Publicado em 26 de julho, 2019 as 14h07.

Presidente Bolsonaro declara apoio ao fim dos cursos em CFCs

Por Mariana Czerwonka.

Curso teórico em CFC
Ao comentar sobre o fim da obrigatoriedade do uso do simulador para primeira habilitação, que é uma das alterações da Res.778/19, Bolsonaro disse que pretende ir mais longe. Foto: Arquivo Tecnodata.

Toda quinta-feira o presidente Jair Bolsonaro (PSL) faz uma transmissão ao vivo para comentar a semana e os projetos para o futuro do País. Ontem, mais uma vez, ele voltou a falar sobre mudanças no trânsito.

Além de defender, novamente, o fim dos radares fixos e móveis, Bolsonaro citou aspectos que fazem parte do processo de formação de condutores.

Ao comentar sobre o fim da obrigatoriedade do uso do simulador para primeira habilitação, que é uma das alterações da Res.778/19, o Presidente disse que pretende ir mais longe e se declarou contra os cursos obrigatórios em Centros de Formação de Condutores (CFCs).

“Eu aprendi a dirigir na fazenda, com 10 anos de idade eu estava dirigindo trator. Eu acho mais ainda, eu acho que nem devia ter exame de nada. Uma parte escrita apenas e vai direto para a prática. Não tem que cursar autoescola, fazer muita coisa, ter aula de uma coisa que já sabe o que vai acontecer. Uma prova prática e uma prova escrita teórica é suficiente para tirar a carteira de habilitação”.

Ao comentar que as pessoas já sabem o que aprendem na autoescola, Bolsonaro desconsidera que a realidade brasileira atual é que boa parte da população só tem contato com a educação de trânsito durante o curso teórico nos CFCs.

Para Celso Mariano, que é especialista e diretor do Portal do Trânsito, não há porque se reinventar a roda.

“O caminho da humanização do trânsito passa pelo comportamento das pessoas. Nenhum país conseguiu melhoras sem medidas conjuntas e equilibradas de infraestrutura (engenharia), esforço legal (legislação e fiscalização) e, o mais importante, educação. Desta receitinha básica, ainda temos muito que compreender e aplicar, é verdade. Daí decorre a necessidade de melhorias, jamais de um simples abandono. Seria jogar fora o bebê com a água do banho”, diz.

PL 3781/19

Ao mesmo tempo em que o Presidente cita o fim do curso nas autoescolas, começou a tramitar no Congresso Nacional o Projeto de Lei PL 3781/19, de autoria do deputado General Peternelli (PSL/SP), que libera o candidato a treinar sem obrigatoriamente passar por um CFC.

O deputado Peternelli afirma, em sua justificativa, que a sistemática adotada há bastante tempo no Brasil se mostra absolutamente desconexa com as melhores práticas adotadas em nível internacional.

“Na grande maioria dos países, as autoescolas existem, mas a frequência nos cursos por elas ministrados é opcional. O candidato pode realizar toda a sua formação de maneira autônoma e realizar as provas junto ao órgão de trânsito. Se aprovado em todas as etapas, terá o direito de receber a sua habilitação, assim como qualquer outro cidadão que opte por realizar o processo por meio de um centro de formação de condutores”, explica o deputado.

Segundo Peternelli, a medida tem como objetivo reduzir os custos da primeira habilitação.

“A obrigatoriedade de frequência às aulas, tanto teóricas quanto práticas, tornou o processo de habilitação extremamente caro no Brasil. Dependendo da quantidade de aulas práticas ministradas, esse custo pode facilmente chegar aos três mil reais, um valor incompatível com os ganhos da grande maioria dos cidadãos brasileiros, principalmente os jovens. Com a aprovação desta proposição, estaremos desburocratizando o processo e facilitando o acesso de milhões de brasileiros à habilitação, os quais não teriam condições financeiras de arcar com o alto custo envolvido em todo o processo”, finaliza.

 

42 respostas para “Presidente Bolsonaro declara apoio ao fim dos cursos em CFCs”

  1. Katia disse:

    É muito triste ler essas publicações, falta de respeito com os Empresários, com nosso trabalho, conhecimento, estudo, infraestruturada e investimento. O maior inimigo de um POLITICO em um CIDADÃO CULTO.

  2. Glória disse:

    Celso sugere ao presidente durante as suas lives fazer cumprir o artigo 76 do CTB, que daí teremos futuros condutores formados nas escolas de ensino regular e de repente, pode até fazer jus a fala do presidente. Neste sentido os futuros condutores não ficarão TÃO prejudicados. Mais boa parte dos instrutores esses, sim, ficarão muito prejudicados. O presidente não está considerando o desemprego.
    OBS: eu não concordo com a posição do presidente.

  3. ARTUR FELIPE COSTA E SILVA disse:

    TRABALHO COM FORMAÇÃO DE CONDUTORES HÁ MAIS DE 20 ANOS, SEI A DIFICULDADE DE EDUCAR, NÃO DIGO PREPARAR, CONCORDO EM QUE SE CONSIGA REDUZIR O VALOR FINAL DA CNH, MAS RETROCEDER TANDO A PONTO DE ESQUECER DA EDUCAÇÃO, ALÉM DA PREPARAÇÃO CORRETA DO FUTURO CONDUTOR, ME PARECE INADMISSÍVEL, ALÉM DE QUE, NÃO É POSSÍVEL ESTAREM BALIZANDO O SISTEMA DE TRÂNSITO NO BRASIL POR RIO DE JANEIRO, NO RIO GRANDE DO SUL, DE ONDE SOU, É MUITO DIFERENTE.

  4. Charles disse:

    Que absurdo, puro retrocesso…. o trânsito brasileiro infelizmente na sua pura realidade diária é extremamente dinâmico e cada vez mais veloz. Um candidato principiante no trânsito sem um acompanhamento de profissionais (Auto Escolas), sofrerá muitas consequências desagradáveis e infelizmente muitas vezes fatais.

  5. Ele mestre disse:

    O que esperar de um desclassificado deste.

  6. Jonas disse:

    RIDICULA ESSA POSIÇÃO DELE … LAMENTÁVEL E DESRRESPEITO COM A CLASSE …

  7. Jose Eduardo Ferreira da Silva disse:

    Muitos que estão aqui votaram nele!

    Parabéns!

  8. Gabriela disse:

    Decepcionante, pq não baixa os impostos…aí sim a CNH baixa o valor, não pensa nas empresas , país de família. Quer fazer igual os EUA , mais lá tem lei né . Acho bom senhor Presidente o senhor começar a investir na Saúde, Hospitais, pq o acidente de trânsito vai aumentar.

  9. Sou instrutor e acho que deveria fazer uma classificação do tipo quem sabe dirigir escolhe o número de aulas e vai para exame,passou tudo bem reprovou vai fazer um mínimo de aula e vai para exame .
    Vai pagar um valor x para todos ,quem passar bem quem reprovar esse valor já fica por conta mínima de 10 aulas reprovou paga mais 10 aulas .
    Ou quanto for necessário.

  10. Roberto Carlos disse:

    Tem coisas muito mais importante pra ele se preocupar nesse nosso Brasil corrupto, mas ele se preocupa com coisas neutras que não leva a nada, pelo contrário. Muitos vão ficar sem emprego, no Brasil são milhões de instrutores, ele se preocupa é com cadeirinha de Bebê, e em colocar seu filho no alto escalão, e livrá-lo das invertigacõs.Esse é nosso Brasil. Ele vai fazer muita merda ainda, podem aguardar…

  11. Robisnei Aparecido de Oliveira Carvalho disse:

    Sr presidente muito triste saber que perdi meu voto de novo ,e o pior o sr esta acabando com a classe de militares em quem o povo mais acreditava ,onde se fala em carro eletrico veiculo autonomo o sr vem falar que aprendeu a dirigir em um trator o sr congelou-se no tempo lamentavel

  12. Jr disse:

    A casos e casos eu aprendi dirigir com 12 anos no interior… hoje tenho 51 e nao tenho habilitação não concordo com a palhaçada de fazer mil processos burocraticos e logico pagar para tudo e um preço alto e esperar mais de 3 meses para pegar esse papel que de nada vale… pois papel não faz o motorista, aposto que os que são contra são instrutores e dono de auto escola…e sem contar que qualquer aluno sabendo ou não ele passa é só dar o famoso quebra….diga não a corrupção
    o presidente esta correto alguem tem que chacoalhar esse pais desburocratizar
    para ver se a coisa anda

  13. Ligeirinhopr disse:

    Um homem eleito pelo povo, com a intuição de resolver os problemas básicos do país, passou um semestre, falando a maioria do Código de Transito Brasileiro, e os milhões de brasileiros desempregados, nada fez, é de desanimar com presidente que toma posse no Brasil, um pior que outro.
    PRIORIDADE NO PAÍS – SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA E TRANSPORTES, QUANDO VÃO FAZER ALGUMA COISA

  14. Francisco Simões Pires disse:

    Pô meu presidente !
    É a nossa profissão , o respeito à nossa formação , gastamos tempo e dinheiro para nos preparar para uma profissão tão importante . Humanização do trânsito , normas e posturas nas nossas vias urbanas e estradas do nosso país ?!?!?!
    Vai jogar tudo no ralo , meu presidente ?!?!?!

    • Matheus disse:

      Bem feito, “pô meu presidente”, não foi por falta de aviso, esse cara é um imbecil, se ficar sem emprego vai chorar no pé da santa, você é culpado, faca de dois gumes

      • Arlindo disse:

        kkkkkkkkkkkk bem feito, eu to rindo muito, esses otários que apoiaram agora quero ver pra onde vão correr, tem que se lascar mesmo, faz arminha agora meu querido!!! DEZESSETE NELES, não é assim?

  15. Edson Pimentel disse:

    Talvez, essas falácias presidenciais, com suas “pérolas” , nocivas e retrógradas, irresponsáveis, inóspitas e irrefletidas, evidenciando um populismo criminoso, vêm bem a calhar para fazermos uma reflexão e questionamento das excessivas, penosas e desproporcionais exigências atuais para se abrir e manter aberto um CFC em pequenas cidades que mal preenchem a agenda de um único carro ou de uma única moto, quais sejam: Exigência de dois carros e duas motos, quando apenas um dar conta com sobras de horário; dois Diretores sem ter o que fazer, recebendo sem trabalhar e acumulando Diretos Trabalhistas impagáveis, tornando os pequenos CFCs do interior, reféns e devedores de ” funcionários fantasmas”, pois em sua maioria absoluta, pelo menos em MS, moram em municípios distantes do CFC em que apenas assinam, contraem Direitos, ameaçam e chantageiam os CFCs de ir à unilateral Justiça Trabalhista e deixá-los embaixo da ponte e endividad e negativado no sistema financeiro. Atualmente, os CFCs do interior, em sua maioria absoluta, são vítimas de um sistema com exigências injustas, incapacitantes e inviabilizantes. SUGESTÃO: adotem exigências proporcionais ao número de habitantes e/ ou número de processos RENACH montado mensalmente por Municípios; reduza a exigência sufocante de dois Diretores, no interior ou Capital, para os CFCs pequenos, proporcionalmente ao seu movimento de alunos; iguale o ano de fabricação das Motos ao do carro ( 08 anos ), etc. Assim fazendo, os preços cairão, inevitavelmente.

  16. Sidnei disse:

    Uma baita falta de respeito com os profissionais da área de trânsito . Ele tá esquecendo do desemprego que ele vai gerar em todo Brasil.😠😠😠😠😠

  17. José Dantas disse:

    O presente mostra total desrespeito a leis com a declaração que começou a dirigir com 10 anos, o pai dele sendo imprudente em entregar a direção a uma criança.
    Então esperar o que, de uma pessoa que não teve formação.

  18. Jairo antunes disse:

    Com todo respeito aos profissionais sou a favor das idéias do governo. É um absurdo uma pessoa pagar 2000 por uma CNH. Sem contar ter que esperar em média 4 meses para obter a mesma. No mais o curso teórico pra quem conhece o sistema sabe que é pura enchixao de linguiça. Vídeos e mais vídeos. Sem necessidade essa burocracia toda. O que vai mostrar se a pessoa sabe ou não são os exames práticos e teóricos.

    • ligeirinho disse:

      Parabéns Helio, sem mais comentário, se estava ruim, este presidente está conseguindo levar para o buraco o nosso país. Este governo está provando que não tem planejamento para a população.

  19. Celso Rocha disse:

    Está achando caro para tirar habilitação, então o governo deveria dar de graça para os brasileiros.
    Acho engraçado achar que R$ 2,000,00 é muito dinheiro.
    Caro é comprar um carro neste pais e pagar milhões de impostos isso sim é caro.
    Se o brasileiro tem dinheiro para pagar 03 três carros para os banco e levar só um o que são R$ 2.000,00 para tirar uma habilitação.

  20. Kelvin disse:

    É isso ae, no Brasil quase ninguém morre por acidente mesmo. Acaba com tudo seu presidente, tira os radares, aumenta o quantidade de pontos dos condutores, acaba com cfcs, só espero que seus filhos amados não sofram do mau que o senhor está causando nas vias. Que continuem viajando de avião!

  21. Paulo disse:

    Infelizmente nosso presidente tem pensamentos que partem de opiniões pessoais. Ex: “Vou acabar com os laticínios, quando eu era pequeno tomava leite direto da vaca…”. É um exemplo chulo mas mostra como o Sr. Jair Bolsonaro está conduzindo nosso país. Tirar os radares pq ele já tomou multas, tirar os CFC’s pq ele não precisou. E os tantos pais de família que levam seu sustento pra casa através deste ramo de trabalho? E o investimento que todos fizeram em cursos e treinamento para estarem em suas funçoes? E o trânsito do nosso país? Que é um dos mais violentos do mundo e se temos um pouco tempo para conscientizar é nos CFC’s. Para concluir queria que nosso presidente medisse suas palavras antes de lançar, pois com uma declaração dessas ele pega toda uma classe trabalhadora e classifica como INÚTEIS.

  22. Rodrigo Rigo disse:

    Bem vindos ao Estado Mínimo!!!

  23. Hélio disse:

    Não chega o Presidente falar tanta bobagem sobre o trânsito…mais uma pessoa (Jairo) totalmente desinformada do que é educação para trânsito, ele desde que assumiu o nosso País nesses 6 meses só falou em acabar com a retirada dos eletrônicos (radares) e a formação de novos condutores no CFCs, existe prioridades a se fazer, tratar da educação com mais respeito, fome e o emprego, encerro como uma mensagem de Oscar Wilde: “Aqueles que não fazem nada estão sempre disposto a criticar os que fazem algo”.

  24. Leandro Garcia Campos disse:

    Votei no Bolsonaro acreditando em melhorias e mudanças, trabalho com trânsito, acredito que ele tenha errado em falar de acabar com a formação de condutores em CFC, querem mostrar serviço para uma população leiga, que aplaude o que ele fala e não sabem o que encarece a CNH não é as auto escola e sim os impostos no final sobra bem pouco ou quase nada ,o ramo já esta ruim por conta da crise ainda vem o presidente e fala uma coisa dessa e decepcionante vc saber que deu um tiro no próprio Pe! ,serão mais de 140.000 mil desempregados no Brasil, espero que ele corrija isso!

    E faça um estudo sobre impacto no que ele fala ,infelizmente as nossas vidas depende de politicos!

  25. esse jairo deve ser parente ou nao entede de transito kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  26. Mirian disse:

    A educação é muito importante e a conscientização em cfcs tbm. O fim só complicaria mais.

  27. Gerardo Carvalho Frota (Pardal) disse:

    O presidente se manifesta com mais umas de uma suas loucuras. Sou professor de trânsito há mais de 30 anos. Faço e levo projetos de educação de trânsito para as escolas sem nenhum apoio institucional..Tenho um projeto de EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO ATRAVÉS DA LITERATURA DE CORDEL, há 12 anos em duas escolas que trabalho. Este projeto passou a Projeto Indicativo na Câmara Municipal de Fortaleza. Estou esperando que o prefeito envie de volta coo Projeto de Lei para todas as escolas municipais. No dia em que o governo, através do MEC, Seduc,Sme obrigar educação de trânsito nas escolas da pre-escola à universidade(art. 76 do CTB), poderá acabar com as aulas nos CFCs. No momento, tirar a única oportunidade de os candidatos estudarem de legislação de trânsito, direção defensiva etc é cometer um ato de IRRESPONSABILIDADE sem tamanho. São 43.000 mortes por ano no trânsito por ano no Brasil. Sem contar com os morrem a caminho do hospital. Mais de 400.000 acidentes. O governo gasta 52. bilhões com mortes e mutilados.Imagine esses números daqui a mais alguns anos com usuários mal educados, matando e morrendo nas vias como se estivessem com um arma no bolso. Pior: com o aval do BOLSOnaro
    Se for para baratear o preço da burocracia, é só diminuir o preço das taxas.

  28. Adilson José disse:

    Apoiado, Presidente!!
    Tem que desburocratizar e diminuir os custos para a 1° cnh, diminuir a quantidade de aulas práticas, manter e aumentar a rigidez do exame prático e teórico.
    A maioria das pessoas habilitadas neste sistema atual, conhecidas minhas e que nunca haviam dirigido, saíram sem noção nenhuma da auto escola.

  29. claudia filier disse:

    Um retrocesso. Precisamos investir muito mais em qualidade de trânsito e não tirar a obrigatoriedade. O presidente deveria se preocupar em arrumar empregos e não destitui-los como está fazendo. isso é populismo.
    Absurdo as pessoas não passarem pelo CFC. Como irão aprender as normas básicas de circulação??
    Repense Sr. Presidente. à sua fala..
    Um desrespeito junto à população.

  30. Francisco disse:

    Eu particularmente concordo plenamente, pois é muito caro o processo de formação do curso pra primeira habilitação, e também acho desnecessário uma pessoa que já sabe dirigir ter que passar por 20 horas aulas sem necessidade somente pra fazer balizas, garagens, e rampa é só que nas autos escola praticam. E quem é profissional da área pode simplesmente ser autónomo!

  31. Rodrigo disse:

    Triste isso.. estamos percebendo que o presidente e todos que os complementam, nao estao nem ae com a atual situacao do nosso país o desemprego, somos profissionais do trânsito e com toda essa inchecao de saco igual disse nosso amigo acima, estamos vendo condutores e mais condutores irresponsáveis no trânsito, poderia sim rever valores, é facil dizer que pagar 2.000 em uma carteira é caro ne, mas as pessoas que criticam esquecem que é o próprio sistema que atrasam nos mesmos, com alto custo de gasolina que o próprio governo na faz nada pra melhorar, impostos e mais impostos, veículos caros, gastamos altos valores com cursos nos instrutores e temos que obter categoria D nos qualificamos pra isso.. batalhamos pra isso, na minha humilde opinião presidente está desrespeitando nossa classe, o Brasil tem muitas outras prioridades, é assim sr presidente que deseja resolver esses problemas tirando nos profissionais do trânsito e desqualificando futuros condutores, desvalorizando o valor e o risco que estam colocando no trânsito, criando desemprego.. E gente triste isso. BRASIL NE.. DELES NINGUEM TIRA, SALARIOS ALTOS, MODORMIA .. SEM PALAVRAS… BRASIL NAO VAI PRA FRENTE. POR CAUSA DE PESSOAS ASSIM… UM PIOR DO QUE O OUTRO.

  32. Elisângela disse:

    Eu sou instrutora de trânsito sou profissional, mas todos sabemos que nas auto escolas tem sim muitas falcatruas, eu quando tirei a minha CNH não tive curso teórico e fiz só uma aula na auto escola. E nem por isso não sei dirigir…e o povo leva tudo a ferro e fogo….pois quem não souber dirigir vai ter que passar por uma auto escola sim

  33. Silvia Soares disse:

    Boa noite a todos, com zelo pela educação no trânsito que dispenso cfcs sim! Educação vem de casa… Kkk tá okey…
    Genteee eu aprendi a dirigir sim em casa tmbm, e paguei horrores para legalmente adquirir minha CNH… Acho sim o valor muito alto para um País cujo salário é R$998,00 totalmente fora do orçamento das famílias brasileiras… O que está acontecendo é que cada um esta defendendo seu peixe com argumentos que influenciam sim ambas as partes… Claro!! Mas na minha opinião sigo a visão do presidente, concordo sim com ele… Quem aprendeu, vai lá e faz a prova… Ou vamos ser hipócritas de dizer que só existe condutor habilitado andando por aí!? Ah me poupem neh! Viabiliza aí presidente a realidade é outra, o povo não tem dinheiro!! Tem que sacudir mesmo!! Acorda Brasil! Precisamos enxergar acima do muro… #respeito cada opinião abçs a todos

    • Ana Paula Barbosa Firmo disse:

      Concordo plenamente com vc meu amigo.
      Tanta gente dirige sem ter abilitaćao e não é pego conheço muita gente.
      Eu que tenho medo mais gostaria muito de ter habilitação. Há quem tem e dirige feito um loco há aqueles que tem dinheiro pra comprar prova prática e teórica é a realidade.

  34. Ana Paula Barbosa Firmo disse:

    Comcordo nisso tudo so acabomos enrriquecendo os donos de auto escolas. Até concordo que exames psicológicos e de visão tem que ser obrigatórios. Hoje em dia aqui em sao bernardo é 400 reais o curso do cfc e 200 o simulador dinheiro q nunca consegui para tirar minha habilitação. Deveria ter um cursinho online e gratuito para quem tiver a necessidade de fazer.
    Ou deveriam ter uma lei que proíbe esse valores super faturados dos cfcs.

  35. O Papel dos Centros de Formação de condutores (autoescola).
    O Centro de Formação de condutores (auto escola), na sociedade é de extrema importância para o mercado de trabalho e economia e o trânsito no geral do país, pois é nela que recebemos a base para ingressarmos no mercado de trabalho e no trânsito de nossa cidade. Os Centro de Formação de condutores (auto escola), tem uma função a cumprir socialmente e essa função só se realiza na ação individual dos profissionais que ali atuam. Realizando a mediação entre o conhecimento prévio dos alunos e o conhecimento formal, sistematizado, possibilitando formas de acesso ao conhecimento educacional com o trânsito. Logo a definição de objetivos, a seleção de conteúdo, a proposta metodológica e o processo avaliativo devem ser alicerçados na reflexão que envolve o conhecimento no trânsito prático e pedagógico, para conduzir veículos automotores.
    Dessa reflexão e seleção é que se configurou a prática educativa mediada pela ação pedagógica e prática do instrutor de trânsito com os alunos, ou seja, é a ação que faz com que o aprendizado na autoescola se efetive. Assim Os Centro de Formação de condutores (auto escola), deve manter uma lógica, uma coerência entre os documentos que manifestam a ação refletida do conjunto de pessoas que ali atuam para tirar sua CNH.
    O Diretor Geral, diretor de ensino, e o instrutor de trânsito professor, e a gestão do Centro de Formação de condutores (auto escola), para serem “criadores de história” precisam se respaldar nos conhecimentos elaborados, conhecer a política educacional e as legislações nacionais de trânsito e do sistema de ensino que está inserida, dominar a estrutura organizacional do Centro de Formação de condutores (auto escola), qualificar a participação nos diferentes momentos de discussão sabendo argumentar, dialogar, trabalhar em grupo, dentre outros aspectos que fazem com que os sujeitos do processo de organização pedagógica e administrativa do Centro de Formação de condutores (auto escola), exerçam autonomia e atribuem identidade de um bom condutor de veículo automotores.
    Sem o conhecimento do papel dos Centros de Formação de condutores (auto escola), na formação dos condutores. Começou a tramitar no Congresso Nacional um Projeto de Lei que promete causar polêmica entre os profissionais que atuam na área de formação de condutores. De acordo com o PL 3781/19, de autoria do deputado General Peternelli (PSL/SP), as aprendizagens teórica e prática, referentes ao processo de habilitação, poderiam ser realizadas pelo candidato de forma autônoma ou em Centro de Formação de Condutores. Onde abala todas as instrutoras dos Centro de Formação de condutores (auto escola), na sociedade, na importância para o mercado de trabalho, na economia e no trânsito no geral do país.

  36. Felipe disse:

    Pelo fim dos CFCs, chega de proteção de classes que só CUSTAM DINHEIRO AO POVO para ter o direito legítimo de poder dirigir.
    Bando de estatistas nos comentários, só pensam no próprio umbigo!

  37. A proposta diante o aspecto financeiros, aos que hoje buscam sua habilitação, pode até ter a principio o cunho de exultação para este público. Porém diante as estatísticas apresentadas sobre os acidentes e seus danos no Brasil, mostram que esta proposta poderá, caso aprovada, vir na contramão neste contexto. Entendo que a discussão sobre formas mais eficazes sobre as questões que envolvem o trânsito, são de extrema importância no combate aos acidentes, à mobilidade e os danos ao meio ambiente. A aprovação desta forma na aquisição da Habilitação, nos leva a questionamentos futuros, onde iremos obter as estatísticas, porém se houver vitimas envolvidas neste contexto, não existirá mais volta, já perdemos.
    Sem contar também na estrutura que se tem hoje, que será desmontada, onde se em pregam uma equipe multidisciplinar como: Psicólogas (os), médicas (os), comerciantes, faxineiras (os), secretárias (os), Diretoras (es), tanto de ensino como de direção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *