Publicado em 28 de março, 2019 as 19h12.

O Governo decidiu acabar com os CFCs: isso é verdade? Veja o que diz o Denatran

Por Mariana Czerwonka.

O diretor do Portal do Trânsito, Celso Mariano, entrevistou novamente, com exclusividade, o Coordenador-Geral de Educação para o Trânsito do Denatran, Francisco Vieira Garonce.

O objetivo foi esclarecer pontos polêmicos que estão circulando nas redes sociais. Há muito boatos e informações dizendo que o fim dos CFCs já é uma decisão tomada pelo Governo.

“É muito importante a gente ter a clareza de que não existe uma agenda oculta, não existe uma necessidade de se chegar a uma decisão. Não existe nenhuma decisão já tomada. O que nós estamos fazendo é montar um mapa de situação, através desses levantamentos, com as reuniões, com as colaborações que chegam, com as críticas, com os pedidos, para mostrar ao Conselho Nacional de Trânsito quais são as realidades possíveis e quais são os impactos de cada uma dessas decisões. E esses impactos estão intimamente relacionados a uma série de fatores, até mesmo culturais. Dentre as sugestões que recebemos: por que a gente não faz como nos Estados Unidos? Nós não fazemos igual nos Estados Unidos porque nós temos uma outra sociedade, nós temos uma outra cultura, nós temos uma outra estrutura legal. Nós temos um Código de Trânsito Brasileiro com normas que lá estão colocadas e que só podem ser mudadas pelo legislativo, não pode nenhum órgão do executivo simplesmente mudar uma lei. Então, nós estamos colocando as possibilidades e os impactos que estão sendo trazidos pela categoria, pela sociedade, então, não existe vai se implantar tal coisa e vai acontecer isso, não. Nós colocamos todas as possíveis situações, inclusive a manutenção de tudo como está hoje”, explicou Garonce.

Escute essa e outras declarações de Garonce no link abaixo.

Links citados:

www.denatran.gov.br

www.portaldotransito.com.br/voce-no-transito/denuncie/

cget@infraestrutura.gov.br

 contato@portaldotransito.com.br

71 respostas para “O Governo decidiu acabar com os CFCs: isso é verdade? Veja o que diz o Denatran”

  1. MAURICIO COSTA DE MOURA disse:

    Sempre à frente com as informações.

    Celso, tem um aplicativo chamado Drive 77, está assustando as autoescolas e instrutores… estão dizendo que irá acabar a profissão de instrutores no Brasil… verifica por favor.

    • Mariana Czerwonka disse:

      Mauricio

      Vou encaminhar para o Celso.

      Obrigada pela informação.

      Equipe Portal

      • Tinha é mesmo que tirar aulas noturnas e acabar com simuladores, pois muitos donos de auto escola não pagam hora extras e sem fala sobre riscos de vida tanto pro instrutor e até mesmo para os alunos”assaltos e etc”. E simuladores nada mais ou nada menos é mais pra tirar dinheiro dos clientes, pois os menos vem pro prático como se não tivesse passado por um simulador…..

      • Reis disse:

        Minha opinião é tirar esses instrutores q não quer nada com nada q vai pro trabalho pensando só no dia 05 e no fia 20. Esses sim deveriam ser descredenciado do sistema. Porq um aluno tem receber atenção e uma ótima instrução. Galera
        q ministra aula valoriza mais seu trabalho.

    • Jackson meneses disse:

      Seria bom, pois como instrutor pratico acredito que acabaria com tanta corupção.
      E com mais rigidez acabaria com essa farra de qualquer pessoa ter o direito de dirigir.
      Assim acredito que acabaria com tantos acidentes.

      • Reis disse:

        Não podemos esquecer q tem pai q trabalha e tira o sustento de sua família. Em alguns cfcs .como vai ficar está situação o número de morte ou até mesmo a onda de pessoas roubando será maior. Não estou dizendo que iremos fazer isso .mais uma criança chorando de FOME. Não legal pra ninguém.

      • Reis disse:

        Vc ministra uma boa aula cidadão porq Vc quer q os cfcs acaba olha só a quantidade de pessoas irá ficar sem o seu salário Se orienta amigo não fala bobeira. Vc como instrutor deveria ter vergonha de falar isso. Não olha só seu umbigo. Olha ao seu derredor. Blz.

    • Patrícia Fernandes disse:

      Penso que seria melhor acabar com CFC Á mesmo pois não muda em nada não fara falta de alguém tiver oportunidade de assistir as aulas é um terror tem instrutor que manda simplesmente os alunos lerem a apostila isso pode ser feito em casa e ainda esta gerando um custo muito alto para as pessoa que pretender tirar sua CNH.

      • Otávio Raboni Júnior disse:

        Vc está se baseando nos péssimos profissionais querida, que inclusive existem em qualquer profissional, existem tbm bons instrutores que se dedicam a sua nobre profissão .

  2. gisele disse:

    Olha, acabar com os CFC s joje vai ser um tiro no escuro, O Brasil tegistra a cwrca de 47 mil mortes no trânsito e dwixam 400 mil com algima sequela isso porque ainda tem o CFC A que conta com profissionais altamente qualificado, como dito na matéria citada o Brasil é um país completamente diferente educacionalmente falando yemos qie plantar as sementinhas agora para coletar no futuro mas retirar o CFC não é a solução.
    Hoje temos a cerca ainda de aproximadamentr 170 milhões de brasileiros analfabetos digitais e ai como ficam?
    Bom se isso mesmo acontecer os acidentes vão dobrar os numeros.

  3. Marcelo Fernando Cardoso disse:

    Veem esclarecedor.

  4. Sandra felizardo disse:

    Boa noite .
    Eu como instrutora teórica acredito que as aulas presenciais são muito importantes para os jovens , dentro do cfc conseguimos despertar maior interesse nas aulas com nossos métodos de ensino sempre mostrando a eles o caminho do trânsito seguro , a importância do respeito a vida . Obrigada

  5. Jose Luiz disse:

    Pelo que entendi, essa mudança poderá ser possivel, mas isso qdo voltar o regime militar- qdo fechar o congresso…..acabar com a classe politica no Brasil……excluir toda classe politica , ou seja–governador de estado- prefeitos- vereadores- deputado estadual e federal- senadores- ministros em fim não sou favor ao regime militar., mas pelo andar da carroagem…esse será o fim da politica do Brasil..

  6. Lekeo disse:

    Os Cfc’s sao importantissimos,
    Tanto para gerar empregos qto uma profissão que nos instrui muito principalmenteqdi Eu fiz presencialmente as minhas aulas numa dala com uma professora que me alertou e me fez aprender a conduzir com uma verdadeira Forma de conduzir com Educação no Transito.

  7. Monteiro disse:

    Bom dia ! Eu só acho que, vai aumentar o número de acidentes de trânsito, consequentemente, vai ter que aumentar o número de leitos nos pronto atendimentos hospitalares.

    • Celso Alves Mariano disse:

      Monteiro, isso vai depender da qualidade deste “hipotético novo processo de habilitação”. E mais: um trânsito seguro depende SEMPRE de como funcionam os universos da esforço legal, da engenharia e da educação.
      A formação de condutores é uma das partes do processo e, no que lhe compete, influenciará o trânsito de acordo com seu ritmo próprio, afetando diretamente apenas os novos habilitados. Ou seja, o reflexo de uma possível alteração no processo, não terá impacto imediato. Os otimistas com a ideia de mudar para melhor, não devem esperar milagre imediatos e os que consideram que mudanças podem piorar as coisas, também não constatarão grandes impactos imediatos. Mas a médio e longo prazo, sem dúvida que os impactos atingirão todos os condutores. Daí a enorme importância deste momento em que se discute possíveis mudanças. Obrigado por comentar a matéria. Seria ótimo contar o registro de sua opinião em nosso formulário: https://portaldotransito.com.br/voce-no-transito/denuncie/.

      • JANIARA ALVES DE BARROS disse:

        Pois é, um trânsito seguro depende desse triângulo; quando uma dessas pontas não cumpre sua parte não existe a Segurança Viária. Enquanto os cidadões não se conscientizar das mudanças de seus atos, teremos esse quadro caótico no trânsito.

  8. Nelson disse:

    Sou instrutor de trânsito ,a Câmara temática,é horrível!

    • Celso Alves Mariano disse:

      Nelson, os critérios de composição das Câmaras Técnicas sempre suscitaram muitas críticas. Esperamos que, nesta onda de repensar o trânsito brasileiro, também oportunize o aperfeiçoamento das Câmaras. O momento exige atenção e participação. É hora dos profissionais da área dizerem o que pensam! Obrigado por comentar a matéria. Seria ótimo contar o registro de sua opinião em nosso formulário: https://portaldotransito.com.br/voce-no-transito/denuncie/.

  9. Eliomar Moreira Nogueira disse:

    Culturalmente, o povo brasileiro tem que ter uma estrutura onde possa se apoiar e tratar de seus interesses e mostrar a urgência de se obter a sua CNH, por meio de pessoas que conduza o seu processo, nós dos CFC’s, promovemos a parte em que o candidato espera um retorno para a sua satisfação é não estamos simplesmente ocupando um espaço inócuo em que a sociedade tem que se livrar, fazemos parte de uma classe seleta de profissionais que por sua vez gera muitos empregos, dá mais segurança para um processo justo e fazendo com que o candidato seja um condutor que tenho o máximo de aproveitamento e informações necessárias para dirigir com segurança pelas vias do país.

  10. Diego Vitorino disse:

    Falou nada. Resposta totalmente ambígua.

  11. Wilson disse:

    Senhores,
    Tenho sugestões para serem discutidos, presencialmente.
    Solicito um agendamento para expôr as minhas sugestões.
    Preparei um método de ensino onde o aluno condutor realiza alguns na exercícios para o conhecimento e domínio do seu veículo.
    É algo simples e o condutor aluno consegue conduzir o veículo com segurança.
    Espero um breve contato.

  12. Os Donos de Auto Escola estão todos ricos! E o Estado e população estão falido!

    • Vitorino disse:

      Então alguém ficou com a minha riqueza… sou dona de AutoEscola e nunca fui rica. Pelo contrário… muitas vezes tiro de outra empresa para pagar as contas da AutoEscola. Aqui em Brasília eu não conheço nenhum do de AutoEscola que está rico.

      • Clei disse:

        Tem que acabar mesmo, 3.000 mil reais numa CNH, em uma realidade que o salário mínimo custa 998,00…além do mais, aulas teóricas só dão sono, dormi em todas, estudei em casa, passei com 35 pontos de 40, nem precisou de auto escola, porém para aquelas que aceitam pagar por esse serviço acho justo manteram, mas não pode ser obrigatório, cobram taxas abusivas, o pobre não pode ter o direito de dirigir seu veículo pois é muito caro ter uma habilitação. APROVEM LOGO ISSO!!!

  13. Francisco José disse:

    O valor cobrado para se adquirir uma cnh se torna elevado pelo fato de uma carga tributária alta e falta de fiscalizaçao por partes dos órgãos competentes. Tbm se atribui a un codigo de trânsito defasado e arcaico.

    • Celso Alves Mariano disse:

      Francisco, o CTB não está “exatamente” defasado, mas sim cheio de remendos. Ao longo destes 21 anos de vigência, ele foi alterado por 35 Leis e mais de 770 Resoluções! Difícil de entender e de cumprir, mas não impossível. Os problemas são mais devidos ao não cumprimento de diversos de seus aspectos, do que por ele não servir mais. Mesmo assim, você está com toda a razão quando aponta falhas na fiscalização. Com o cumprimento do que já está na lei, fiscalização adequada e educação para o trânsito conforme previsto no Capítulo VI, certamente não estaríamos numa situação tão crítica. Em tempo: um “novo CTB” está sendo “gestado” há alguns anos no Congresso Nacional. Obrigado por se manifestar!

  14. Maurício disse:

    Na minha opinião CFC A nao serve pra nada atrapalha quem trabalha quem estuda tem que ser igual era antes estudava o livrinho e ia fazer a prova pelo menos os alunos vão ler o livro hj não só vão pra sala de aula pra dormir e assistir filme de acidentes e igual ao simulador outra porcaria ninguém aprende a dirigir em vídeo game e tem mais aula noturna outra invenção inútil não acrescenta em nada no aprendizado.

  15. Tem que ser bem esclarecido sertas coisas para todos trabalharem em prol de todos

  16. Bruno disse:

    Realmente nosso país é bem diferente dos Estados Unidos a educação, costumes, as leis, no Brasil tem q se evitar retrocessos para ñ aumentar ainda mais os números de acidentes, o trânsito em 1980 p os dias atuais mudou MT, pq as ruas são as mesmas praticamente, com MT Mais carros, o ideal seria o governo pensar em melhorar as estradas, a iluminação, sinalização e fiscalização, diminuir os valores das multas abusivas e investir em programas educativos de cidadania

  17. Carlos silva disse:

    Com certeza se isso acontecer teremos um up no número de desempregados, pensei que esse governo tinha vindo para diminuir esses números alarmantes de desemprego mais pelo visto está difícil. Muitos profissionais e chefes de família ficaram desempregados porque no brasil depois dos cinquenta fica quase impossível se recoloca no mercado de trabalho.

  18. Fabrício disse:

    olá bom dia ! sabemos que foi somente uma reunião e não é nada de concreto mas tudo isso seria um retrocesso de 20anos a partir de 1998 o condutor teve que ser obrigatório o curso presencial com digital para evitar fraudes, esse curso on line de reciclagem ninguém faz ou seja a pessoa paga outra pessoa para fazer pega o certificado e apresenta no DETRAN zerando a pontuação de sua CNH!!Lógico que com curso on line iria ter muitos fraudes outras pessoas fazendo curso.
    porque não fazemos igual estados unidos?
    por que la o condutor já faz a matéria de legislação, primeiro socorros direção defensiva dentro da escola o aluno já sai formado da escola, aqui no Brasil o aluno tem apenas 12 dias de teórico.
    por que o governo não coloca como matéria legislação de trânsito?
    por que seria um gasto milionário tendo que contratar professores para Brasil inteiro governo iria ter gastos então pra que!!!! se hoje os CFC fazem tudo para o governo e o governo só arrecada.
    já estamos vendo a falta de experiência da nova gestão no Brasil com coisas mais.importantes para se preocupar, isso já foi regularizado em 1998 antes vc não passava por curso nem um somente pagava é tirava sua CNH não tinha nem uma aula de direção defensiva então vamos pensar.

    • Arildo disse:

      A base de tudo sempre será a EDUCAÇÃO, se houvesse uma intenção de mudar futuramente os condutores, conforme comentado, porque não inserir em todas as instituições de ensino a partir fundamental uma matéria que de iniciação a cultura do aprendizado para uma formação de um futuro condutor de veículos com todos os requisitos, principalmente de segurança, educação, primeiros socorros, respeito às leis, e principalmente RESPEITO AO PRÓXIMO, tudo bem elaborado conforme a idade das crianças, pois eles serão os futuros condutores…. será que é querer demais….. Eu ando e vejo uma competição nas ruas, quantos crimes , quantas mortes, a falta de respeito e educação acontece assim que a pessoa senta entre o volante e o banco, a uma transformação surreal….
      Os CFCs tmbm já poderia ter essa iniciativa, de tentar entrar nas escolas… Eu creio que seria bem aceito pelos alunos e pelos pais…..
      Peço desculpas pelo comentário…. Pois sou condutor , sou pedestre, não sou perfeito sou humano…..

    • Celso Alves Mariano disse:

      Fabrício, registre as suas ideias e opiniões aqui no Portal do Trânsito: contato@portaldotransito.com.br e https://portaldotransito.com.br/voce-no-transito/denuncie/ . Levaremos todos estes registros para o DENATRAN. Este é o momento exato para os profissionais da área dizerem o que pensam e querem! Obrigado por comentar a matéria.

  19. Leandro Oliveira cirillo disse:

    Eu concordo em fazer igual no Estados Unidos só que tem que mudar o código penal também fazer igual lá sentença mais severaras é prisão perpétua etc.

  20. Jackson P.Antunes disse:

    Bom dia o Denatran ao meu ver esse relato dado pelo nosso educador de trânsito em relação a toda a situação que nós tamos junto a coisa só se complicar acaso o Denatran venha a fornecer material didático e prova gratuitamente em relação ao processo natural de habilitação sensibilidade de com um aluno tirar suas dúvidas e também educada de uma forma correta Por isso vejo que você FC de todo o Brasil pode e deve participar neste processo tanto na parte teórica Quanto na parte prática pois o acompanhamento do dia a dia junto ao candidato se torna muito importante para um trânsito mais seguro

  21. JANAILTON FRANCA disse:

    Fez igual político, enrolou tudo e não disse nada…

  22. Marcos de Menezes disse:

    Até entendo, que nossa cultura e totalmente diferente da Europa, mais para tentamos chegar próximo da cultura do E.U.A, os nosso governantes tem que mudar a nossa legislação de trânsito, porque perdeste não respeita as faixa de trânsito, passarelas e coloca a sua vida em riscos vê de outras, motorista acha que deve fazer o que vem a sua mente, não respeita ao próximo, e tão quanto as leis de trânsito, agora o que não pode ficar dizendo, que nosso Brazil não tem como mudar as leis, porque tudo pode ser mudado, quando dividimos e queremos mudar, porque essa história e conversa para boi dormir,

  23. Fábio Sardinha Ferreira disse:

    Poderiam sim deixar os instrutores práticos ter livre acesso , matrículas são pessoais e terceirizar o serviço deles junto ao órgão público diretamente sem ter que ser manipulados por empresas privadas que ganham nas costas dos profissionais de trânsito desde que fizeram a obrigatoriedade de ser fixado em CFC pra trabalhar

  24. Gizele da Silva Martins disse:

    Sou instrutora de trânsito, e o que percebo é que a informação precisa chegar não só aos condutores, mas todos que estão inseridos no trânsito. Como pedestres, ciclistas entre outros de uma forma objetiva e clara. E mostrar que as regras precisam ser obedecida.
    Como através de palestras nas escolas pontos estratégicos com terminal rodoviários entre outros.
    Existe o maiô amarelo 90% da população brasileira nunca ouviu falar disso.
    Pois preparo meus alunos para o trânsito não quero só dar uma habilitação a eles, digo que eles tem que ser conscientes que eles estão indo pra uma guerra então tem que estar preparados, atentos, atualizados entre outras coisas.
    Acho que o pessoal do Denatran precisa da opinião do profissional que estar no trânsito dirige de 7 a 9 horas por dia é fale das dificuldades aí vão saber o que precisam fazer, e como agir.

  25. Gizele da Silva Martins disse:

    Att: Gizele Da Silva Martins

  26. Sônia Regina de Oliveira disse:

    Tem muitas pessoas que dirige sem carta normal eu estava tirando carta só carro ainda não consegui não deveria ser só um ano tem que ser mais quando formos fazer exame nosso instrutor deveria ser nossa examinador ele sabe se temos condições de dirigir obrigado

  27. Ricardo AlencarSampaio disse:

    Os Estados unidos não são referência, quando se trata de redução de eventos e mortes no trânsito, pois são o terceiro maior matador do mundo.
    No entanto, existe uma legislação severa, que pune os infratores com rigor diferente do Brasil que trata as sequelas e mortes provocadas pelo trânsito com descanso e desrespeito a vida, com uma legislação torelante e conivente.
    Quando se fala em curso teórico a distância, estamos propondo que as pessoas decorem uma legislação e vá se tornar mais um assassino e ou suicida no trânsito, pois a formação de um condutor vai mais além de simplesmente ser aprovado na prova do Detran.
    Precisa ter muita cuidado com a vida, não esqueçam senhores, que vocês também são usuários da via.

  28. José Carlos Martins de Aquino disse:

    Bom dia a todos podemos começar a dizer assim muitos consumidores sempre reclamam de prazos tempo para reteste tempo do processo e sempre todos os males cai no CFCs não sou dono sou apenas um instrutor prático mas me intereso por cada andamento que acontece diariamente mas que tal começarmos pelo princípio de tudo vcs já tem a média de quantas pessoas entram com pedido de CNH B AB e inclusão para B e A por Estado considerando que no meu estado que e Goiás um taxa de AB o custo e 524,00 e B 328,00 e alguns centavos para simplisme cadastrar o aluno sem contar as autoras categoria por favor não me fale de custo pois o próprio contribuinte f já pagou por esse sistema a muito tempo pensa no dinheiro arrecadado por todo estado por mês isso sim que gasto exorbitante sem sentido um valor desses por uma simples Matrícula sem contar os prazos falsos que existem por exemplo sabemos que se fala em 15 dias mas para o aluno estar fazendo a prova soma se 20 a 22 dias um ano de processo não existe e bem menos que isso tantos feriados outro sim quando um aluno surge com um problema de saúde perdeu o emprego ele poderia trancar seu processo assim ele não perderia seu dinheiro tão suado mas e muito fácil virar as costas para isso e jogarmos sempre a culpa no CFCs em tudo que podem quanto as aulas noturnas o simulador está nos ajudando a sairmos de um grande problema há perdemos amigos com essa prática de aula noturna será que não merecemos uma segurança maior ou então tire a obrigatoriedade das aulas noturnas em fim esperando por melhores dias não piores quantas famílias precisam desse trabalho. Que Deus possa dar uma boa saída para todos nós.

  29. Augusto Silveira Oliveira disse:

    Os famosos CFC são na verdade uma forma de se tirar dinheiro dos menos favorecidos, que passa por esses CFC não saem aptos a pegar a direção e sair com 100% de capacidade. A maioria são treinadas e retreinadas a fazer o percurso e os testes exigidos dentro dos Detrans. Um absurdo.

  30. Celso Henrique disse:

    Parabéns Celso e Garonce pelo bate esclarecedor e sem sensacionalismo. Infelizmente vemos pessoas querendo se aproveitar de algo de tamanha importância e que ao invés de ajudar vem prejudicando e nos deixando muito assustados.

  31. Joao batista disse:

    Sabem nada do jeito que quase todos os deputados e senadores desse pais sao curruptos e ladroes com certeza os cindicatos das cfc dao propinas a eles para manter as cfcs eu nao apredi nada de tao especial na cfc e sim na pratica e pelo custo do curso completo e um roubo parece ate que os bestas dos brasileiros sao todos ricos pra ta enchendo a bunda desse povo de dinheiro por que tudo que se fala nesse pais o dinheiro vem em primeiro lugar ja que os donos das cfc sao tao defensores delas nao fazer uma aulaais barata mais humana sao ipocritas safados to cheio desses descarados que vem aqui pra defender os entereces deles ai sao contra ficam falando que os acidentes vao almentar po por que nao vao ao congresso diser para os deputados aprovarem uma lei para bloquear os veiculos para andarem no maximo 120 por hora ja que as nossas BRS os limites maximo e 100 por horas rebanho de bestas assim nao averia acidentes ipocritas demagogos

  32. ADEMIR TOANI disse:

    Sou do ramo de autoescola desde 1968,na cidade de Botucatu-SP.

    Se querem abaixar o preço da primeira habilitação no Brasil,seria muito mais fácil,reduzir o número de aulas teóricas ou práticas..

    O Simulador,as 45 aulas teóricas,as 20 aulas práticas de carro,as 20 aulas de moto,as coletas de digitais,o cadastro na Prodesp,entre outras coisas.São os ítens que acumulados,encarecem o custo da primeira habilitação.

    Agora querer findar as aulas teóricas obrigatórias,é como voltar na década de 70,onde os alunos estudavam por conta própria em livrinhos de trânsito.

    Mesmo liberando os alunos para estudarem nos sites ou via EAD,nada supera o curso presencial,a interação dos alunos nas salas de aulas é fundamental para o perfeito aprendizado.

    Porque excluir as aulas teóricas do CFC?
    Será que já tem outro lobby montado como foi na obrigatoriedade das aulas no SIMULADOR?

    Se isso ocorrer de fato,milhares de salas de aulas serão fechadas e milhares de profissionais perderão seus empregos.

    Acho que o Bolsonaro,não defende o desemprego…

    Denatran e Contran..vamos pensar juntos…

    FÉ EM DEUS…

  33. Sergio Nobuhiro Watanabe disse:

    Sr. Fernando, se nada é certo então porque a declaração do ministro e do presidente em declarar grandes mudanças como o fim do simulador, o EAD como mais uma alternativa de ensino teórico e o compromisso da diminuição do custo para a população com relação ao processo de habilitação sem alterar drasticamente este processo? Quero esclarecer que o sistema é falho sim mas com erros vindos do próprio governo como a implantação do simulador de direção. Temos que mudar sim algumas pautas mas porque não começar em acabar com a corrupção no setor? Esta semana o Detran de SP irá convocar CFCs que não atingiram a meta de 60% de aprovação conforme resolução do próprio CONTRAN ações que nada contribuem para a melhoria dos acidentes de trânsito ou capacitação dos alunos pois CFCs que são éticos são punidos pelo alto nível de reprovação e CFCs que estão no sistema corrupto são beneficiados por esta resolução pois tem alto índice de aprovação. CFCs que se preocupam com a melhoria e ética estão em extinção entrando e fortalecendo redes de CFCs que se enriqueceram do sistema sem qualidade alguma. Vejam os CFCs familiares onde havia a esposa no balcão, o marido e filhos na instrução estão acabando, na lógica a família sabe que terá que ter um bom serviço de atendimento e instrução para poder ter mais indicação com o preço justo. Hoje as redes doam processos para no fim vender facilidades sem se preocupar com o cliente tanto que surgiu diversas empresas dando aulas para habilitados sendo eles responsaveis pela habilidades dos motoristas? kkkk

  34. Conan disse:

    É uma porcaria esses cursos ministrados por escolas de formação, vc apenas pega o certificado para trabalhar como instrutor, o cara tirou a CNH de caminhão e depois vai para dar aulas kkkkk, nem ele tem experiência alguma!!! Aí, aí, aí. Estamos lascados

  35. Oyama disse:

    O lado ruim das coisas no Brasil é que visam somente a fonte mas não se preocupam num todo.
    Por exemplo, na refrigeração há a questão também dos CFCs mas não sabem instruir onde descartar os cilindros dos fluidos.

  36. Elias disse:

    Boa noite!!
    Como instrutor teórico a mais de 20 anos, é muito importante as aulas teóricas presenciais, percebo claramente a dificuldade de aprendizado de vários alunos, e sempre fico preocupado com futuro deles como condutor que é muita responsabilidade…
    Mas creio em colocar matérias de segurança no trânsito, nas escolas como obrigatória..

  37. Elias disse:

    Estão pensando em propostas políticas de reduzir custos.
    E a segurança como fica?
    Não se ligaram que o acidente de trânsito está afetando a previdência, a pessoa trabalha uma semana sofre um acidente, já fica encostado, aposenta ou deixa uma viúva recebendo..
    É claro o prejuízo que os acidentes de trânsito causam.
    E só pensam em facilitar, e a segurança no trânsito como fica???

  38. Carlos silva disse:

    Os alunos deveriam ser avaliados por instrutores experientes que trabalham nesta profisão. O concurso de examinador do detran deveria ser somente para instrutores pois se ensinam tem mais capacidade para examinar o aluno.

  39. Eliete disse:

    Sou instrutora de trânsito e atuo específicamente nas aulas teóricas, acredito que será um erro acabarem com os CFCs pois em sala de aula eu sempre busco trabalhar a conscientização dos condutores e tenho percebido que isto é muito eficaz. Observo que pessoas que já dirigiam mesmo sem habilitação se surpreendem quando mostro a eles o risco que um veículo representa. Ou seja as “auto-escolas” servem justamente para ensinar e a moldar os futuros condutores para um trânsito seguro.

  40. MARCOS disse:

    COMO INSTRUTOR PRATICO, PENSO QUE A RELAÇÃO DO APRENDIZ COM OS MEIOS DE APRENDIZAGEM TAIS COMO: SIMULADORES, AULAS PRATICAS E TEORICAS, SÃO DE FATO MUITO BENEFICA PARA OS ALUNOS. VEJO DE FORMA POSITIVA ESSES MEIOS, NESTE SENTIDO QUERO RESSALTAR QUE ACABAR COM ESSES MEIOS, NÃO RESOLVERIA EM NADA A VIDA DE QUE VAI APRENDER A DIRIGIR. NINGUEM CONSEGUE APRENDER TUDO SOZINHO, NÓS SEMPRE PRECISAMOS DE U MESTRE QUE NOS ENSINE O CAMINHO. O QUE NA MINHA OPINIÃO ESTÁ DEMAIS SÃO A BUROCRACIA É AS TAXAS QUE SÃO COBRADAS, ESSAS SIM DEVERIAM SER MENORES, MAS NÃO ACABAR COM OS MEIOS DE APRENDIZAGEM. TODOS ESSES MEIOS DE APRENDIZAGEM SÃO VALIDOS, DESDE QUE QUEM OUVE FAÇA DIREITO E QUEM ENSINA ENSINE DIREITO. EX. JA GENTE QUE SO FEZ AULAS NA RUA E ATE HOJE NÃO CONSEGUE ESTACIONAR O CARRO E NEM DIRIGIR DIREITO, E PASSOU NA PROVA DIRETO.

    • Adriano Muniz da Silva disse:

      Concordo com algumas coisas, só não concordo com o simulador. Simulador é para piloto de avião. Motorista tem ir é para o trânsito, lógico que no devido tempo. Alguns não precisam de muitas aulas e outros precisam de muitas aulas.

  41. Quanta qualidade! Faz tempo que não vejo tanta informação bem detalhada em um só post, a informação bem repassada que faz a diferença. Eu como leitor amo isto, trabalho excelente!

  42. Adriano Muniz da Silva disse:

    Tem que acabar é com o Detran. O órgão mais corrupto dos estado. Quem sabe qual aluno ta preparando para o trânsito é o instrutor que passa vinte e cinco horas aula com o aluno. E o examinador do Detran, em vinte minutos, tira todo o dinheiro que o aluno tem. E quem não tem dinheiro, não passa.

  43. Ademir Almeida disse:

    Sou instrutor instrutor a 15 anos e a 3 anos sou instrutor teórico…pra ser igual a todos não aceitaria ser instrutor em sala de aula, portanto minhas aulas são diferenciadas, tenho muitas dinâmicas, tenho caça palavras da legislação e ainda canto duas músicas que fiz sobre as matérias, trago na sala as matérias que caem na prova e situações que enfrentarão no exame prático e também assuntos do dia a dia de cada motorista…por isso acho desnecessário acabar as aulas teóricas

  44. Ângelo disse:

    Qunto Diretor e Instrutor de CFC, o pai da idéia deveria prestar exame de habilitação após cassação por multas gravíssimas, e por tentar acabar com o trânsito, pegar uma boa cadeia, esse marginal do BOLSONARO, não vai poder nada na cadeia

  45. Ângelo disse:

    Bolsonaro, multado várias vezes, aprendeu a dirigir num trator e sugere algo semelhante ao cidadão, besta humana, presta mais um deserviço ao Brasil com sua insanidade mental e moral.

  46. Leon disse:

    Olha estou no processo da CNH eh sinceramente cobrar 250.00 para taxa de aluguel de moto ou carro fora o Duda de 108.00 isso tudo pra que extorquir dinheiro acho Justo abaixarem o valor da Cnh sim inves de 1.600 ou 1.800 coloca um valor que qualquer um pode pagar isso eh um salario tdo fora as taxas do detran eh em falar em detran todo mundo sabe la tem uma mafia da reprovaçao na boa eles fazem de proposito sabem que o candidato ta nervoso eh ficam ainda te atasando pra vc errar isso nao eh Justo tbm defendo que poderia se fazer o reexame sem prescisar pagar o valor de quase 500 sendo que la no Inicio vc pagou 1.600 vamos as contas 500 reais por cada reprovaçao se vc for reprovado 3 ou 4 vezes ja perdeu ai 2.000 fora os 1.600 do inicio na boa isso tinha que acabar

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