Publicado em 13 de julho, 2019 as 08h15.

Mais uma Fake News: validade da CNH não aumentou para 10 anos. Fique atento!

Por Mariana Czerwonka.

validade_CNH_boato_destaqueUm vídeo circulando nas redes sociais espalha a informação falsa de que “Acabou de ser feita uma coletiva de imprensa ao vivo em Brasília, onde a CNH passou a validade de 5 anos para 10 anos, a pontuação de 20 passou pra 40 e tirou a exclusividade dos exames serem feitos pelo DETRAN poderá ser feito por qualquer médico e inclusive pelo SUS GRATUITO”.

Todos esses pontos citados estão num Projeto de Lei apresentado pelo governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados, dia 04 de junho de 2019. O vídeo que circula foi gravado nesse dia, e se refere à apresentação do PL, não uma coletiva que coloca em vigor a regra.

O que isso quer dizer? Diferente do que a mensagem propaga, essas regras não estão valendo e para entrar em vigor, a proposta deverá ser analisada pelas comissões da Câmara e depois ser votada por deputados e senadores.

O Portal do Trânsito destaca que o jornalismo deve ser baseado em ética e compromisso com a verdade.

Sempre que receber esse tipo de mensagem é necessário verificar a informação em sites confiáveis, como é o caso do Portal do Trânsito. E só compartilhar informações quando se tem certeza da veracidade dos fatos.

21 respostas para “Mais uma Fake News: validade da CNH não aumentou para 10 anos. Fique atento!”

  1. FRANCISCO DE ASSIS DA SILVA disse:

    Parabéns Portal do Trânsito, por compartilhar suas observações de grande importância para nós seguidores.

  2. Ogildo Chagas do Carmo disse:

    Recebi essa mensagem e vim verificar, vejo que um projeto em andamento que passará pela câmara para ser votada…

  3. Mário Américo Costa disse:

    Minha CNH venceu a 2 anos caso seja aprovado a validade por 10 anos minha CNH ainda vale mais 4 anos ? Se sim preciso tirar 2 via ?

  4. Marco disse:

    Desculpem, mas eu já li em vinte ou trinta lugares, ouvi em várias emissoras de rádio, vi na televisão, conversei com diversas pessoas sobre isso, inclusive com minha família. Tem gente a favor, outros contra e alguns indecisos, mas TODOS, todos mesmo, sabem que o projeto ainda nem passou pelas discussões necessárias na Câmara dos Deputados. Me parece que alguns brasileiros andam meio desligados. Vamos ficar atentos pessoal, o Brasil precisa de nós acordados.

  5. Muito interessante essas informações!

  6. Emerson disse:

    Pelo que estou vendo não é fake pois vi que setembro já entra em vigor

    • Mariana Czerwonka disse:

      Emerson

      Talvez haja uma confusão. Em setembro é a Res.778/19 que altera algumas regras do processo de primeira habilitação que entra em vigor. O PL que trata do vencimento da CNH e do aumento de pontos para fins de suspensão do direito de dirigir não tem prazo para ser votado.

      Equipe Portal

  7. Henrique disse:

    Existe alguma previsão aproximada para a promulgação dessa lei?

  8. Ivo Borges Justino Júnior disse:

    Alguns site dizem que entra vigor CNH 10 anos partir de 15 setembro 2019? E verdade está afirmação?

  9. TATIANA CAVALCANTE disse:

    Boa tarde,

    Li num site que as novas regras valem em setembro desse ano, é verdade? A minha CNH vence no dia 03.09, e eu teria que renovar agora?

  10. Eu Mesmo 8) disse:

    cnh com validade ate 2020 tem direito áh mais 5 anos? Como que funciona esse negócio(…)

  11. […] As fake news são matérias com conteúdos inverídicos, publicados pelos veículos de comunicação, a fim de chamar a atenção das pessoas, seja para disseminar ódio contra grupos minoritários, políticos – partidos – ou desbotar uma ideia já consolidada – o que seria mentir por mentir. Ocorre que, com o advento das redes sociais, tais publicações adquiriram um espaço expressivo, sendo compartilhadas vertiginosamente e, dessa maneira, tem se demonstrado verdadeira ameaça aos direitos fundamentais. […]

  12. […] As fake news são matérias com conteúdos inverídicos, publicados pelos veículos de comunicação, a fim de chamar a atenção das pessoas, seja para disseminar ódio contra grupos minoritários, políticos – partidos – ou desbotar uma ideia já consolidada – o que seria mentir por mentir. Ocorre que, com o advento das redes sociais, tais publicações adquiriram um espaço expressivo, sendo compartilhadas vertiginosamente e, dessa maneira, tem se demonstrado verdadeira ameaça aos direitos fundamentais. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *