Publicado em 17 de junho, 2019 as 09h21.

Publicada resolução que altera o processo de formação de condutores

Por Mariana Czerwonka.

Formação de condutores
As novas normas, que alteram o processo de formação de condutores, entrarão em vigor daqui a 90 dias. Foto: Arquivo Tecnodata.

Conforme adiantamos na semana passada, o processo de formação de condutores brasileiros terá novas regras. Foi publicada hoje no Diário Oficial da União, a Res. 778/19 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que entre outras determinações, torna o uso de simulador de direção veicular no processo de formação de condutores facultativo.

Veja as mudanças:

Simulador

De acordo com a nova norma o uso do simulador para obtenção da categoria B não será mais obrigatório. Conforme a resolução, o candidato poderá optar por realizar até 05 (cinco) horas/aula em simulador de direção veicular, desde que disponível no CFC, que deverão ser feitas previamente às aulas práticas em via pública.

A Resolução diz, ainda, que o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) deverá implementar procedimento de acompanhamento do uso de simulador no país, a fim de avaliar sua eficácia no processo de formação de condutores.

Aulas noturnas

A exigência de aulas noturnas cairá para 1 hora/aula prática tanto para a categoria “A” (moto) quanto categoria “B” (carro) e ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores).

Carga Horária do curso prático

Com o uso facultativo do simulador, a carga horária prática para obtenção da categoria “B” volta a ser de, no mínimo, 20 horas/aula. Já para adição da categoria “B”, a carga horária do curso prático volta a ser de, no mínimo, 15 (quinze) horas/aula.

Ciclomotores

Para obtenção ou adição da ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores) serão exigidas, no mínimo, 5 (cinco) horas/aula práticas. Atualmente são exigidas, no mínimo, 20 (vinte) horas/aula práticas.

Outra mudança é que nas aulas práticas para obtenção da ACC, o CFC poderá utilizar veículo próprio ou permitir que o candidato, voluntariamente, apresente veículo para realizá-las.

A Resolução ainda traz uma medida adicional para facilitar a obtenção da ACC nos 12 meses posteriores à publicação dessa norma. Os candidatos poderão abster-se de realizar as aulas teóricas e práticas, efetuando apenas as respectivas provas, durante o período de 12 (doze) meses, improrrogável, contado da entrada em vigor da Resolução. Em caso de reprovação na prova prática, o candidato deverá submeter-se às aulas práticas.

Quando entra em vigor?

As novas normas entrarão em vigor daqui a 90 dias.

79 respostas para “Publicada resolução que altera o processo de formação de condutores”

  1. Sergio N Watanabe disse:

    Já caiu o movimento nas auto escolas e CFCs o que isso já era previsto. Quem irá suportar 3 meses sem alunos e com as contas a pagar? Essa lei deveria ser de imediato e até no máximo 3 meses a ser implantado por obrigação pois no comodato dos simuladores temos a obrigação de aulas mínimas e como faremos isso sem alunos?

  2. Rose Miriam medeiros disse:

    Essa resolução vai valer pra quem já começou antes de 17 de setembro ou pra quem vai começar a partir do dia 17??

  3. Adão Antunes Bellagamba Filho disse:

    Categoria A quantas horas aula

    • Mariana Czerwonka disse:

      Adão

      De acordo com a Res.778/19, para obtenção da CNH na categoria “A”: mínimo de 20 (vinte) horas/aula, das quais pelo menos 01 (uma) no período noturno.

      Equipe Portal

  4. Ligeirinho disse:

    Caro Sergio N. Watanaba, aqui se faz e desfaz de Leis, cada administração quer implantar suas idéias e danem-se o povão. Não se avalia a melhoria do transito, todos políticos querem dar seu pitaco. Por isso esse caos.

    • GERCI disse:

      A culpa de um trânsito péssimo e de motoristas mal educados que não respeitam nem um idoso em uma faixa de pedestre. Achei sim que tem que diminuir essa cobrança idiota que só lesa o brasileiro , na verdade pagar mais de 2000 para tirar uma carteira se nós USA sai por menos de 300 e sim roubar o povo.

  5. Edson disse:

    Muito complicado ser empresário neste país, não se tem segurança jurídica alguma, mudam as regras do jogo, no meio do jogo, o que fazer quem comprou essa máquina que até então era obrigatória, sem ela nenhum Cfc poderia trabalhar, sequer renovaria o Alvará..!
    Como sempre o empresário, boneco de fantoche nas mãos dos Dirigentes…..

  6. Joao Luiz Angeli Cargnelutti disse:

    Sou instrutor à 12 anos, e a 7 anos dou aulas Particulares com o carro ou moto do aluno , e sei muito sobre as dúvidas principais do aluno que gera o descontrole que vai ocasionar a insegurança gera o medo ou o trauma,Porque não ter uma preparação teórica/prática para ensinar sem pressão para o exame prático,, e assim o aluno vai muito mais preparado com a cabeça antes de pegar só na aula prática e no trânsito, seria uma pré preparação para aula prática e minha ideia tem um comprimento total com toda formação para o Antes da prática. Me procurem que tenho Todo a didática teórica e prática na formação de 12aulas horas . DENATRAN

  7. Rosangela Aparecida muraca toffoli disse:

    Realmente precisamos que essa lei seja imediatamente cumprida, porque não podemos esperar , 3 meses estamos sem candidatos devido a crise no país e agora todos vão esperar até dia 17 de Setembro para se habilitar e nossos compromissos como fica é aluguel imposto, que vence , o governo precisa rever também sobre muita exigência burocrática para se manter um CFC.

  8. Marcelo disse:

    Aula noturno para moto, acho que nossos politicos não sabem que aula de moto é feita em circuito fechado e é todo iluminado.

    • Sou instrutor da zona norte de São paulo,nosso local para a realização das aulas noturnas de moto é um caos.Completamente escura e um grande trafego de caminhões, fica em uma rua sem saída beirando a rodovia presidente Dutra na altura do km 227.
      Um verdadeiro perigo para os candidatos.Se nosso processo de habilitação fosse mais sério isso deveria ser revisto.Sou a favor do fim da aula noturna de moto, pois é muito complicado trabalhar nessas condições.
      Se o local fosse iluminado e fechado só para o treinamento blz, mais não é assim.Deveriamos ter um local apropriado para a realização das aulas.

      • Muito complicado,em um país onde não se respeita nada,uma educação vergonhosa no trânsito,onde nosso processo de habilitação deveria sim mudar pra melhor, ta mudando pra pior.Todos os dias estou nas ruas com meus alunos me dedico ao máximo pra poder passar os conceitos do trânsito.
        O simulador tem uma grande importância no processo de habilitação, noção de posicionamento do volante noção de curva conscientizar se onde fica acelerador freio e embreagem.
        Pode não parecer mais existem candidatos que não sabem nem abrir a porta do veiculo.
        O simulador tem importância sim .
        Mais esperar oque de um país tão porco igual esse,o negócio aqui é andar pra traz mesmo.não mexendo com a novela com o bbb carnaval e futebol ta tudo certo parabéns Brasil

  9. Samuel xavier disse:

    Na minha opinião a habilitação deveria ser gratuita pois no Brasil o salário e uma miséria temos q trabalha 3 meses pra pagar pra ter um documento

    • Paulo disse:

      Amigo,me desculpe,mas chega de gratuidade nesse País. Não existe almoço grátis,de alguma forma pagaremos. Quem quiser tirar carteira, é só fazer economia e juntar o dinheiro pra essa finalidade.

  10. QUE ABSURDO o simulador ajuda sim e o aluno sai muito mais seguro para ir para as ruas …agora quem irá indenizar os profissionais e quem comprou a máquina…tantas coisas para vcs modificarem lamentavel

    • Israel disse:

      Fiz aula sem simulador e passei em carro e moto, a aula prática ajuda sim esse simulador só serve para atrasar o aprendizado do aluno além do que ele não espelha a realidade das ruas, buracos cachorro carroça bicicleta… Só serve para encher os cofres das alto escola

    • Adnilson Ferreira disse:

      Sinto, mas tenho que discordar da amiga no que diz respeito a utilidade do simulador. Esse não serve pra absulutamente nada dentro de um CFC É pura perda de tempo e de dinheiro para o aluno.
      Mas concordo que é um prejuízo gigantesco para os CFCS que possui essa máquina, sendo própria ou em comodato. Pois quem é dono da Dita cuja vai ficar com esse aparelho caríssimo parado sem nenhuma utilidade. Para quem usa no sistema de comodato será obrigado a mante-la pagando todas as dispensas do aparelho sem nenhuma utilidade por esses três meses até que a nova regra entre em vigor.

    • Anderson disse:

      Simulador ao meu ver só veio para deixar a cnh mais cara pq o valor da cnh é um absurdo

  11. QUE vergonha dizer que simulador n ajuda e tira as aulas noturna dos instrutores que não aguentam mais ficar dentro do carro correndo risco de assalto e sequestro relâmpago…

  12. com toda essas exigências já tem muitos acidentes imagine agora sem simulador sem aula noturna sem cadeirinha para criança PONTUAÇÃO lá em cima que vergonha

    • Margôt disse:

      Silvana a cadeirinha não foi tirada,Só não vai haver multa, ás crianças vão continuar,usando,até porque a pontuação vai pra carteira

  13. José stephanio de Jesus disse:

    a principal questão é que as autoridades querem dar uma satisfação a sociedade e como o Estado não cumpre com suas obrigações.fiscalização ineficiente,educação no trânsito zero.as principais eficiências deles são arrecadar com multas e corrupção.ai joga no colo dos cfcs.

  14. Jakeline disse:

    “abster-se de realizar as aulas teóricas e práticas, efetuando apenas as respectivas provas, durante o período de 12 (doze) meses, improrrogável, contado da entrada em vigor da Resolução.”
    Como será a transição de ACC para uma adição de categoria por exemplo? sem ter passado sequer pelo teórico?? abriu leque para fim do curso teórico??? sendo um veículo automotor, considerando regras de circulação e conduta, onde fica o ensino aprendizagem???
    não é tão simples assim. pela ótica do ensino.
    I – obtenção ou adição da ACC: mínimo de 5 (cinco) horas/aula, das quais pelo menos 01 (uma)
    no período noturno; (faz aula e depois tem direito de fazer prova em veículo próprio????)
    sem contar que a mídia está induzindo a sociedade a esperar baixar preço…. ou seja, 90 dias CFC’S com baixa procura….

  15. CARLOS Jose BATISTA disse:

    Pessoal que história é essa que estão dizendo, as auto escolas que não obtiverem uma determinada média de alunos serão fechadas .

    Verdade ou mito ?

  16. ADEMIR TOANI disse:

    Para quem chegou agora no ramo de Autoescola,isso já ocorreu no passado,tenho 1 simulador de carro,1 simulador de moto,muitos filmes com aulas gravadas,e tudo isso foi cancelado.Na década de 70 custou mais de 10 mil dólares e hoje está jogado num canto no porão da autoescola…sem nenhuma utilidade.
    Ainda dizem que vivemos num país justo e democrático?
    Quem ficou com os prejuízos por essas aventuras do Contran?Respondo,foram as Autoescolas…
    E agora mais uma vez,estou assistindo a reprise deste filme triste.
    Nada contra o atual Contran,porque quem “implantou” os simuladores,foi o Contran da era Dilma…aliás tudo que ferrou as autoescolas e os alunos vieram dessa época…
    “Ser empresário nesse país não é fácil”…disse o Bolsonaro…mas ser empresário de Autoescola,daí eu confirmo, tem que ter muita “Paixão”pela profissão…ou ser trouxa mesmo.

  17. Eu com você tirar a carta em dezembro Então essa lei já está valendo eu eu acabei as aulas de moto dia 4 marcado meu exame só dia 27 isso está certo

  18. Sergio N Watanabe disse:

    Complicado, tudo neste país tem um viés financeiro e sabemos muito bem que o simulador não trouxe nenhuma melhoria e foi uma regressão pois tirar 8 aulas do carro e transferir para o simulador foi claro e notório a perda de aprendizagem do aluno mas fica também o dono do CFC como trouxa por ter investido novamente em simulador, na década de 70 e agora em 2016 isso porque foi falado que já havia uma tentativa de introduzir simulador mas o dinheiro que muitos ganharam foi mais forte. Muitos compraram o simulador mas sabiam que já havia este risco de um dia não ser mais obrigatório pois o próprio pessoal do prosimulador havia nos avisado desta possibilidade.

  19. Inoilda disse:

    Quando ia se tornar obrigatório,foi um tumulto de pessoas correndo pra se abilitar antes que a resolusao vigorasse, e as cfcs lucraram ……agora são futuros alunos esperando pra pagar menos ,graças a Deus! Uma vez que deveria ser gratuito.

  20. Jorge Miranda disse:

    Vai quebrar todos os CFCs absurdo e o investimento feito pelos CFCs carros,motos e etc. Como fica a qualidade sem condições?

  21. Emerson Peris disse:

    Eu quero é que se f(…) donos de auto escola, governo e toda essa corja de ladrões.
    Quando mandaram trocarmos os extintores dos veículos, muitos instrutores disseram que estavam corretos em obrigarem essa troca. Logo após, já não era mais obrigatório te-lo.
    Agora pagaram, não com a “mesma moeda”, mas com moeda de valor maior.
    Hô governo esperto viu!!
    Estou aqui pensando; será qual A próxima obrigatoriedade de troca?
    Acho que vão proibir duas coisas.
    Sendo uma, carros flex, e ou os que ultrapassam a velocidade de 60 km/h.
    Que tal senhores do congresso. Não é uma boa?
    Depois vocês liberam novamente.
    Um grande abraço brasileiros.

  22. Paulo disse:

    Abrir meu processo AB, em março,mas ainda nao FIZ AS aulas práticas de carro!
    Se eu esperar ate dia 17 de setembro vou ser obrigado a fazer o simulador?

  23. Valdirene disse:

    Já asdineo contrato com a auto escola já fiz o curso teorico vou fazer a prova teórica mês que vem! Se eu esperar ate setembro me livro de fazer o simulador?

  24. Fabio da rosa leivas disse:

    Acabar com o Denatran,CONTRAN,Detran!

  25. Conceicaopinheirodesousa disse:

    Acho que ocontran tem que rever pois obrigarám 23 metro sala de aulas .governo Dilma inventou simuladores.biometria.e inventaram que um diretor .Nao poderia trabalha no seu próprio cfc.ontem diretor .assinava 2 cfc.hj..diretor tem que contrata funcionário pra faze oque ele .poderia faze absudo.antes autoescola era familia trabalha.hjmuitas fecharám.ontem fazia direcao no carro do aluno..acabaram porque carros eram velhos.tudo sem condição..gente e isto mesmo ..sério!!! Como vai ser as familia sera que não ta na hora de rever isto já que está mudança será que as metragem todo.anoesta palhaçada .uma humilhação.medem a sala de aulas será que não ta na hora de rever isto .deixa os diretor trabalha no seu trabalho.muito fecharám.e quem fechou.e aí. Como fazer .

  26. Luiz Sidney Stiegel disse:

    Para quem acompanha todo esse processo de habilitação, dava para perceber que o simulador não vingaria. Não que a tecnologia não seja benvinda, mas pelo simples fato de que existe uma diferença muito grande, eu diria, abissal, entre aulas em ambiente fechado e nas vias públicas. Ambiente virtual mais parece um brinquedo para os candidatos jovens, enquanto que no ambiente real, o nosso cérebro atua de forma diferente, devido toda a dinâmica do ambiente de trânsito. Se todos estudássemos o funcionamento do cérebro em todas as demandas da nossa rotina, entenderíamos que o simulador não ajudará no cumprimento da meta de redução de acidentes de trânsito estabelecido para essa década. O código de trânsito apenas abriu mais uma brecha para um nicho comercial.

  27. Gerson disse:

    Aqui só tem dono de alto escola reclamando na hora de rouba das pessoas que querem tira carteira de motorista
    Estou achando bom da acabando com as quadrilhas de alto escola

  28. Elias disse:

    Isso aí, acaba com vistorias, com obrigação das cadeirinhas, retirar fiscalização eletrônica, aumenta a pontuação para perder a CNH, acaba com os exames clínicos toxicidade para cat C , D ,E, avaliação clínica no SUS. Liberar posses de armas, que decepção…
    E a economia do Brasil? Cadê?!!
    Trabalho?
    Saúde?
    Educação??
    Cadê?!?
    Campanha já acabou….

  29. eder.erp77@gmail.com disse:

    Sou instrutor há 12 anos e digo com toda certeza, simulador de direção é um verdadeiro simuladrao rouba o dinheiro do aluno pq não ensina nada, o movimento de alunos nas autoescolas irão aumentar com certeza.

  30. MARCELO DE SOUZA PEDRA disse:

    De quê adianta fazer exame toxicológico de 5 em 5 anos? E nesse período o sujeito continua se drogando e dirigindo. E em relação a posse de armas, se vc não concorda é simples, não compra.

  31. Adalberto disse:

    Queria saber sobre o exame psicotécnico se nessa próxima vigência dia 17, também vai está liberado o exame feito em pelo aluno.

  32. Lobão disse:

    Ótima mudança, eu iria até mais longe no caso da acc, quem tem a categoria B, deveria ganhar a acc sem prova alguma…. pois a mesma não tem tanta dificuldade em ser pilotada…. faria apenas uma carga horária de 5 aulas e recebia o direito de dirigir uma cinquentinha ….

  33. Paulo Roberto Plá Mieres disse:

    Sees. do poder, como diz o texto acima, que o candidato poderá optar por fazer aula prática em veículos da auto escola ou seu próprio veículo,como fazer essa prática na rua sem habilitação e onde fazer?

  34. Laerte disse:

    Eles querem e ajudar as montadoras a vender mais carros vocês não sacaram

  35. Wagner disse:

    Quer saber como será o trânsito quando todas essas mudanças estiverem valendo? Basta fazer uma breve observação nos motoristas atuais. Se com todas essas exigências o camarada porta uma CNH sem noções básicas de educação no trânsito…. será um deus nos acuda.

  36. mateus disse:

    Parabéns Bolsonaro, por ter tirado essas aulas noturnas e simulador eu tirei habilitação e não precisei disso faz 20 anos que tenho carta , e outra fazíamos só 5 aulas num fusca ainda todas durante o dia e até hoje sou um motorista prudente e sem nenhuma multa então vamos parar de mimimi que hoje essa molecada não tá nem aí pra nada nao tem nem vontade de dirigir vem para o CFC achando que é brincadeira então eu apoio essa mudança sim , 20 aulas ta de bom tamanho eu já acho muito , aluno tem que vir com vontade em aprender não achar que o instrutor é herói.
    #mitobolsonaro.

  37. Peter Santos disse:

    Os donos das CFC,s explorando até o último centavos dos candidatos a condutores agora esperneian existe uma máfia maldita em varias auto escolas se tornou um quartel em varios estados.
    Agora com o fim da exploração estão esperniando os dias de custos abusivos estão terminando seus sanguessugas.

    • Os comodatário e só devolvê – lo à empresa. Os proprietário poderão abrir com forma de lazer para a população cobrando a hora como um jogo. Permitindo à pessoas com 17 anos, vai ser útil e divertido preparando se para uma possível formação na cat B. Podem lazer quantas horas quiserem.

  38. Anonimo disse:

    Aqui em Pernambuco na CFC bitury em Lajedo-Pe
    Deveriam fazer uma investigação pois tem pessoas que tiram a habilitação em no máximo dois meses !
    E eu já estou com quase 1 ano e ainda não conclui a minha !

  39. QUEM passou dr um ano. E precisa voltar fazer aulas qual o procedimento?

  40. Osana disse:

    Olá,quem já pagou pelas aulas do simulador, terá o dinheiro devolvido,Já que não são mais obrigatórias as aulas no mesmo ?

  41. Rosenildo Garcia disse:

    Olha fui proprietário de um cfc em Brasília n época que foi implantado esse simulador que nada mais parece um vídeo game, foi aprovado com propinas inda da bem que o presidente não participou disso é tirou imediato essa resolução eu mesmo tive que vender meu cfc por que não dei conta de compra uma máquina dessa que custava 45 mil, claro que esse valor seria repassado aos alunos, graças a Deus que agora não tem mais essa merda de simulador e isso aí Brasil…

  42. Felix disse:

    Sou instrutor a 30 anos , o que deveria ser feito è uma fiscalização em cima de alguns CFCs, pois deixam os alunos sozinhos a mercê da sorte, simulador bem acompanhado è válido sim , o que não vale è deixar o aluno a sorte sozinho, já que ele paga, justiça ao povo.

  43. Anderson disse:

    Acho que os cfcs só estão preocupados com simulador pq não vão poder cobrar mais e ganhar mais dinheiro pq é um absurdo o valor para tirar a cnh

  44. Antônia Pereira de Souza Gadelha disse:

    Estou feliz com essa medida,pois não tenho condições de pagar mais de dois mil reais na habilitação, agora vou juntar um dinheirinho ,em Setembro começo tirar minha habilitação com certeza vai ficar mais barato.

  45. Dirci Menna disse:

    Acho maravilhosa todas essas medidas, so vem beneficiar a aquele quer ter seu carro.Esses órgãos CFCs se proliferaram,tornando concorrências desleais ao motorista na sua conquista de CNH.Simulador? Serve pra nada.Aulas praticas otimas, mas a grande maioria roda por um pisca ligado, ou apagou o carro.Maquina de fazer $$$, porque você passa depois de deixar uma fortuna la, e no trânsito faz tudo totalmente diferente.É pra economizar acho otimo.O que provoca o maior numero de acidentes esta na imprudência e vicios alcool,ao dirigir e não aquele que precisou fazer 10vz a mais aulas praticas pq esqueceu q o limite para estacionar é 10cm.Haaa por favor me poupe.

  46. Ângela Faria de Souza disse:

    Boa tarde, qto ao simulador acho que poderia colocar essas horas aula na prática veicular, eu acho que deveriam e acabar e com essas provas práticas vc fica super tenso as vezes pega uns instrutores estressado, sem contar que se vc não passar tem duda, aluguel de carro. Que se torna um absurdo.

  47. Bolso do Naro disse:

    Com a quantidade normal de aulas, os instrutores já não ensinava os alunos direito e saia um monte de barbeiro mal formado das auto escolas, imagina agora.
    As auto escolas ensina a tirar a carteira e não a dirigir, e não vem com essa história que só aprende na prática. A quantidade de aula deveria aumentar e aumentar a quantidade de teste para saber se realmente a pessoa está apta.
    Fico com dó dos instrutores que vai ter a renda diminuída.

  48. Estou no exercito e faço curso técnico de eletrotécnica a tarde, há possibilidade de eu fazer minha cnh A e B totalmente a noite? pois não posso comparecer nem de manha e nem de tarde na cfc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *