Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Detran ofertou mais de 46 mil vagas de cursos de reciclagem em 2012


Por Mariana Czerwonka Publicado 18/12/2012 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h54
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) ofertou aos cidadãos paranaenses 46.419 oportunidades de realizar o curso de reciclagem, de janeiro a novembro deste ano. Foram realizados mais de 1,3 mil cursos, que ofereceram 23.095 vagas em Curitiba e 23.324 no interior do Estado. “As vagas são abertas de acordo com a demanda de motoristas suspensos que procuram o Detran para regularizar a situação. A disponibilização de turmas extras depende da demanda em determinada região do estado”, explica o coordenador de Educação para o Trânsito do departamento, Juan Ramon Soto Franco.

Atualmente, o Detran conta com 101 instrutores, servidores da autarquia, que ministram o curso de reciclagem em todo o Paraná. Desde o início deste ano, também é possível participar da reciclagem nos Centros de Formação de Condutores (CFCs). Ao todo, 224 autoescolas já estão credenciadas para oferecer as aulas.

“A autorização para que os CFCs ofertem o curso de reciclagem proporcionou aos cidadãos paranaenses novas alternativas. O credenciamento dessas instituições permitiu ampliar a oferta de vagas, locais, datas e horários dos cursos, que continuam sendo disponibilizados também pelo Detran”, afirma o diretor-geral, Marcos Traad.

O Detran alerta para o grande número de motoristas que faltam ao curso depois de inscritos. Em 2012, as faltas aumentaram quase em 100%. Neste ano, mais de 3,4 mil vagas ficaram ociosas e deixaram de ser repassadas a outros candidatos. Enquanto que em 2011 foram apenas 1.725.

Curso

É obrigatório para condutores que tiveram a carteira de habilitação suspensa, seja pelo acúmulo de 20 pontos em infrações, ou por suspensão direta. A notificação da suspensão é entregue pelos Correios e o motorista tem 30 dias para se apresentar ao Detran e entregar sua carteira de habilitação. O condutor fica proibido de dirigir até cumprir o prazo de suspensão e participar das aulas.

O curso de reciclagem tem duração de 30 horas-aula e abordada temas relacionados à direção defensiva, primeiros socorros, legislação de trânsito e relacionamento interpessoal. A taxa cobrada é de R$ 88,74.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *