Publicado em 07 de junho, 2019 as 08h12.

Artigo: Suspensão do direito de dirigir

Por Artigo.

Por Gleydson Mendes* 

Suspensão do direito de dirigir
Foto: Detran/PR.

A suspensão do direito de dirigir é uma das penalidades previstas no art. 256 do Código de Trânsito Brasileiro e consiste no impedimento temporário para condução de veículo automotor por aquele condutor incurso nas hipóteses previstas na lei para sofrer esse tipo de sanção.

De acordo com o art. 261 do CTB, a penalidade de suspensão do direito de dirigir pode ser aplicada pela somatória de pontos, ou seja, se em decorrência do cometimento de infrações diversas o condutor acumular um total de vinte ou mais pontos em seu prontuário no período de doze meses.

Para essa situação a previsão é de suspensão do direito de dirigir pelo período de 6 meses a 1 ano, conforme modificação feita pela Lei nº 13.281/16 que entrou em vigor em 01/11/2016, pois antes da alteração o prazo era de 1 a 12 meses. No caso de reincidência no acúmulo dessa pontuação no período de doze meses, a suspensão é pelo prazo de 8 meses a 2 anos.

A outra hipótese de aplicação desse tipo de sanção é pelo cometimento de infração específica, cuja penalidade prevista seja, além da multa, a suspensão do direito de dirigir, que alguns autores e profissionais da área costumam chamar de “infrações mandatórias”.

O Código de Trânsito Brasileiro prevê esse tipo de suspensão nas seguintes infrações específicas: Alcoolemia (art. 165); Recusa ao teste de alcoolemia (art. 165-A); Dirigir ameaçando o pedestre ou demais veículos (art. 170); Disputa de corrida (art. 173); Promover na via competição não autorizada (art. 174); Manobra perigosa (art. 175); Quando o condutor não presta socorro à vítima de acidente ou não adota determinadas providências (art. 176); Forçar passagem entre veículos que transitam em sentidos opostos (art. 191); Transpor bloqueio viário policial (art. 210); Exceder a velocidade máxima em mais de 50% além do permitido para o local (art. 218, III); Conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor sem capacete, transportar passageiro sem capacete, fazendo malabarismo ou equilibrando-se em uma roda, com faróis apagados, transportando criança menor de sete anos ou que não tenha condições de cuidar da própria segurança (art. 244, I ao V); e Usar qualquer veículo para, deliberadamente, interromper, perturbar ou restringir a livre circulação (art. 253-A).

Com exceção dos artigos 165, 165-A e 253-A, que preveem suspensão do direito de dirigir pelo período de 12 meses e na reincidência aplica-se o prazo em dobro, para os demais casos o prazo é de 2 a 8 meses e de 8 a 18 meses quando houver reincidência nos doze meses anteriores.

O processo administrativo para aplicação dessa penalidade está previsto na Resolução nº 723/2018 do Conselho Nacional de Trânsito, que dispõe sobre a uniformização do procedimento. No entanto, com a entrada em vigor da Lei nº 13.281/16, o processo de suspensão do direito de dirigir referente aos casos de infrações que preveem especificamente a aplicação desse tipo de sanção em razão de seu cometimento deverá ser instaurado concomitantemente com o processo de aplicação da penalidade de multa.

Portanto, se um Policial Rodoviário Federal flagrar um condutor na direção do veículo estando sob influência de álcool (art. 165 do CTB), deverá ser lavrado auto de infração. O processo administrativo de multa tramitará na própria PRF e ao término os autos do processo serão remetidos ao DETRAN para que instaure e dê prosseguimento ao processo de suspensão, assim como dispõe o art. 22, II, do CTB. Se esse mesmo auto for lavrado pelo DETRAN, então em um único processo administrativo se discute as penalidades de multa e suspensão, podendo o infrator se manifestar em até três oportunidades, a defesa prévia, o recurso à JARI e o recurso em segunda e última instância. Sendo-lhe desfavoráveis as decisões, a penalidade será aplicada. No caso da suspensão por pontos acumulados, o DETRAN verifica e instaura o processo, eliminando os vinte pontos computados para fins de contagem subsequente.

Aplicada a penalidade, o condutor deve entregar sua CNH, cumprir o prazo de suspensão imposto e participar do curso de reciclagem presencial ou à distância, regulamentado pela Resolução nº 168/2004 do CONTRAN e se submeter a avaliação teórica. Ao final desse processo, a Carteira Nacional de Habilitação será devolvida a seu titular imediatamente.

Convém mencionar ainda o curso preventivo de reciclagem, previsto nos §§ 5º, 6º e 7º do art. 261 do CTB, incluídos pela Lei nº 13.154/15 e alterados pela Lei n 13.281/16. De acordo com estes dispositivos legais, o condutor que exerce atividade remunerada em veículo, habilitado na categoria C, D ou E, poderá optar por participar de curso preventivo de reciclagem sempre que, no período de 1 ano, atingir 14 pontos no prontuário e desde que não ultrapasse os 19 pontos. Concluído o curso de reciclagem, o condutor terá eliminados os pontos que lhe tiverem sido atribuídos para fins de contagem subsequente e não poderá fazer nova opção pelo curso preventivo no período de doze meses.

Por fim, não poderíamos deixar de mencionar o Projeto de Lei nº 3.267/19, protocolado pelo Presidente da República, que propõe, dentre outras mudanças no CTB, o aumento do limite de pontos para que o condutor tenha o seu direito de dirigir suspenso, passando dos vinte pontos atuais para quarenta pontos. Além disso, o condutores que exercem atividade remunerada e que sejam habilitados nas categorias C, D ou E passariam a ter direito ao curso preventivo de reciclagem quando atingissem trinta pontos no prontuário, mais que o dobro do que a lei prevê atualmente.

Enquanto o trânsito brasileiro registra mais de cem mortes por dia, segundo dados da Seguradora Líder, que administra o Seguro DPVAT, nos deparamos com propostas como essa, quando as ações tomadas deveriam ser, ao menos, de garantir o fiel cumprimento da legislação atual, que possui certo rigor. O cidadão que analisa uma proposta dessas e pensa ser algo positivo, talvez não tenha atentado para o fato de que o condutor imprudente também passará a ter um limite de pontos maior e poderá cometer mais irregularidades, pondo em risco a segurança de todos, até que venha sofrer uma punição mais severa, no caso a suspensão do direito de dirigir. Trata-se de mais uma medida populista, sem efetividade para garantia de um trânsito seguro e que beneficia tão somente o infrator.

*GLEYDSON MENDES – Bacharel em Direito. Especialista em Direito de Trânsito. Professor de Legislação de Trânsito. Diretor de Ensino da Educate. Autor do livro “Curso de Legislação de Trânsito”. Criador e colaborador do site Sala de Trânsito (www.saladetransito.com).

7 respostas para “Artigo: Suspensão do direito de dirigir”

  1. Leandro Lima disse:

    Sabe de nada esse especialista que não dirige!

  2. Ilber Borralho disse:

    Parabéns pelo texto, Gleydson.

    Como sempre, brilhante explanação.
    Ah, concordo totalmente com a sua interpretação, principalmente, no tocante ao PL.

    • Roberto Santiago disse:

      Sim Gleidson, nos EUA são 11 pontos, em Portugal 12… o Bolsonaro deveria ficar no Planalto recebendo Deputados e Senadores p aprovar a Reforma da Previdência e não criando situações sem abrir estudos e dados para análise. Típico de quem nunca foi um gestor! Quem tem um pouco de “Bom Senso” v^r logo que estamos vivendo um Parlamentarismo estranho, pois temos 2 Primeiros Ministro, Maia e Davi Alcolumbre. É…

  3. Jonathan Silva Costa disse:

    Olá minha CNH é AD com EAR fui pego na lei seca em 02/02/2015 acusando menos de 7 mg/l levei a multa de R$ 1.915,00 paguei com o desconto ficou R$ 1.500 e poucos reais, a minha CNH foi recolhida pelo Detran PE de imediato o veículo foi liberado para que outro condutor o levasse após esse também constata que não estava alcoolizado, nesse mesmo ano fiz a renovação da CNH exames psicológico exame de vista, em fim após 4 anos e 3 messes 15/05/2019 chegou uma carta me falando que tinha aberto um processo administrativo suspensão /cassação da CNH na lei vigente mesmo eu sendo pego na lei de 2015 isso eu não entendi, e nessa carta falava que eu poderia está recorrendo dentro de 15 dias contados da data de recebimento, e pela lógica casso eu não recorrer, chegaria outra carta solicitando a entrega da minha CNH a qual não chegou até hoje 16/07/2019 pela lei eu tenho 5 anos para se notificado como eu já fui notificado que foi aberto um processo administrativo se chega o dia 03/02/2020 eu serei deferido ou ainda terei que entrega minha CNH pois minha CNH vence em 20/10/2020 e daqui pra lá a lei que Bolsonaro que aprova possa entra em vigor e oque mudaria pra minha situação. E por eu ter a CNH com EAR eu poderia fazer um curso de reciclagem preventiva e com menos de um ano tipo 2 ou 8 messes reaver minha CNH ou realmente eu terei que fica um ano sem a CNH e fazer a reciclagem que não dura nem duas semanas via EAD .

    • Mariana Czerwonka disse:

      Jonathan

      Primeiro é preciso entender se a carta informa suspensão ou cassação da CNH, são duas coisas distintas. Se o processo já está aberto, essa carta já vale como aviso da penalidade e você deve recorrer ou entregar a CNH ao órgão de trânsito e cumprir a penalidade.

      Equipe Portal

  4. Marcello Nunes disse:

    Tenho dúvidas sobre o processo de suspensão: vamos lá, terei a CNH suspensa se atingir 20 pontos no período de 12 meses, este período começa contar a partir da data da primeira infração, certo? E aí, venceu os 12 meses, então zera pontuação e estas não podem mais ser somadas com infrações posteriores à este período. Ok? Obrigado pela atenção!

    • Mariana Czerwonka disse:

      Marcello

      A partir de cada infração pode ser iniciado o período de 12 meses. Imagine como uma régua que vai andando no período. É difícil de explicar, se tiver um caso concreto fica mais fácil de entender.

      Equipe Portal

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