Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Governo cria ranking dos carros mais poluentes


Por Mariana Czerwonka Publicado 16/09/2009 às 03h00 Atualizado 10/11/2022 às 19h11
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Ministério do Meio Ambiente e o Ibama divulgaram nesta terça-feira (1) o ranking dos carros mais poluentes produzidos em 2009.

A chamada nota verde, criada pelo Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores – Proconve/Ibama, varia em uma escala de 0 a 10. Quanto maior a nota de um carro, menor o seu índice de emissão de monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio, esses últimos responsáveis por 99% da poluição veicular.

No ranking 2009, o melhor desempenho foi do Focus 2.0, da Ford, movido a gasolina, com nota 9,4. O pior desempenho foi do Corsa 1.4, da Chevrolet, quando movido a gasolina.

Apenas oito carros obtiveram notas superiores a nove, liderando a lista dos menos poluentes. Já entre os mais poluentes estão os carros a álcool, inclusive com motor flex, que ocupam oito das 15 piores posições.

O cálculo da nota verde envolve a média das emissões dos gases poluentes, medidos em testes de produção e comparados aos valores máximos de emissões permitidos em legislação específica do Proconve.

Outro indicador apontado é o de CO2, o principal gás causador do efeito estufa. Este número, chamado de nota vermelha, não forma considerados no cálculo para a criação do ranking dos carros mais poluentes, já que se refere apenas aos carros a gasolina.

Como esse indicador considera as emissões provenientes de fontes não renováveis, foi desconsiderado nos seus cálculos o percentual de álcool que compõe a gasolina brasileira.

Confira a reportagem completa no site do G1.com

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *