• Reciclagem de Condutores

Publicado em 13 de junho, 2019 as 22h07.

Contran torna facultativo o uso de simuladores, diminui carga horária do curso prático e das aulas noturnas

Decisão foi tomada na primeira reunião do Conselho, sediada pelo Ministério da Infraestrutura, nesta quinta-feira (13)

Por Mariana Czerwonka.

Simuladores de direção
O uso de simuladores no processo de habilitação não será mais obrigatório.Foto: Divulgação Rota Simuladores.

O processo de formação de condutores brasileiros terá novas regras. O uso de simulador de direção veicular no processo de formação de condutores passará a ser facultativo e cursos nas autoescolas obrigatórios para alunos da categoria B serão reduzidos de 25 para 20 horas de aulas práticas. Além disso, a exigência de aulas noturnas cairá de 5h para 1 hora/aula.

Mudança começa a vigorar em 90 dias.

As decisões foram anunciadas na primeira reunião de 2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), realizada nesta quinta-feira (13), em Brasília (DF).

De acordo com o ministro da Infraestrutura e presidente do colegiado, Tarcísio Gomes de Freitas, a decisão desburocratiza parte das etapas do processo de formação do condutor.

“Essa reunião trouxe para a pauta temas que vinham sendo objeto de discussão desde o início do ano. As decisões foram fruto de muita reflexão e estão sendo tomadas com toda responsabilidade”, afirmou. “Estamos muito alinhados às diretrizes que o presidente Bolsonaro tem nos mostrado, de desburocratizar os processos, retirar entraves e facilitar a vida do cidadão”, concluiu.

Ciclomotores

Para condutores de ciclomotores, a carga horária caiu de 20h para 10h/aula. A normativa permite ainda que os candidatos interessados na obtenção da Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) possam, no período de um ano, realizar apenas as provas, sem passar pelas aulas teóricas e práticas. E, caso o candidato seja reprovado, ele deverá frequentar as aulas práticas.

Simuladores

Em matéria recente, alguns instrutores ouvidos pelo Portal do Trânsito relatam que no dia a dia, as dificuldades do uso do simulador impedem que a aula seja eficaz e produtiva. Porém, não há um consenso.

Adriane Toledo, instrutora teórica e prática, por exemplo, é a favor do simulador para candidatos à primeira habilitação.

“Na minha opinião, as condições adversas com os seus fatores e combinações contribuem para aumentar as situações de risco no trânsito. E nesse quesito o simulador é uma grande vantagem, pois os alunos aprendem se comportar nessas situações de perigo”, esclarece.

A instrutora acredita que é um retrocesso retirar o simulador da formação de condutores. “O aluno perde qualidade na evolução moderna no ensino que o simulador trouxe. Enfim, o aluno perde todos os benefícios de ter a experiência sem riscos com o veículo antes de ir para aula prática em via pública, para mim é um retrocesso no ensino e mais um desrespeito arbitrário e inconsequente com os CFC’S que investiram nos simuladores”, explica.

Já na opinião de Anna Maria Garcia Prediger, que é instrutora de trânsito, o equipamento apresenta problemas.

“O simulador é demasiadamente sensível, você encosta nos pedais e ele freia ou acelera demais, sem contar que vejo que os alunos chegam com vícios por erro do hardware, por exemplo, para parar, frear o carro, tem que pisar no freio e embreagem, o que não pode no exame, pois tem que primeiro frear, e para não deixar o carro morrer, pisar na embreagem antes de parar. A noção de espaço nele é horrível e muito diferente de quando se está ao volante. Enfim, creio que cinco aulas no carro, a mais, sejam muito mais produtivas, do que as aulas no simulador, que só burocratizam e tornam mais caras as aulas, sem eficácia alguma comprovada, nem nas aulas, nem nos índices de acidentes”, acrescenta.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Denatran

67 respostas para “Contran torna facultativo o uso de simuladores, diminui carga horária do curso prático e das aulas noturnas”

  1. Francisco Simões Pires disse:

    Sou instrutor de trânsito prático, no meu entender , acho desnecessário as aulas em simulador. Pelo que tenho observado, desde sua obrigatoriedade, não vejo sentido no seu uso.
    É muito diferente do carro, os alunos trazem vícios que comprometem o desempenho e a evolução durante o processo de aprendizagem.
    Só uma opinião.

    • Odair Scaramucci disse:

      Sou instrutor teórico e de simulador, creio que deva sim ter alterações, mas não eliminação. O simulador deveria ter 4 horas de utilização, eliminar vários exercícios desnecessários, e deixar principalmente rampa, ultrapassagem, estacionamento e reflexo. Quanto ao curso teórico creio que deveria ser somente 6 dias, pois infelizmente os alunos estão desconcentrados e desinteressados sobre o assunto trânsito. Temos que conscientizar os novos alunos com duas matéria de legislação, duas de direção defensiva, primeiros socorros e mecânica. Sou favorável também que toda renovação de CNH o motorista deva assistir pelo menos 3 horas sobre atualização de trânsito, estatísticas, comportamento, etc. Também sou favorável a infração gravíssima x 3 para condutores dirigindo com celular.

    • Davi disse:

      E eu que estou tirando habilitação agora? Devo pagar o simulador? Qual o procedimento das auto escola em relação a isso? Vou pagar uma coisa, que daqui uns meses outras pessoas não vão precisar pagar. Injusto. O que devo fazer?

  2. Hélio Eduardo De Oliveira disse:

    Boa noite muito obrigado a todas as autoridades que nos ouviu e que aulas noturnas é um absurdo todos correndo risco de assalto e outras bobagens mais!! Muito obrigado e por favor continuem olhando com carinho pela nossa classe!!

  3. Ctg favaro disse:

    E Oq acontece com os cfc q tem contratos de comodato com as empresas de simuladores .Pois agora que é facultativo ninguém vai querer fazer as aulas vai haver a quebra de contrato sem te q pagar a multa?

  4. Claudemir disse:

    Sou instrutor tbm e concordo plenamente com a Anna Maria Garcia predigir o simulador não tem nem uma eficácia no aprendizado do aluno em primeira abilitacao …aulas na prática são muito mais úteis …

  5. Paulo Roberto Moreira Piffer disse:

    Trabalho a 2 anos com o simulador da pro simulador, as regras de trânsito que t dentro dos jogos está muito fora do qu o CTB propôs, fora que: o apar lho e muito sensível, quebra atoa e a manutenção e demorada , o aluno não tem um treinamento adequado, a ideia e boa porém tem que evoluir muito para ser aproveitado .

  6. Angélica disse:

    Tem que banir as aulas noturnas, não irá mudar em nada a apredizagem dos alunos,enquanto nós instrutores continuaremos sendo escravos.

  7. Jô Mallmann disse:

    Retrocesso, retrógrado, obsoleto 🤔
    Jair Mesias Bolsonaro e demais seguidores de seus ideais.
    Por mais que se tente, não conseguiremos inserir a cultura da educação para o trânsito em mentes ultrapassadas, que não saem da caixa. Isso é fato. É dar murro em ponta de faca.Isso falando sobre a retirada dos simuladores. Em plena era da tecnologia. Lamentável😢
    Agora falando em diminuição da carga horária nas práticas 🤔 considero piada.
    Se mesmo com 20aulas, reforços e mais reforços o índice de reprovação está elevadíssimo. A diminuição será das aulas terá resultados negativos bem maiores.
    O formato de ensino está errado, ou melhor pensamentos dos gestores dos sistemas ainda não entenderam a fórmula da educação. Ainda bem que no DetranRS a Sra. Diza Gonzaga assumiu a diretoria instrucional 🙏🙏🙏 felizmente uma ótima notícia. Uma gestora capacitadissima para esse segmento. A ideia principal é educação, educação, educação para o trânsito. O processo transformador desejado, só será alcançado com educação, educação, educação. Desburocratizar🤔concordo,mas não retirando processos de ensino e aprendizagem do currículo.
    Lamentável 😢 não vejo qualidade e vida no trânsito para um futuro próximo.

    • Flávio Pereira disse:

      Desculpa Jo. Mas creio que você se formou se simulador sem aulas noturnas.
      Educação é primordial a vida em sociedade como um todo. O que falta são os instrutores ensinar a usar as luzes de indicação. Fazer conversões observando sinalização de via e muito mais . Sei que maior parte da deseducação vem da formação do cidadão. Mas os CFCs poderiam ajudar melhor. Só minha opinião

    • Wellington Cabrini Gabriel disse:

      O senhor ou senhora consegue me explicar como países como Chile, EUA e outros que não são exigidos aulas práticas, tão pouco teóricas onde os candidatos fazem provas práticas em seus carros tem trânsito menos violento que no Brasil?
      O processo “de auto escola” gera um gasto muito grande para os candidatos e grande parte dos candidatos procuram o mercado negro para compra de facilitações ou mesmo de habilitação. O ensino de trânsito ao meu ver teria de começar nas escolas de junto com os ensinos de língua, matemática, ciências na mais tenra idade e o aluno ao se formar no ensino médio prestaria exames para habilitar-se.

  8. Tatiana disse:

    Acredito que as aulas noturnas assim como o simulador não tem influência nenhum no apreendizado do novo condutor. Eu como instrutora teórica e prática deixo claro minha insatisfação para com os mesmos, e que ao meu ver serve apenas para tirar dinheiro do aluno é perder tempo do mesmo além de nós obrigar a sair tarde do CFC

  9. Nathalia disse:

    Acho um absurdo cada vez mais diminuindo as aulas,25 aulas já não é o suficiente para uma pessoa pegar uma habilitação, que dirá 20 treinos!

  10. Valdecir Soares da Silva disse:

    Aulas noturnas na minha opinião é muito importante para quem está se habilitando, pois tem pessoas que não conseguem dirigir a noite pois tem dificuldade de julgamento de espaço noturno e muito menos enchergam a sinalização, também é comum ver condutores no perímetro urbano dirigindo a noite com os faróis desligados pois não lembram de ligar ou não sabem ligar os faróis. Mas as aulas tem q ser administrados no escuro e nos horários diferentes em regiões que o horário noturno ainda seja ensolarado. O simulador é importante desde que funcione perfeitamente é o que não está acontecendo mais atrapalha do que ajuda. Também os instrutores são escravizados com uma enorme responsabilidade e ganha 20% do salário do examinador que só vai pr dizer sim ou não isso é um absurdo.

  11. Tem que acabar de vez com Aulas Noturnas! Além de ser perigoso para os alunos e principalmente o Simulador que não Acrecenta Absolutamente Nada! Aluno adquire vícios e atrapalha muito nas Aulas Práticas. Sou Instrutor Prático há mais de 40 Anos! Piorou muito a qualidade de ensino!!!

  12. Anderson Carlos disse:

    Sou instrutor de simulador, pois passei a dar aulas nele devido um acidente doméstico. Não acredito na sua eficácia. Sempre dei aula sem o aparelho e reconheço que 5 aulas diretamente no veículo se torna muito mais proveitoso. Apenas lembrando. Dou aula desde a época, que eram apenas 15 aulas práticas. Portanto sou a favor de sua extinção.

    • Celso Demoliner disse:

      Não acredito que seja instrutor de simulador não…tu falando desse jeito, quer ficar desempregado…quer se encostar no governo né?

  13. ANTONIO GARRIDO DO NASCIMENTO disse:

    Conheço muita gente que dirige sem habilitação e bem melhor que muitos que passaram por auto escola. Era para aqueles que já sabem dirigir fazer o exame direto sem passar por auto escola. Se fosse reprovado é que teria que passar pela auto escola.

  14. Noemy Braguim motta disse:

    Sou instrutora e sou totalmente contra o simulador e as aulas noturnas. Primeiro que as aulas noturnas oferecem riscos, pois não temos infra estrutura. O simulador é péssimo, deixa o aluno desconfortável.

  15. Vandocir disse:

    É quanto às aulas noturna de moto

    • Mariana Czerwonka disse:

      Vandocir

      Provavelmente a regra seja estendida também para a categoria A em relação as aulas noturnas. Mas só teremos certeza quando a Resolução for publicada.

      Equipe Portal

  16. Roger Rodrigues de Jesus disse:

    Bom dia sou instrutor de transito na minha opinião acabar com as aulas noturnas que não acrescentam em nada eo simulador também,mas reduzir a quantidade de aula vai prejudicar alguns alunos

  17. Iolanda Nunes de Oliveira disse:

    Existe muito Mimi criar leis, revoga lei. Em momento nenhum se vê real preocupação referente a qualificação e requalificação do motorista, especialmente os motoristas de estrada: caminhoneiros, motorista de ônibus, etc…
    Como diminuir os acidentes sem conscientização e reciclagem periódica desses motoristas?

  18. Vanilce disse:

    Não acho proveitosa as aulas do simulador de direção, alem de ineficiente atrapalhou bastante a vida financeira dos CFCS

  19. Somos um pais que caminha para traz vamos regredir vinte anos em cinco,a responsabilidade de u motorista e de um medico é a mesma ambos lidão com vidas,porem com instruções diferentes e punições equivocadas.principalmente pra o motorista que ao contrario de cuidar mata 50.000 mil por ano.

  20. Amarildo disse:

    Esses babacas do CONTRAN que criam essas leis, não sabem de nada.
    São criadas tanta coisa e só serve para atrapalhar.
    Antes foi os kits socorro que não serviam para nada aí agora vem esse simulador que também não é nada útil.
    Só serviu para atrapalhar os candidatos a CNH e dar prejuízo para as auto escolas.
    Bando de incompetentes que não tem o que fazer.

  21. Jean disse:

    Simulador uma tremenda enganação …nunca existirá uma máquina igual a um carro de verdade simulador totalmente diferente pedais resposta do volante etc…e p nos donos de Cfc é um b.o a menos graças a Deus

  22. Jocelaine Mallmann disse:

    Retrocesso, retrógrado, obsoleto 🤔
    Jair Mesias Bolsonaro e demais seguidores de seus ideais.
    Por mais que se tente, não conseguiremos inserir a cultura da educação para o trânsito em mentes ultrapassadas, que não saem da caixa. Isso é fato. É dar murro em ponta de faca.Isso falando sobre a retirada dos simuladores. Em plena era da tecnologia. Lamentável😢
    Agora falando em diminuição da carga horária nas práticas 🤔 considero piada.
    Se mesmo com 20aulas, reforços e mais reforços o índice de reprovação está elevadíssimo. A diminuição será das aulas terá resultados negativos bem maiores.

  23. Jocelaine Mallmann disse:

    O formato de ensino está errado, ou melhor pensamentos dos gestores dos sistemas ainda não entenderam a fórmula da educação. Ainda bem que no DetranRS a Sra. Diza Gonzaga assumiu a diretoria instrucional 🙏🙏🙏 felizmente uma ótima notícia. Uma gestora capacitadissima para esse segmento. A ideia principal é educação, educação, educação para o trânsito. O processo transformador desejado, só será alcançado com educação, educação, educação. Desburocratizar🤔concordo,mas não retirando processos de ensino e aprendizagem do currículo.
    Lamentável 😢 não vejo qualidade e vida no trânsito para um futuro próximo.

    Responder

  24. Jocelaine Mallmann disse:

    Retrocesso, retrógrado, obsoleto 🤔
    Jair Mesias Bolsonaro e demais seguidores de seus ideais.
    Por mais que se tente, não conseguiremos inserir a cultura da educação para o trânsito em mentes ultrapassadas, que não saem da caixa. Isso é fato. É dar murro em ponta de faca.Isso falando sobre a retirada dos simuladores. Em plena era da tecnologia. Lamentável😢
    Agora falando em diminuição da carga horária nas práticas 🤔 considero piada.
    Se mesmo com 20aulas, reforços e mais reforços o índice de reprovação está elevadíssimo. A diminuição será das aulas terá resultados negativos bem maiores.
    O formato de ensino está errado, ou melhor pensamentos dos gestores dos sistemas ainda não entenderam a fórmula da educação. Ainda bem que no DetranRS a Sra. Diza Gonzaga assumiu a diretoria instrucional 🙏🙏🙏 felizmente uma ótima notícia. Uma gestora capacitadissima para esse segmento. A ideia principal é educação, educação, educação para o trânsito. O processo transformador desejado, só será alcançado com educação, educação, educação. Desburocratizar🤔concordo,mas não retirando processos de ensino e aprendizagem do currículo.
    Lamentável 😢 não vejo qualidade e vida no trânsito para um futuro próximo.

    • Marcelo Hugo disse:

      Pra se ter eficiência com o aprendizado em simulador de trânsito 1* deve-se ter um equipamento que responda como um carro responde ( não é o caso desse equipamento que temos hj ), já não tenho obrigatoriedade em meu CFC por efeito de liminar mas nem por isso retirei o equipamento da loja… Continuo dando aula no mesmo ( mas com varias ressalvas para melhorar o ensino neste aparelho ), porém, para alunos que nunca sentaram no banco atrás do volante ( pra esse tipo de aluno o simulador ainda apresenta algum efeito positivo )…
      Sou contra a “obrigatoriedade,” não contra o simulador mas repudio a diminuição das aulas práticas, isso sim é andar para trás…
      Quanto mas se prática, mas experiente e bom se torna !

  25. Josiclei alves Batista disse:

    Tenho 20 anos de experiência na profissão e o simulador não ajuda o candidato sendo as aulas no carro sendo muito mas proveitosa i as aulas noturnas devido a violência expõe alunos e intrutores em risco.

  26. Manoel sebastião de medeiros só professor pedagogo a quarenta anos foi equipamento melhor que já tive para ensinar a ministrar aula ,porque o aluno já vai para o trânsito seguro , hoje nas aulas de direção defensiva e mostro os vídeo do prosimulador torna-se uma aula com muito proveitosa , mas o meu simulador
    é franquiado mais quem comprou?
    .

  27. Giovani Fiorese disse:

    Bom dia, Sou instrutor de trânsito há 5 anos, e dou aulas em simulador, ele possui vantagens como simular situações que dentro da realidade no dia-a-dia talvez nas aulas reais, nem sempre teríamos, porém conversando com colegas instrutores práticos e também dando aulas práticas, percebi que o equipamento não ajuda muito na evolução do aluno apesar dos esforços dos instrutores em dar uma boa aula simulada.
    E nos últimos tempos, tornou-se muito burocrático com biometrias, problemas no sistema, falhas no equipamento, caro para os CFCs e para o candidato, e o pior, não trouxe números estatísticos expressivos na redução de acidentes e evolução do ensino no país. Acredito que novas formas de ensino devem ser estudadas e aprimoradas. Abraço aqui aos colegas guerreiros de um trânsito melhor!!

  28. Roseli disse:

    Tem gente dirigindo sem habilitação por não ter condições de pagar custos altos. Simulador só para arrendar dinheiro. Porque não colocam sem custo?

  29. marco Aurélio pinheiro chaves disse:

    No meu ponto de vista simuladores nao sao bem equipados e sua Internet nao e boa muita fas vezes o aluno para sua aula para esperar nova de fazer aula.
    E o valor de 05 horas de aula e muito caro..pra que vai fazer um simulador.
    Mas todos sabemos que feito pra agradar alguns políticos da área.
    Espero que acaber com aula noturna.
    Isso sim falta de respeito.

  30. A categoria a continua 20 horas?
    A obrigatoriedade de aulas noturnas continua para categoria A? E se for , será uma hora ou continua com quatro horas?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Jairo

      Provavelmente a regra seja estendida também para a categoria A em relação as aulas noturnas. Mas só teremos certeza quando a Resolução for publicada.

      Equipe Portal

  31. Alessabdro disse:

    E qual e número da resolução que confirma essa noticia? Se o CONTRAN tomou essa decisão, tera que ser mediante uma resolucao…

    • Mariana Czerwonka disse:

      Alessandro

      A Resolução ainda não saiu em Diário Oficial, mas as informações foram passadas pelo Denatran, após a reunião de ontem do Contran. Assim que a Resolução for publicada, informaremos no Portal.

      Equipe Portal

  32. Sergio N Watanabe disse:

    Penso que deixar facultativo o simulador é o mesmo que aceitar o simulador como algo que tenha algum valor comparado a ter aulas diretamente no carro o que não concordo. Diminuir a carga horária de 25 para 20 não seria o problema pois para quem já dirige é até muito mas o problema é que o aluno que não aprende nem com 20 ou 25 aulas ele não quer pagar mais aulas para completar o ciclo que o deixe em condições para habilitar-se então será ruim e isso manterá a corrupção mais ativa que antes pois o jeitinho brasileiro se fixa e o custo para aprender ficará mais baixo e muito mais ineficaz. Em relação as aulas noturnas para 1 acho muito bom pois é só para o aluno sentir como é esta condição adversa.

  33. Wesdeley Nogueira disse:

    Sou instrutor de transito há 18 anos e posso afirmar sem sombra de dúvidas que o simulador é a pior das invenções do Contran já implantadas aqui no Brasil juntamente com outras aberrações como por exemplo a obrigatoriedade de aulas noturnas. Temos hoje uma legislação que é exemplo para outros países aonde o que está errado é a forma como a 1 habilitação e tirada no nosso país, o sistema tá errado desde o início aonde precisamos investir que seria na educação fundamental tornando a matéria transito obrigatória nas nossas escolas desde o primeiro contato das crianças com a escola até os 18 anos quando elas pela lei podem tirar a sua CNH. O problema não está em aumentar a quantidade de aulas o problema está em conscientizar cada cidadão desse país mostrando que o trânsito mata e tem que ser tratado com total responsabilidade por todos.

  34. Alex disse:

    Alexander , sou inst. Prático e teórico a 5 anos, o simulador e ruim, nao mostra nem de longe aos alunos as realidades do transito, trava em meio as aulas e sensível de mais, e em 5 sustos nao agrega nada ao futuro condutor, as aulas noturnas tambem de nada servem a não ser para mostrar ao aluno aonde acender as luzes do veiculo,esse simulador foi mas uma ideia para alguns safados ganharem dinheiro nas costas dos trabalhadores..

  35. Alex disse:

    Deveria e colocar em pratica o que , nos instrutores pleitiamos , de fazer se cumprir o proprio CTB art 74, 79 que nas escolas tivessem instrutores para ministrar aulas , agregando aos jovens o conhecimento de direcao defensiva e legislação de transito e assim , preparar um transito melhor

  36. Teodoro disse:

    nunca concordei com a obrigatoriedade, porém acho que de forma facultativo em muitos casos ajuada sim, depende também de quem está orientando o aluno.
    Se não ajudasse, não teria simulador para os pilotos de avião e helicóptero.

    • Stepherson disse:

      Concordo contigo!

      Acredito que o instrutor do Simulador tem um papel importantíssimo sim e o Simulador faz SIM a diferença no processo de aprendizagem, desde que sendo bem utilizados seus recursos. O que observamos, no geral, são instrutores que possuem qualificação para trabalharem de forma eficiente com os equipamentos e simplesmente “largam” os alunos no simuladores e pronto… Logo, iniciam-se os problemas.
      Acredito que se houvesse uma valorização maior por parte dos instrutores, o ensino no trânsito seria diferente.
      Valorização do Profissional de Trânsito, Salário justo, incentivos e obviamente Capacitação, Formação também por parte deste profissional… pois muitos estão precisando de uma reforma profissional também!
      Depois disso, vamos falar das demais alterações!

  37. douglas disse:

    Boa tarde ! Não gostei nada de ter que ter aula noturna. Essa droga tinha que ser erradicada do processo do candidato. Extressa muito pois muitos alunos ou a maioria terminaria o processo de dia sem falar que somos obrigados a trabalhar depois das 18 todos os dias. Povo do sistema nacional, quem inventou aula noturna foi o sr. Celso Russomano ele não é do sistema, eu sou instrutor de autoescola des de 1986. E eu afirmo isso não funciona ! Não faz a menor diferença ! Acho que o aluno tem que aprender a dominar o veículo e isso sim é que faz a diferença. Pois depois que ele dominar o veículo ele vai conseguir dirigir em baixo da agua do mar ! Acordem ! E também tinha que proibir as autoescolas de abrir no sábado pois trabalhamos muito e muitas vezes não podemos ficar muito com a nossa família e ainda muitas vezes temos que tirar apenas 15 dias por sugestão do patrão ou atrasar as férias pois as escalas estão muito cheias.

  38. Muito errado,,tudo que estão fazendo referente as leis de CNH e trânsito pois cada vez menos aulas menos prática a pessoa vai pegar vai ter maior índice de reprovação e outra transito é muitas mortes muitas mesmo e isso tudo devido a falta de educação falta de atenção não é só pegar um carro e sair por aí apartir do momento que vc está no volante vc pode matar e se matar também as leis para esse tipo de crime e tirar CNH tem que ser mais rígidas ao invés de facilitar pois dirigir e responsabilidade que muitos ainda não aprenderam e para ter uma CNH e ter uma identidade. Mais o que se esperar de um presidente desse e um povo pior ainda que ao invés de pensar na educação e na qualidade da educação pensa só em se beneficiar por isso cada vez mais só vão acabar se ferrando sempre com aquele jeitinho brasileiro .

  39. Waldir Vidal da Silva junior disse:

    Sou instrutor prático acho q deveria acabar com a aula noturna pq o aluno e o instrutor passa cada apuro a noite referente a assaltos isso q deveria acabar

  40. nelson de castro muraqui junior disse:

    Boa noite amigos de CFC,
    vou mais uma vez deixar minha humilde opinião depois de ler textos a respeito ao longo desses anos, ver diversos vídeos de diversos canais de gente que batalha nesse ramo a muito tempo, ouvi áudios e mensagens de grupos de watts app em que participo onde tem pessoas do Brasil todo e também páginas no Facebook e senti o drama de outros estados em relação ao simulador e outros problemas referentes ao processo de habilitação, por isso quando fizerem um comentário analisem o contexto nacional, nossa realidade apesar de crítica está muito bem em relação a outros estados, dou exemplos estados como Rondônia, Acre, outros estados da região norte do Brasil existem cidades que o simulador fica em uma cidade principal em que para se ter uma ideia essa central que só possui simuladores que pertence a empresa de simuladores e não ao CFC ,candidatos tem que se deslocar ate 80 km de seu município para fazer somente 5 aulas no simulador vocês que defendem acham isso justo???, porque lá não e como aqui que é possível fazer ate 8 aulas para substituir as noturnas.
    Nós aqui no sul e sudeste não conhece metade do drama de colegas de outros estados que penam na mão de Detrans péssimos em condições de trabalho horríveis, sindicatos vendidos, foram esses guerreiros que conquistaram isso para o país todos pois se não fosse esses guerreiros que tive oportunidade de conhecer via redes sociais que compartilham seus dramas diários e de longe se mobilizaram e pressionaram e conseguiram uma vitória que para nós aqui de São Paulo talvez não tenha um peso tão grande mais para eles é uma conquista tremenda de minha parte obrigado colegas do Brasil que lutaram desde de 2014 ate hoje dia 14/06/2019 para os brasileiros se livrassem da obrigatoriedade desse equipamento que ate hoje ninguém daqueles que defendem ferozmente conseguiram provar sua eficácia e seus resultados, esses que defendem não ajudaram em nada a diminuir o custo operacional desse equipamento, talvez se o custo fosse menor e desde o começo dessa invenção tivesse jogado as claras,nos dias de hoje não estariam colhendo os frutos, quem perde somos todos, o povo, CFC s, sindicatos, empresas de simuladores pois seus funcionários que também são guerreiros e não tem culpa alguma que seus patrões fizeram no passado não muito distante para implementar esse equipamento.
    Para encerrar peço desculpas pelo longo texto e dizer que o nosso sindicato que sempre foi a favor do uso deste equipamento até porque uma das empresas é parceira do sindicato e entendo muito bem a situação, nosso sindicato nos últimos tempos vem demonstrando maturidade e serenidade com toda a situação das autoescolas mais uma vez mesmo discordando de algumas coisas o sindicato está de parabéns em defender suas posições e defender a categoria não só no Detran de São Paulo mais também em Brasília.
    Agora chega porque já escrevi demais me perdoem pelo desabafo grande abraço.

  41. Sergio disse:

    … mas, quando será oficializado? Quando será publicada Resolução com o fim da obrigatoriedade? Já tem alunos pedindo suspender as aulas até a efetivação do fim da obrigatoriedade.

  42. Raimundo Coraci Viana disse:

    Meu nome RAIMUNDO CORACI Viana
    Instrutor coraci de Manaus.
    Meu ponto de VISTA, a legislação deveria ser uma matéria escolar.
    E as aulas práticas noturnas terminarem por um motivo, o risco de assalto que corremos muito grande dentro dos CFCs.
    Sobre o simulador, infelizmente nao deu certo, a prática ainda supera o simulador, e nível de radiação das telas causando náuseas nos alunos inclusive em mim e alto, desnecessário.

  43. Feli disse:

    Primeiro: motoristas saem da auto escolas cada vez piores, mal sabendo manter o carro na reta.
    Segundo: tem muito instrutor que dirige pior que o aluno. Eu mesmo conheço um.
    Terceiro: motorista no Brasil, aprende o que não deve fazer, para fazer depois que passa no exame. Não é questão de aprender ou não. É de educação mesmo.
    Quarto, quando se fala cnh de moto então, seria melhor nem existir o ” aprendizado”, pois mal sabem acelerar e frear. É um caos total.
    Ou se muda a educação do brasileiro, ou cada dia será pior o transito.

  44. Joana disse:

    Auto escola é um depósito obsoleto de pessoas desonestas e corruptas: fato é que dá pra tirar CNH sem nem mesmo comparecer a auto escola. Fui em uma auto escola pra fazer um orçamento e existem dois orçamentos, um pra tirar a CNH e não passar na prova que vc gasta um total de 2.200 reais e outra pra você tirar no esquema e passar na prova Mas o custo é de quase 5 mil reais. O problema é que vc faz tudo correto e não passa, pq existe uma máfia de gente desonesta e corrupta que precisa ganhar por fora o tal do “quebra”. Pode até existir auto escola seria mas são pouquíssimas, são raridades.

  45. […] Com informações da Assessoria de Comunicação do Denatran. Fonte: Portal do Trânsito […]

  46. rodrigo disse:

    alguem sabe o numero desta lei ou resolução?

  47. […] vez na última quinta-feira. Além das alterações no processo de formação de condutores, que você encontra aqui, o órgão também reafirmou as mudanças nas placas Mercosul. As alterações ainda estão […]

  48. […] vez na última quinta-feira. Além das alterações no processo de formação de condutores, que você encontra aqui, o órgão também reafirmou as mudanças nas placas Mercosul. As alterações ainda estão […]

  49. Telmo Gomes França disse:

    Sou instrutor prático e tb ministro aulas do simulador. Há sim pequenas falhas no simulador mas certamente podem ser corrigidas. O tempo de aulas é muito curto comparado a extensão dos assuntos, a linguagem usada é muito formal e técnica, não se explica por exemplo, o que é ponto de fricção. Entendamos que há alunos de todos os níveis de educação em processo de habilitação basta saber ler e escrever. O grande problema acredito, é que a mistura do péssimo sistema de ensino nas escolas com a era da informática onde tudo é feito em questão de segundos, as pessoas tem perdido a noção da importância da atenção, paciência, foco, dedicação. Vejo alunos no simulador que não interagem c a máquina. Eles conhecem computadores, aplicativos, muitos jogam em máquinas de fliperama em shoppings mas não estão familiarizados com o português formal, não estão acostumados a prática da leitura ( as informações tb são dadas por escrito) e não tem paciência p ouvir toda a mensagem. O resultado é desastroso. Os pequenos problemas dos simuladores são fáceis de serem resolvidos quanto ao da educação no Brasil, a coisa é muito mais séria.

  50. Maikol disse:

    Meu nome Maikol Grigoleto
    Diretor de Ensino de Cuiabá-MT
    Sobre o simulador, Tudo que se pensa em só obter lucro e sem fins de edução ou aperfeiçoamento tende um dia acabar. Isso só ocorreu devido isso, essas empresas tinham tudo ao seu favor só bastava eles terem gastado um pouco de tanto que ganham com técnicos de software para terem algo de ponta. Agora só restam para eles uma alternativa! fazerem um boa parceria com as Auto Escolas para não acabarem de vez com eles, melhorem essa porcaria que fizeram para tirar dinheiro do Aluno e fazem a algo que presta que ainda da tempo, pois tudo que é bom tem tendência de se vender por si próprio. Não precisa de lei. dai o próprio consumidor querer fazer o simulador. Vale a dica.

  51. […] Com informações da Assessoria de Comunicação do Denatran. Fonte: Portal do Trânsito […]

  52. JOSE JORGE PEREIRA EVANGELISTA disse:

    Boa tarde, sou Jorge Evangelista, Instrutor de Trânsito Teórico e Prático, e defendo a continuidade do simulador nas autoescolas, pois, o que está faltando são proprietários dedicados, que cumpram o que a Legislação determina no processo de formação e profissionais comprometidos com o ensino aprendizagem. o que questiono é sobre os valores do simulador para os centros e alunos.
    sobre as aulas noturnas, deveriam os detrans realizarem também exames durante o período noturno para poder avaliar os candidatos, pois acham que durante o dia isso não é possível.

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