como embriaguez , excesso de confiança ! E com isso, ao meu ver acho que só me faz entender uma coisa que as leis neste país é que deveriam ser revistas pois aqui só pagam os que não tem ! Fato isso que podemos comprovar sobre aquele caso do cidadão que matou 2 pessoas em diferentes ocorrências e está em liberdade! Encerro dizendo que isso é uma fábrica de dinheiro como foi o uso do kit primeiros socorros,extintores e expecao veicular ! O país que se paga até pra respirar !

  55. Lisandra disse:

    essa liminar tem efeito nivel nacional?

  56. Nelson disse:

    Q Simulador????
    Esse equipamento q chamam de Simulador, não serve como base para o aprendiz.
    Simulador tem a função de Simular situações Reais em tempo Real, o aprendiz tem q ter controle Real, é não brincar de Vídeo Game.
    Assim sendo , porque não fazer treinamento no Veículo?
    Aí sim é Real.

  57. Roberio disse:

    Não tem graça nem uma deveria se preocupa com a saúde do povo

  58. CFC MANACIAL LTDA disse:

    Chega a ser ridicula a desculpa que um simulador diminui acidentes no trânsito. Isso é mesmo uma piada.

  59. Daniel de Oliveira disse:

    O problema não está no Simulador pois é um ótimo equipamento que ao invés de o governo querer cancelar podia investir e colocar nas escolas públicas para que nossos jovens cresçam com conhecimentos de leis e normas do trânsito e isso se reverter futuramente em um trânsito mais educado e com índice menor de mortes. Mais tá aí o que mais se vê é o pessoal chegar nas auto escola e falar não quero fazer Simulador e quando se pergunta você sabe dirigir? Resposta é não, e pergunta ainda mais você já viu ou experimentou um simulador? A resposta contínua negativa.
    Vem falar que o simulador não presta por o espaço do cursinho teórico falou que não presta pra nada, ou esse é aquele disse. Á A verdade é só uma o governo quer encher os olhos da população com isso e aquilo demonstrando facilidades, porque a Habilitação ficará mais batata, porque não teremos mais radares, porque á pontuação máxima para CNH será de 40 pontos. Etc.
    》》》 ACORDA POVO 《《《
    precisamos é de pistas mais recentes para que possamos andar com mais velocidade sem correr e colocar alguém em risco, precisamos é conscientizar motoristas e candidatos a motoristas de que cumprir leis e aprender nunca é demais. Parem e pensem

  60. Daniel de Oliveira disse:

    O problema não está no Simulador pois é um ótimo equipamento que ao invés de o governo querer cancelar podia investir e colocar nas escolas públicas para que nossos jovens cresçam com conhecimentos de leis e normas do trânsito e isso se reverter futuramente em um trânsito mais educado e com índice menor de mortes. Mais tá aí o que mais se vê é o pessoal chegar nas auto escola e falar não quero fazer Simulador e quando se pergunta você sabe dirigir? Resposta é não, e pergunta ainda mais você já viu ou experimentou um simulador? A resposta contínua negativa.
    Vem falar que o simulador não presta por o pessoal do cursinho teórico falou que não presta pra nada, ou esse é aquele disse. A verdade é só uma o governo quer encher os olhos da população com isso e aquilo demonstrando facilidades, porque a Habilitação ficará mais barata, porque não teremos mais radares, porque á pontuação máxima para CNH será de 40 pontos. Etc.
    》》》 ACORDA POVO 《《《
    precisamos é de pistas mais decentes para que possamos andar com mais velocidade sem correr e colocar alguém em risco, precisamos é conscientizar motoristas e candidatos a motoristas de que cumprir leis e aprender nunca é demais. Parem e pensem

  61. Walter disse:

    Quando fiz habilitacao6em 1997, graças a Deus, nunca causei nenhum acidente, livrei foi e muitos motoristas fabricados com esse tal simulador, tantos motoristas barbeiros e rebeldes novatos em nosso trânsito. Muitas coisas entrou devido facilitar a corrupção

  62. Elíade hits disse:

    Em Belém PA a máfia dos simuladores é absurda, o candidato para R$ 80,00 reais em a aula de simulador e não tem instrução nenhuma por parte dos instrutores. Se o aluno chegar 1minuto atrasado paga novamente o valor integral das aulas. E ainda tem a questão de algumas CFCs darem um jeitinho de certos alunos não praticarem simulador. Aqui no Pará, simulador ao da dinheiro a empresa ITransito e Detran, nada mais.

  63. Marilu disse:

    Simulador pra mim não ajudou em nada o instrutor em nenhum momento esteve presente absurdo dinheiro jogado no lixo

  64. Sergio disse:

    O Brasil é uma zona, é um entra e sai de leis e uma burocracia sem fim. Concordo em eliminar a burocracia e reduzir custos mas precisamos ver tudo isso com cautela pois as exigências a nós impostas também faz aumentar os custos para os alunos.

  65. VALDEIR disse:

    Sou instrutor e posso afirmar q o simulador ao invés de ajudar o aluno deixou o mesmo com mais dúvidas ao entrar em um carro de verdade
    Esse tipo de melhoras anten tem que ser feita uma pesquisa com quem trabalha com alunos o dia todo
    So nos instrutores sabemos o que é melhor para uma melhora dos alunos
    O simulador todos sabem que é uma forma a mais de uma CNH ficar mais cara
    Pra mim o simulador nao ajuda nada e sim piora obrigado.

  66. Abenair disse:

    Tem que acabar com Simulador , não resolve nada só toma tempo do aluno e do instrutor, tem que ser aula prática! Ai sim teremos resultados melhores, simuladores não passa de uma inganação, ao aluno! Jogo de vídeo games.

  67. Wallace disse:

    Cambada de ladrões ! Uma decisão dessa só ajuda os donos do simulador que é super caro p usá-los , um sistema super falho não ajuda em nada, estão de brincadeira né ? …

  68. Simulador pago é meu ovo disse:

    Então o jeito é agir da forma que a pelegada se sindicato gosta, fazer uma mega manifestação e tacar fogo nos Cfc’s, tão achando que o dinheiro do povo dá em árvore? Pagamos (Sul) a cnh mais cata do país, tá na hora deles sentirem prejuízo de verdade no bolso.

  69. Gladimir Suzin disse:

    Sou instrutor e proprietário de autoescola. Realmente o simulador é muito polêmico. Primeiro, muitos juízes concederam liminares às autoescolas por entenderem que o Contran não tem autonomia para delegar sobre esse assunto, uma vez que não tem lei que regulamenta o uso do simulador . Agora esse juiz entende que o Contran não pode retirar o simulador. Então, nem os legisladores se entendem ou sabem como proceder a respeito.
    A alegação que retiraram a obrigatoriedade do simulador sem um estudo técnico, é uma alegação banal de quem não está integradao do assunto. Nunca foi feito estudo técnico pra saber a real necessidade e a eficiência do simulador. No Brasil, sempre comete-se esse erro. As leis, em sua grande maioria, são criadas sob pressão popular em determinadas situações, ou pra atender interesses de alguns, e sem consulta técnica. Na questão do simulador, deveria se ter ouvido a opinião de quem está envolvido com o trânsito; Autoescolas; instrutores; alunos e técnicos de trânsito. Mas não só nos grandes centros, porque a realidade do Brasil vai além das capitais. E essa consulta não foi feita.
    Eu tenho alunos que precisam se deslocar 120km pra fazer 30 minutos de aula, muito pouco aproveitada.
    Simuladores que se aproximam pouco da realidade, a grande maioria dos alunos, reclama da sensibilidade dos comandos, totalmente diferente de um veículo real, além da visão panorâmica quando está simulando exercícios nas vias; a distribuição das aulas fora de ordem,quando o aluno nunca dirigiu, ele não consegue desenvolver os exercícios, pois aulas de 30 minutos não capacitam ninguém.
    Começa com explicação sobre a manutenção do veículo e localização dos instrumentos do painel e comandos. Até aí tudo bem. Ótimo. Essas duas, são as aulas realmente proveitosas. Nas próximas aulas, o aluno começa simular circulação pelas vias, porém, como o aluno nunca teve contato com o veículo, não consegue fazer os exercícios, não tirando proveito da aula. Além do fato, de que, a qualidade das imagens não é boa, e causam problemas de enjoos e dores de cabeça.
    Muita gente tem criticado instrutores que largam o aluno sozinho durante as aulas no simulador, com certa razão, porém, vale lembrar, que as aulas são auto explicativas, então, fica difícil explicar algo com o som do simulador, até mesmo porque, a aula é cronometrada e não tem como parar o exercício pra corrigir erros do aluno, diferentemente do carro, que vc consegue parar e refazer ou explicar melhor.
    Do meu ponto de vista, pelo custo do simulador e pelos transtornos que causam, e por acrescentaram muito pouco ao aprendizado do aluno, sou contra. Quero crer, que cerca de 80% dos alunos que fazem aulas no simulador, desaprovam.
    Não é o simulador que fará com que os condutores tenham consciência no trânsito. Falta educação pra grande maioria dos condutores, e a falta de educação, leva a falta de consciência. Se o condutor não tem consciência do seu papel no trânsito, do risco que suas ações podem causar aos demais usuários da via, com certeza não será com o simulador que resolverá o problema. Educação nas escolas, como prevê o CTB, essa é a saída.

  70. Luis Eduardo disse:

    Motorista bom se forma com bom instrutor de auto escola não com simulador e outra os jovens de hoje só que saber de correr a leis de trânsito soa ruins e que tem que fazer valer a lei e péssimo e ainda mais tem político ganhando em tudo inclusive sindicato ladrões corruptos da sociedade

  71. Marcelo Henrique Guilhermino Pires disse:

    Eu sou instrutor de trânsito na cidade de Campinas/SP, tenho 14 anos de profissão e essa história que esse “simulador” ajuda no desenvolvimento dos alunos, é balela, é contos da carochinha. Primeiro, o conceito de simulador, é simular os movimentos reais do veículo, coisa que um equipamento estático não faz. Segundo, onde estão os dados e os estudos científicos que tanto é falado que esse simulador diminuiu acidentes de trânsito?
    Outro ponto, nós como profissionais, nunca fomos consultados para saber se esse equipamento, que não passa de um fliperama de shopping, ajudou a desenvolver o conhecimento do veículo nos alunos? Isso foi criado somente para encarecer o valor da CNH, que já não era barata. Enfim, a única coisa que esse “simulador” diminuiu foi o dinheiro no bolso de quem está tirando a CNH.
    Essa é a minha opinião como cidadão e principalmente como profissional à 14 anos na área de educação no trânsito.

  72. Leandro da Silva disse:

    Bem que alguém poderia por gentileza, visto que estou sem condições, encaminhar requerimento/ manifestação ao MPF etc ou algum outro legitimado para entrar logo com uma ação civil pública para que essa norma possa ampliar sua abrangência para todo Brasil.

  73. paulo henrique disse:

    galera isso e lei de abuso de autoridade que cancelou a lei por mero capricho
    abrir um processo contra esse fracassado que quer manter o por fora ou tem auto escola

  74. paulo henrique disse:

    https://www.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?acao=noticia_visualizar&id_noticia=14706
    so pra quem paga o sindicato é válida exclusivamente para os CFCs filiados ao SindiCFC-RS
    mais ja ja vale pros outros também

  75. Luis Carlos disse:

    E uma vergonha isto, já pagamos carro para ter aulas numa auto escola, agora que o presidente tirou este absurdo vem um entendido e veta. Ele não sabe o que é aquela porcaria que criaram para fazer auto escola. Na real não acrescenta nada muito pelo contrario e só para dar dinheiro para eles. Eu, fiz este simulador sabe no que me ajudou em nada, o que tem que mudar e fiscalizar as auto escolas que não fazem, quando fiz o curso um dia fui com o carro para aula cheguei no local o carro estava quebrado o retrovisor direito do carro, voltei porque não tinha como ver quando precisava, outra vez que fui não levaram balissas para treinar não adiantou de nada, reclamei na auto escola ainda me criticaram. Outra coisa que deveram sim fazer cumprir a lei e ter um local decente para irmos onde tem banheiros que possamos usar não no meio do mato e sem banheiro onde as pessoas principalmente as mulheres tem que ir atrás de uma arvore. Isto não vejam. Alias outra questão o preço um absurdo e a carteira mais cara do Brasil para se fazer. Este desembargador deveria ver outras questões onde ele contaria um presidente que esta certo nesta questão de tirar este simulador.
    Pergunto se por acaso fosse o desembargador que tivesse que pagar um valor absurdo para nada se iria gostar. Mas o que vamos fazer a lei esta para ser cumprida mas uma lei sem nexo e sentido.

  76. LEANDRO DE BRITO VIEIRA disse:

    O povo não tem força, o dinheiro fala mais alto no Brasil, é muito fácil falar tecnicamente. Quero ver quem se sente como muitos de nós que olha os preços absurdos para se tirar uma habilitação e fica indignado.
    Quando dizemos que carta de moto e carro custa 3000 reais, ainda tem a coragem de dizer que ” haaaaaaa isso não existe no Brasil. Então São Paulo não é Brasil.
    Eu quero que se lasque “simulador ou não simulador”, se essa bosta resolve ou não resolve.
    O que queremos saber é …

    “QUANDO É QUE OS CUSTOS DESSAS HABILITAÇÕES VÃO BAIXAR”

  77. Amanda de Lucca disse:

    O pior é os CFCs informando que o simulador não é obrigatório, ainda informando que Alunos que já estão nas aulas práticas que os mesmos após encerrar não vão fazer a prova prática sem fazer simulador !
    Piada total falta de respeito , os Cfcs tem que arcar para estes alunos !

  78. Aline Medeiros disse:

    Gente alguem pode me esclarecer uma duvida. Sou do RS abri o processo para minha Cnh em agosto agora me ofereceram pagar sem o simulador ok paguei, agora fui marcar minha prova prática disseram q terei q pg pelo simulador pous voltou a lei se nao, nao poderei fazer a prova. E agora alguem q entenda do assunto pode me esclarecer pfv

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *