Publicado em 20 de maio, 2020 as 08h18.

Em meio a pandemia, Deputado quer tornar facultativa a realização de aulas em CFCs

Por Mariana Czerwonka.

Aulas facultativas
De acordo com o PL qualquer condutor habilitado poderia ensinar o aprendiz. Foto: Arquivo Tecnodata.

Em meio a crise sanitária e econômica que vive o Brasil, mais um Projeto de Lei que promove mudanças na formação de condutores é apresentado na Câmara dos Deputados. Dessa vez é o deputado Eduardo da Fonte (PP/PE) que pretende tornar facultativa a realização de aulas teóricas e práticas em autoescolas para obtenção da CNH nas categorias “A” e “B”. Esse é o tema do PL 2606/20 que começou a tramitar no último dia 13 de maio, na Câmara dos Deputados.

O projeto altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB – Lei 9.503/1997) e diz ainda que as aulas poderiam ser dadas ao “aprendiz” por qualquer condutor habilitado.

Para Eduardo da Fonte, diante da crise econômica trazida pela pandemia de COVID-19 (novo coronavírus), os recursos financeiros estão escassos para a maior parte da população.“Ao longo dos últimos anos, com exigências maiores sobre a maneira de ministrar o curso de formação de condutores das categorias “A” e “B”, os custos necessários para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) se elevaram enormemente”, argumenta o Deputado.

O Deputado justifica ainda que o preço da CNH nas categorias “A” e “B” representa uma barreira e reduz as oportunidades de trabalho e melhoria financeira de milhões de famílias por todo o país.

“Assim, nossa intenção é de que o aprendiz e candidato à CNH tenha que arcar apenas com os custos das taxas do processo de habilitação, que já se mostram suficientemente elevados, sem a adição de altos valores praticados por autoescolas no Brasil”, justifica Fonte.

Tramitação

A matéria está em início de tramitação e aguarda despacho do Presidente da Câmara dos Deputados.

BANNER RECICLAGEM COM CÓDIGO

67 respostas para “Em meio a pandemia, Deputado quer tornar facultativa a realização de aulas em CFCs”

  1. Ronne souza disse:

    Pura loucura,
    Os números de acidentes já são enormes, imagem sem qualificação o aprendizado!!!!
    Temos que ter PL para melhorar a qualidade do trânsito isso sim…

  2. Maurício Costa dos Santos disse:

    Acho muito bom essa atitude do deputado parabéns

  3. Maria da Assunção Silva disse:

    Com referência a PL 2006/20 do deputado Eduardo, é preciso cautela na sua aprovação. Com sugestão deveria ficar obrigatório o candidato a sua presença no CFC, para uma avalição por parte da entidade. Daí faria só aulas necessárias para correções de possíveis manias incorretas. Aí sim. Não aprovar qualquer habilitado proceder esses ensinamentos. Dirigir é uma atividade de alta responsabilidade!

    • Joaopaulo disse:

      Já não basta roubar o nosso dinheiro todos dos dias e agora querem causar mais desemprego ! O que realmente deveria acontecer e todos os políticos serem presos!!!

  4. Os nobres legisladores estão esquecendo do risco que é um veículo nas mãos de um usuário despreparado, o processo de ensino tem todo uma técnica de ensino e didática para que ele possa acontecer, tem fundamentações importantes, como a cidadania no trânsito, o respeito ao meio ambiente, etc.
    Na verdade esse projeto só leva em consideração a prática, o que é uma visão errada, pois um bom condutor não se julga pela sua habilidade, e sim por um conjunto de conceitos que ele deve adquirir em sua formação, pois de nada adianta ser habilidoso sem conhecer Legislação de Trânsito e Direção Defensiva, ou um condutor que não está consciente de seu papel como ator do contexto.
    Estão muito focados em habilitar o cidadão, mas estão esquecendo que é imprescindível um processo de formação, onde este acontece dentro dos CFCs, e somente la.
    Só instrutor e já vivenciei vários comentários como: meu irmão foi me ensinar e começou foi a xingar; meus esposo só sabia brigar; meu amigo ensinou errado. Isso é resultado do ensinando de uma pessoa que não é um profissional qualificado para tal finalidade.

    • Eliana disse:

      Eu concordo plenamente com o que vc escreve , imagina o trânsito brasileiro e violento onde já se viu um projeto que qualquer um pode ensinar , então quebra o código de trânsito que não se pode dar o veículo para uma pessoa não habilitada, sai na rua para ensinar mata uma pessoa quem responde por isso ?

  5. Ana Paula Moreira disse:

    Eu sempre vou prezar pela segurança e responsabilidade no trânsito quando estou ensinando ao já habilitados, pois o trânsito esta cada vez mais egoísta e irresponsável!! Essa premissa é ainda mais importante para os candidatos a 1ª Habilitação e os Instrutores de Trânsito são os mais indicados para passar esse ensinamento. É importante que profissionais sejam responsável em ensiná-los e não qualquer pessoa que possuir uma habilitação! Como disse nossa colega no comentário acima, é preciso muita cautela quando se trata de habilitar pessoas, pois a responsabilidade no trânsito é enorme!!

  6. Deivisson disse:

    O problema dos valores nos cursos da auto escola são as empresas tercerizadas que são verdadeiras sanguesugas,e que foram aprovadas pelos politicos que hj querem acabar com os Cfc’s. O trabalho dos Cfc’s é muito importante na formação dos condutores,é só eliminar esses paresitas que estão pongados nas auto escolas que os preços com certeza cairam e os cursos ficaram justos.

  7. Aí o Sr. Adota todos os filhos e família dos profissionais da área que sustentam suas famílias.

  8. Jose Elias da Silva disse:

    Este maldito deveria propor a redução dos salários dos senhores deputados e todos os poderes, pois os mesmos tem suas geladeiras cheias e salário na conta todo mês porém para ele que não t o que fazer o melhor é cuidar da vida dos outros neh deputado!

  9. Edira Soares disse:

    O que o Deputado esqueceu é que o processo de formação de condutores é necessário para que as pessoas adquiram conhecimentos e habilidades para conduzir um veículo automotor. É uma formação que está sendo ofertada ao cidadão, se o valor é elevado que o Estado busque meio de subsidiar a formação ao cidadão e não deixar facultativa, como se fosse desnecessária e cada um que aprenda por sí e se submeta a todo tido de risco no trânsito. Perceba o risco, proteja a vida!

  10. Alvaro j. Pedroso disse:

    QUE MOMENTO DIFÍCIL ESTAMOS VIVENDO . RETROCESSO : O RISCO DA VOLTA AO AMADORISMO. A SAÚDE SOB A GESTÃO DE QUEM NÃO É MÉDICO . AGORA VEM MAIS UM DEPUTADO COM PREFIXO S N M ( SEM NOÇÃO NENHUMA ) PROPONDO A VOLTA DO AMADORISMO NO ENSINO PARA NOVOS CONDUTORES. ESTE PRETENSO LEGISLADOR NÃO TEM A MÍNIMA NOÇÃO DA LEGISLAÇÃO EM VIGOR SOBRE TRÂNSITO NO BRASIL. DEUS NOS PROTEJA !

  11. Luciano Gonçalves Nobre disse:

    Essa proposta é um verdadeiro retrocesso paraca classe, se com os instrutores que sao legalizados e eles sabem todos os procedimentos necessarios morrem muita gente por vitima de tránsito e colocando pessoa que nao tem noção para dar aula imaginem como vai ficar nosso trânsito.

  12. Carlos Soares disse:

    E aí já não contente com a quantidade de desempregados o camarada quer tirar empregos de mais pessoas, instrutores e funcionários das autoescola.

  13. Gabriel disse:

    Aí vai virar a grande merda msm se isso acontecer , tendo aula por capacitados as vezes já é difícil imagina tendo aula com qualquer pessoa habilitada o caos que vai ser esse trânsito.. tem gente que usa de enfeite o cerebro só pode!

  14. Kelis Lima disse:

    Se não morre de corona morre no trânsito! Infelizmente as pessoas acham que vivem no mundo de antigamente que era só mato para todo lado, hj a realidade é outra!

  15. Judson disse:

    No momento difícil que estamos passando vem um desequilibrado falar uma besteira dessa , amigo veja as estatísticas do Brasil o guanto e difícil manter a educação no trânsito aí vem um sem noção falar uma barbaridade dessas o trânsito brasileiro e o que mas mata comparando aos outros países.!!!!! Louco queres diminuir os preços das habilitaçães traga insentivo pra classe trabalhar sem está no vermelho.

  16. Maurício Dantas disse:

    Esse deputado é um louco.

  17. ligeirinhopr disse:

    Os políticos brasileiros, brincam com a população, esse PL, é um absurdo, enquanto o DENATRAN/DETRANs,, tenta amenizar os acidentes e mortes de transito, acho que esse deputado Eduardo da Fonte (PP/PE, ganha propina das funerárias. O cidadão dirige, libere para fazer a prova prática no órgão de transito, mas fica pendente a teórica, porque o que tem de condutor que não conhece respeitam a sinalização ou não conhece.
    Tem que fazer um estudo mais profundo do tocante. O SR. Alváro J. Pedroso, gostei de seu comentário.

    • Rodriguea souza disse:

      Realmente não conhece o transito no Brasil e nem o CTB, com todas essas informações os condutores cometem falhas, imagine sem conhecimentos. Isso é uma vergonha! Eles querem uma sociedade sem conhecimentos e ainda deixar muitos profissionais desempregados.

  18. ligeirinhopr disse:

    Os políticos brasileiros, brincam com a população, esse PL, é um absurdo, enquanto o DENATRAN/DETRANs,, tenta amenizar os acidentes e mortes de transito, acho que esse deputado Eduardo da Fonte (PP/PE, ganha propina das funerárias. O cidadão dirige, libere para fazer a prova prática no órgão de transito, mas fica pendente a teórica, porque o que tem de condutor que não conhece ou conhece e não respeitam..
    Tem que fazer um estudo mais profundo do tocante. O SR. Alváro J. Pedroso, gostei de seu comentário.

    • Conceicao disse:

      Eu nunca vi tanta falta de noção desde deputado que não tem .responsabilidade. .que da aulas de moto pra quem não sabe nada .o perigo meu vizinho foi tira a moto e não quis bota no cavalete .Pra começa disse que tinha noção. Deixou a moto cair na pena dele teve que botar pino.gemte aqui e Brasil..Detran antigamente a pessoa fazia exame no carro dele .só que carro todo ferrado ..e tem que te pelo menos 8 anos de uso..Cara que vai tira CNH. Tira CNH só pra te não tem carro ..aqui .tudo que eles inventa. Pra eleição.esquece que vc .gerar muito emprego.e muito triste um deputado dize que é 2 mil.kkk.cfc que cobra 2 mil não trabalha..E tem mas um duda 310.clínica 215.promocao no vc.gente governo e quem ganha cfc.tem vários encargos .clínica. 215 .médico um psicóloga. Clínica ganha muito dinh.cfc .coitado 1300 .E uma m.pois certo era 2mil.pois cada aulas instrutor ganha 12 reas .faz a conta. Por aulas.vcs não sabe alutar .Pra paga os instrutores. Quem tem cfc .sofre estou falando vejo sofrimento do meu filho.agora então fechado.so Jesus. Porque ele não faz um projeto pra te cfc também federal.cara poderia escolher.assim como fez despachante federal.hj tem estadual e federal .acabou com .com sofrimento do povo. Fica defendendo só de um.órgão. hj cfc.paga todo ano um de credenciamento. Sem necessidades. Ser foi credenciado. Porque passa por nada humilhação..fez uma fez .só era paga taxa .eleva os doc..mas não fazem.vistria anula perde os mesmo doc .manda vc faze .um sala de aulas 23.de sala de aula..dono não pode trabalha no seu próprio auto escola .sendo que contrata .não de obra que ele mesmo poria faze .arrumou simulado pra ferra mas .graça ao bom Deus. Nosso presidente ..acabou com este absurdo.bota aulas noturna. Os instrutor .coitados sofre olha só Jesus. Peço ao presidente pra nos ajuda .não a mim mas.os trabalhadores que dão seu sangue

  19. Penso que têm que continuar como ta a aprendizagem se com as aulas obrigatórias o número de acidentes continua aumentando imagina mudando isso e que o futuro motorista de valor a carteira de habilitação e que se torne mais rígido pra tirar a CNH com essa mudança falado pelo político vai piorar o transito

  20. Daniel disse:

    Para que haja diminuição dos custos no processo de habilitação, seria fundamental que o corte de gastos começasse pelo poder público, onde altas as taxas impostas no que diz respeito a habilitação muitas vezes fogem da realidade de boa parte da população. Não podemos retroceder e perder aquilo que se construiu baseado nos erros e acertos durante muito tempo, o conhecimento que adquirimos por meio da aprendizagem é fundamental para exercermos nosso papel de cidadão no trânsito e infelizmente nem todos estão aptos a repassar esse ensinamento com seriedade.

  21. Décio Vieira de Souza disse:

    Sr. Deputado, a pior barreira que existe são projetos igual a esse que quer propor de acabar com as auto escolas e deixar milhares de pessoas que vivem disso, sem emprego ou como manter suas vidas. Porque não investir em Educação, será que ao chegar aí vocês todos sofrem uma lavagem cerebral e não tem projeto algum para Educação, e querem aprovar coisas sem total importância, reveja Sr. Deputado.

  22. Tiago disse:

    ACHO JUSTO SIM A MUDANÇA ATÉ PORQUE OS INSTRUTORES NÃO ENSINAM COMO SE DEVE ALÉM DISSO PEGAM DINHEIRO DE ALUNOS PARA GARANTIR QUE OS MESMOS NÃO SEJAM REPROVADOS NOS EXAMES . CFC TEM QUE ACABAR MESMO ACABAR COM ESSA CORRUPÇÃO

  23. VERA SANTOS DA SILVA disse:

    E as mortes de trânsito que tem, e o motorista é habilitado,onde ele coloca às aulas teóricas e práticas que aprendeu no CFC?

  24. O autor desse PL disse que as taxas do Detran já são muito caras, e para não aumentar os preços, está querendo diminuir as aulas práticas; por quê não se faz uma lei para diminuir o valor dessas tais taxas? O governo não pode perder, mas os CFCS podem, isso é uma falta de respeito com nossa classe, e quando diz que não de aula teórica , ele se esquece que tem candidato que não sabe sequer ler, como fará para ficar conhecendo as placas de sinalização?

    • Alessandra disse:

      Concordo plenamente!
      Penso que deveria diminuir o valor das taxas que acaba ficando mais caro que a própria habilitação ou dependendo do caso equivalente ao processo da autoescola.
      Aumentar a quantidade de aula prática,pq o aluno que ñ sabe nada, na realidade ele só aprende passar na prova.
      Como o aluno terá conhecimento da legislação entre outras coisas,sem ter aula teórica?
      Esse cara tá louco!

  25. Edmar Batista disse:

    A volta ao amadorismo e o desemprego

  26. Peterson Lima disse:

    Caro Sr. Deputado, primeiramente faz se necessário avaliar todo o aprendizado desprendido hoje para um habilitando por parte dos CFCs, e com relação aos valores desculpe me em dizer ques o CFCs não praticam preços absurdos e impagáveis, vez que são obrigatórias 20 horas aulas práticas para cada categoria de primeira habilitação. Obviamente não são os CFCs que obrigam tal exigência, que no meu ponto de vista se fazem necessárias, mas com um pequena redução dessa carga, já diminuiria consideravelmente o valor final!!! Pense nisso, analise, debata com populares e colaboradores do setor!!!

  27. Rossana disse:

    Viu…. vcs estão e palhaçada né? A profissão regularizada, a qualificação obrigatória, a gente dentro e uma empresa com graças a Deus maia de uma função, (pra conseguir sobreviver), vem um Zé bunda e faz isso! Num Brasil que o aluno de 23 26 32 anos não sabe interpretar texto! É de descolar Rêgo da bunda

  28. Silvio Silva disse:

    Realmente a Cnh é cara no nosso pais, dura para o resto da vida tem manutenção acada 5 anos,barato é um smartphone que custa R$ 4,000 em menos de um ano ja esta obsoleto

  29. Maicon disse:

    Pergunta pra esse deputado se ele ja esta ciente de quantas pessoas morrem no transito brasileiro por dia,acho que deveria aumentar o numero de aulas para podermos passar um ensino de qualidade, se dessa maneira nao conseguimos deixar os candidatos apto a realizaçao de um exame imagina com uma pessoa despreparada ensinando e so uma maneira dos detrans arrecadar mas dinheiro com duda,vamos jogar todos nesse transito louco e salve quem puder.

  30. Dawson marques de souza disse:

    Senhor deputado Eduardo da Fonte faz um seguinte libera a CNH para
    a população e tá bom depois o senhor vai ver a merda que vc fez.

  31. Dawson marques de souza disse:

    Tira a taxa do DETRAN que é um absurdo. Há faz um seguinte só pode perde (03) pontos no exame prático aumenta pra (20 ) pontos aí os alunos vão ter mais chance de passar.

  32. Roberto disse:

    Sou totalmente contra !

  33. Alex disse:

    Eles querem acabar com os empregos mesmo, esse deputado nem conhece nada das empresas chamada Auto escola. Quer dizer que todo investimento dos donos da auto escola e dos instrutores não serve para nada.

  34. angela fraga disse:

    Nao acho nada mal a intenção dele, pois muitos que passaram por cfcs após terem sua habilitação esquecem tudo o que aprenderam, nao respeitam semaforos, e nem o que significa o modelo, a cor e os outros detalhes. Vão só pela decoreba. Os bons motoristas nao respeitam nem os carros das auto escolas. Que bons motoristas são estes?

  35. angela fraga disse:

    Com certeza muitos que estão contra devem ter se habilitado qd nao haviam cfcs. Era só na grana e feito.

  36. Alex Luiz disse:

    Concordo que volte pois fiz minhas aulas teórica mais infelizmente não fiz as práticas por causa da pandemia mais podia sim reduzir os valores pois são muito caros mesmo !…

  37. Rosana disse:

    Se as taxas do detran são caro tira as taxas que o valor da CNH cai agora tirar as aulas e um absurdo uma falta de vergonha

  38. Geraldo souza disse:

    Essa opinião do deputado deveria ser respeitada, afinal de contas somos todos iguais, só que no Brasil todos querem tirar vantagem em cima do cidadão de bem, ex:
    Valores absurdo pra possuir um documento que é de direito do cidadão, e outra, o cidadão tem o direito de ir e vir, agora um pai de família que ganha um salário mínimo com três filhos pra sustentar não consegue tirar a habilitação por conta dos valores absurdo que as auto escola pedem .

  39. Silas Sena disse:

    Prefiro ser direto: Este deputado tomou a caixinha e jogou o remédio fora!
    Sem noção de tudo!

  40. Edmilson Mendes disse:

    Infelizmente os instrutores de cfcs não tem valor algum, ninguém reconhece o trabalho que nós temos para preparar o candidato para o teste de direção.

  41. Elias disse:

    Muita ignorância desses parlamentares, com o atual rigor já
    morrem mais de 40 mil pessoas por ano em acidentes de trânsito, imagine se isso passar?
    Pessoal mal informado. .

  42. Adalberon Nascimento disse:

    É lamentável que pessoas sem o mínimo de bom senso tenha ideias absurdas em um trânsito que cada dia mata muito com o novos motoristas treinados por instrutores preparado pra transmiti-los auto conhecimento pra uma direção segura e ampla conhecimento da legislação de trânsito, vem esses gênios querendo retroceder..

  43. Manoel disse:

    Oportunista esses políticos seria bom se usasse pra mudar as taxas ou que fosse feito só as aulas nessessaria mas não querem deixar uma classe enorme de profissionais sem emprego

  44. Wilson junior disse:

    O que torna o valor da Habilitação cara, são as taxas cobradas pelos Departamentos Estaduais de Trânsito. As Autos Escolas tem o seu papel para que o trânsito seja menos violento. Espero que essa PL não seja aprovada.

  45. Liliany disse:

    O que encarece a primeira habilitação, são as exigências do Contran. Detran. Que não acompanha a realidade.
    O aluno deveria fazer a quantidade de aula que precisar, eu fiz 5 aulas e passei de primeira.
    O Detran impõem que o candidato a tirar dia categorias faça no mínimo 40 aulas aí vem.um Deputado e diz que está caro.. Sabe o custo disto.
    As exigências é que encarece.. biometria…exigência de estrutura física para CFC que se utiliza do trânsito…
    Deixe as escolas trabalharem , sem essa roubalheira. Sem interferência dos desavisados de plantão.. cada um faz a quantidade de aula que precisar, chega de biometria.. de regras que nada educa e sim só encarece

  46. Fp disse:

    Certinho esses cfc sao uma mafia

  47. Deusdara disse:

    Esse deputado deveria ir arrumar algo pra fazer ao envez de ficar querendo mexer onde está dando certo.falta de projetos isso sim!!!

  48. Conceicao disse:

    Ninguém aprende dirigir com 20 aulas .só .aulas teóricas e importante mas acho que eles poderia aumenta as aulas prática. Pois o aprende faze o carro anda .o aluno .faz vinte aulas não está preparado as demora da marcação de exame aluno esquece tudo.detalhe …aluno diz que l8ga pro órgão e fala que vai denuncia que agente não que marca .mas quem faz .bancada e órgão..hj as taxas são caras ..aí quem leva culpa é cfc
    Pelo amor de deus .

  49. Mr Si disse:

    Deputado está CERTISSIMO! Somente comentaram contra os donos de CFCs que não querem perder a boca! As aulas devem ser FACULTATIVAS SIM! Isso vai liberar mais de 120 000 instrutores para serem autonomos(MEIS) que vão trabalhar BEM em conta. CFCs são empresas que cobram muito caro, aulas TEM DE SER FACULTATIVAS E INSTRUTORES PROFISSIONAIS AUTÓNOMOS!

  50. Anderson de Brito Monteiro disse:

    Todos os projetos sobre trânsito só se fala em reduzir custos, facilitar o acesso a CNH… Nunca em reduzir as mortes e feridos, punir de verdade quem mata no trânsito. Ele esquecem também que Milhares de pessoas trabalham em auto escolas e CFCs no Brasil todo…

  51. SSG disse:

    Eu acho que antes de se fazer uma lei ( pL ) quem está elaborando deveria se orientar melhor com os profissionais da área esses sim com certeza daria a diretriz certa

  52. Monteiro disse:

    Esse deputado é sem noção, mande ele colocar uma pessoa que não sabe dirigir, na direção de um veículo, e sair transitando em meio a multidão, quero ver se ele concorda com a besteira que ele está querendo fazer,”Deus e fiel, ele não vai permitir que isto se torne lei” sou instrutor de direção há 45 anos, e sei o que é entregar a direção de um veículo automotor, nas mãos de um aprendiz sem experiência, caso, esse PL seja aprovado, pode se aumentar o número de leitos destinados aos politraumatisados nos hospitais , porque, o número de leitos,ja existentes, serão insuficientes pela procura.

  53. Lilia Mara Forni Duarte disse:

    É fácil falar pra quem não está do lado de dentro de uma autoescola,quer diminuir o valor? Me diz o porque ser obrigatório ter 5 salas,(6 metros quadrados),uma recepção de atendimento de 12 metros quadrados, 1 diretor de ensino,1 diretor geral,(sendo que os diretores devem ter curso de instrutor,de diretor,nível superior ),1 atendente,2 instrutores,2 motos (5 anos de uso),2 carros (8 anos de uso, se for zero km,1 ciclomotor, (no mínimo pra funcionar),pagar taxas quando se aula registrada no sistema Prodesp, certificados,Ladv,cursos de atualização,cartão CNH,leitor biométrico (para confirmação de abertura e fechamento de aulas),os veículos adesivados,com duplo comando,vistoria do Inmetro, (como o Detran exige),taxa de alvará de funcionamento. Além de manutenção de veículos, combustível….Simples assim.

  54. Moreira disse:

    Essas PL é puro enteresses, não sabem o que falam,porque eles não pensam em redução de salários deles em 70/ ,bando de vagabundos, já com as condições atuais o trânsito já mata muito imagina deixar solto o que tem que acabar e a quantidade de deputado,senadores, vereador.

  55. Jorge Luiz disse:

    Muita gente já conduz veículos sem habilitação, pois é um absurdo os gastos com auto escola e duas. Que por qualquer coisinha é reprovado tendo que pagar tudo de novo. Se n facilitarem vai ser pior principalmente c o desemprego.

  56. Marcinho ,ouro preto,mg disse:

    Esse cara que se diz deputado , so pode ser louco né? Imaginem só um moleque de 18 anos habilitado há pouco tempo,ensinando sua namorada trafegar no centro de sua cidade com grande aglomeração.Esse deputado vai assinar algum termo de responsabilidade para com a família dos mesmos ?

  57. Eliz disse:

    Enquanto a maioria da população está focando no futuro, na inovação na segurança e na preservação da vida, esse deputado com mentalidade retrógrada, focando idade da pedra e buscando interesse egoísta, provalmente deve ter alguma participação com as funerárias.

  58. Lula disse:

    Sou instrutor de CFC e acho justo pois as autoescolas verdadeiramente não prepara o condutor, apenas condiciona pra passar no exame prático essa é a verdade.

  59. Nira disse:

    Absurdo .Em momento tão difícil este deputado vem com este projeto.Porque não aproveita o tempo que tem e faz um para reduzir os salários deles que São mirabolantes.Em que país vivemos ???

  60. Luiz Gustavo disse:

    Isso é um absurdo!
    Um deputado que não tem o mínimo conhecimento do CTB, quer colocar “arma na mão de macaco” . O trânsito brasileiro é o que mais mata e esse desqualificado quer matar mais ainda?!
    Lamentável…

  61. Abnatan Luiz de frança disse:

    Sou a favor sim do opcional da auto escola, mas, deveria existir um app obrigatório como o Uber por exemplo, com instrutor para dar quantas aulas forem precisas que expressam segurança no trânsito e só após sua avaliação encaminhar ao Detran, não havendo vínculo necessariamente de uma auto escola.

  62. Abnatan Luiz de frança disse:

    Parece que aqui ninguém consegue interpretar texto, pelo que eu entendi a proposta traz o fim da exigência da auto escola e não o fim das provas práticas e teóricas, ou seja, como um condutor vai adquirir a CNH sem os conhecimentos devidos?

    Mais atenção senhores leitores!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *