Publicado em 10 de junho, 2019 as 08h13.

PL do governo Bolsonaro acaba com as aulas noturnas

Por Mariana Czerwonka.

Aulas noturnas
Foto: Arquivo Tecnodata

O presidente Jair Bolsonaro enviou na semana passada um projeto de lei que altera o Código de Trânsito Brasileiro para, entre outras alterações, ampliar de cinco para 10 anos a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e dobrar dos atuais 20 para 40 o limite de pontos para a suspensão do documento.

Além disso, o PL pretende revogar também o §2º do art. 158, do CTB,  que diz que parte da aprendizagem será obrigatoriamente realizada durante a noite. Isso quer dizer que é possível que agora seja o fim das aulas noturnas, conforme reivindicação dos instrutores de trânsito do País. A proposta será analisada pelas comissões da Câmara e depois será votada por deputados e senadores.

Entenda

Em 17 de março de 2010 foi publicada a Lei 12.217 que alterava o Código de Trânsito Brasileiro  para tornar obrigatória a aprendizagem noturna. A lei entrou em vigor 60 dias após a sua publicação e desde lá esbarra numa questão grave de segurança pública, que, segundo depoimentos de instrutores, torna cada dia mais difícil a tarefa de concluir as aulas noturnas num curso de primeira habilitação.

Em alguns estados, mais que outros, a violência urbana tornou-se um obstáculo quase insuperável para diversos instrutores que são obrigados a dar aulas nesse período.

O caso mais emblemático é no Rio de Janeiro. Os instrutores do estado puxam esse movimento contra as aulas noturnas desde 2011.

Para o especialista em trânsito e diretor do Portal Celso Mariano, discutir esse assunto é de extrema importância.

“Pense bem, se em direção defensiva nós falamos que a condição de luminosidade é fator de risco, então seria muito importante essa experiência no ambiente de aula noturna. É claro que o conflito entre as violências que não são do trânsito com as aulas de primeira habilitação não podem ser simplesmente negados, daí todo esse esforço e essa polêmica em torno das aulas noturnas obrigatórias”, explica Mariano.

Pontos na CNH, transporte de crianças, aulas noturnas…veja as alterações propostas pelo PL de Bolsonaro

Artigo: Suspensão do direito de dirigir

5 respostas para “PL do governo Bolsonaro acaba com as aulas noturnas”

  1. Sergio N Watanabe disse:

    Em minha opinião em nada contribui as aulas noturnas pelo simples fato de que o aluno ainda não aprendeu o básico e vai para a aula noturna onde alem do perigo de assalto nem ele e nem o instrutor enxergam desperdiçando a aula, sendo de dia o seu aproveitamento seria melhor pois penso que é melhor aprender e adquirir habilidade ao máximo possível de dia para depois já com a CNH ir enfrentando as condições adversas com habilidade adquirida ficando mais fácil.Quero lembrar que antigamente as aulas noturnas eram dadas para quem não podia fazer aulas de dia e se isso voltar então de nada adiantará pois instrutores continuarão trabalhando de noite para atender estes alunos captados pela auto escola que não irá perder matricula ou seja, as aulas noturnas devem ser proibidas e não facultativas sem exceção.
    Obs.: Os instrutores e diretores são seres humanos que querem estar com suas famílias nos jantares e acho justo.

  2. OZIAS FREITAS DA SILVA disse:

    Eu sou instrutor e sou a favor do fim das aulas noturnas, eu sou da cidade de Niterói Rio de Janeiro, já presenciei assaltos a alunos e instrutores nestas aulas noturnas, acho desnecessário essas aulas noturnas, quando tirei a minha habilitação não existiam essas aulas e nem por isso deixei de aprender a dirigir e hoje sou instrutor e não fiz aulas noturnas e nem por isso deixei de aprender. Fim das aulas noturnas já!!!

  3. BAXTER disse:

    Se for nesse pensamento, então deveria ser obrigatório aulas em dias chuvas, aulas em ruas esburacadas, aulas de fuga de arrastões, aulas em tempestades.
    Importante é o aluno aprender o básico, instrutor não faz milagre em 25 aulas práticas, imagina com 20 por causa do simulador.
    Deveria ser obrigatório então, exame do Detran a noite tbm, mas pergunta se eles querem… “haaaa não, a noite é muito perigoso…” diriam.

  4. Fernando Paiva disse:

    Aula noturna não agrega nada ao aluno.

  5. Marcelo disse:

    Para que servem as aulas noturnas?
    Se for pra avaliar a visão do aluno, isso seria responsabilidade do médico. Se for pra ensiná-lo a ligar os faróis, cada carro é de um jeito. Então pára de perder tempo como blá blá blá de que não tem a prática (autores dessas leis) e vem com essas teorias que são insustentáveis na prática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *