Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Portal dá dicas para quem quer passar no exame prático de CNH


Por Mariana Czerwonka Publicado 11/05/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h52
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Exame prático de CNHA fase na qual aprendemos a dirigir é considerada uma das mais importantes da vida, afinal, dirigir nos abre as portas para uma ampla gama de novas possibilidades: liberdade, mobilidade, opções de trabalho e lazer, status e muito mais. Porém, essa etapa da vida exige muita responsabilidade e preparo para enfrentar o trânsito.

“Tão importante quanto conhecer as leis de trânsito e ter a habilidade para dirigir, ser um bom condutor significa ser um condutor responsável. Precisamos tornar o trânsito brasileiro mais humano e mais seguro, e isso é uma responsabilidade de todos”, explica Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal.

Segundo o especialista, um começo de atitude responsável pode ser, por exemplo, optar por estudar para a vida, e não simplesmente para passar na prova do Detran.  “E é aí é que muitos cometem um grande erro, acabam aprendendo apenas o suficiente para serem aprovados e não com o objetivo de se capacitarem para enfrentar um dos trânsitos mais perigosos do mundo e serem condutores responsáveis por seus atos”, diz.

Para assumir essa condição é preciso entender que dirigir, apesar de ser uma atividade muito útil e prazerosa, também pode tornar-se a fonte de muitos problemas e aborrecimentos, afinal, o trânsito brasileiro tornou-se um ambiente muito inseguro. E demonstrar todo esse conhecimento e tranquilidade na hora da avaliação não é uma tarefa fácil.

De acordo com dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), em 2014, 53,86% das pessoas que tentaram tirar a carteira na categoria B (automóvel, caminhonete, camioneta, utilitário) e 35,15% na categoria A (motocicleta, ciclomotor, motoneta ou triciclo) no Estado acabaram reprovando.

Para a especialista Márcia Pontes uma das principais dificuldades dos candidatos à primeira habilitação é a ansiedade, a insegurança e o nervosismo. “Só que muitas vezes esse conjunto de sintomas é provocado por um tipo de ensino que não conseguiu provocar uma aprendizagem significativa. Por exemplo, muitos candidatos vão para o teste sem saber pisar nos pedais, sem conhecer e dominar as combinações de pedais, sem tê-los explorado um a um em suas diferentes graduações de pisada para o controle do carro. Vão para a baliza se orientando por pontos de referência que mais confundem do que ajudam”, explica Pontes.

Ainda de acordo com a especialista, os principais erros cometidos durante a prova prática são: não dar seta para sinalizar a manobra (3 pontos), deixar o carro morrer após o início da prova (2 pontos), baliza (eliminatório), engrenar as marchas de forma incorreta (2 pontos), não observar regras de ultrapassagem e de mudança de direção (3 pontos), invadir a preferencial durante o percurso (eliminatória).

Para ajudar você o Portal do Trânsito consultou os especialistas, Celso Mariano e Márcia Pontes, e separou algumas dicas para quem vai enfrentar essa etapa.

Dicas para ir bem

– Durma cedo na noite anterior para estar com os reflexos “em dia”.

– Afaste os pensamentos destrutivos e sabotadores que negativam sua autoestima: pense positivo!

– Antes do exame, dê uma volta (se possível com o veículo de sua autoescola) pela região onde será feita a prova.

– Use roupas e sapatos confortáveis.

– Crie um roteiro com o que você deve fazer assim que entrar no carro: posicionar os espelhos, arrumar o banco e colocar o cinto de segurança.

– Seja um dos primeiros: isso vai ajudá-lo a não se contaminar com os resultados negativos dos outros.

– Não faça comparações: cada um aprendeu à sua maneira; fizeram ou não mais aulas, tiveram um instrutor mais paciente e que explica de forma que facilita o entendimento, outros não.

– Ser aprovado de primeira não é o objetivo e isso não faz de ninguém um motorista melhor que os outros: isso chama-se treino de fundamentos básicos.

– Não sinta-se o único culpado pela sua reprovação: o sistema de formação de condutores têm vários outros atores, cada qual com suas responsabilidades. O modo como o instrutor ensina e acalma o candidato também faz toda a diferença.

– Faça exercícios de respiração e relaxamento: isso vai ajudar a ficar mais calmo, menos tenso, menos preocupado.

– O examinador não é um bicho de 7 cabeças: ele apenas quer ver como você vai dirigir com segurança depois de habilitado.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *