Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Portal dá dicas para quem vai fazer a prova teórica de 1º habilitação


Por Mariana Czerwonka Publicado 29/10/2015 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h43
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Prova teóricaTão importante quanto conhecer as leis de trânsito e ter habilidade para dirigir, ser um bom condutor significa ser um condutor responsável. O curso teórico tem como objetivo possibilitar a reflexão e o desenvolvimento de valores de respeito ao outro, ao ambiente e à vida, de solidariedade e de controle das emoções.

Para quem vai enfrentar essa etapa do processo de Primeira Habilitação, o Portal dá algumas dicas.

Quebrar paradigmas

Ao se inscrever para o curso teórico, o candidato deve ter em mente que é preciso aproveitar ao máximo essa etapa. Entrar na sala de aula sem dar importância e achar que o curso é apenas uma barreira para conseguir a tão sonhada Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um dos maiores erros dos alunos. “Muitos já vem com a ideia de que o curso teórico é chato, não é importante, e acabam não aproveitando essa etapa. O instrutor tem um papel muito importante de resgatar esse cidadão e mostrar que o conteúdo pode ser muito interessante”, opina Sílvia Maier, proprietária de um Centro de Formação de Condutores em Curitiba, no Paraná.

Estudar para a vida

Ser um bom condutor significa ser um condutor responsável. Uma atitude responsável pode começar, por exemplo, em optar por estudar para a vida, e não simplesmente para passar na prova do Detran. “Quando o futuro condutor internaliza o conhecimento e não apenas decora informações, o resultado é muito mais satisfatório”, explica Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal.

Aproveitar o tempo em sala de aula

O curso teórico tem 45 horas/aula e é obrigatório cumprir toda a carga horária.  Nos momentos que estiver em sala de aula, o futuro condutor deve prestar o máximo de atenção no instrutor, nos conteúdos apresentados e nos materiais didáticos utilizados. É importante anotar dicas, indicações de sites e materiais complementares. Antes da prova, o aluno deve tirar todas as dúvidas com o instrutor.

Estudar em casa

É importante estudar em casa também, para garantir a aprovação. A internet é uma importante ferramenta de estudos. O aluno deve fazer provas simuladas, resumos da matéria estudada no dia e anotar eventuais dúvidas que surgirem para discutir em sala de aula. O Portal do Trânsito também tem um canal que pode ajudar a solucionar essas questões, basta clicar aqui.

Marcar a prova

O candidato deve marcar a prova apenas quando estiver seguro para realizá-la. Se estiver com dúvidas, é melhor estudar um pouco mais. Existem inúmeros materiais que podem auxiliar o candidato como vídeos, banco de questões, etc.

Antes da prova

O candidato deve manter a calma, dormir bem e evitar refeições pesadas. Além disso, deve Identificar o endereço do local da prova com antecedência e sair de casa cedo, para não chegar atrasado.

Durante a prova

Ler atentamente as perguntas é fundamental. “Muitos temem as famosas “pegadinhas” durante a prova. Mas para evitá-las basta ter calma e concentração”, diz Mariano. O candidato deve prestar muita atenção no enunciado para então ler as alternativas disponíveis, isso evita erros por distração na hora da interpretação da questão.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *