Fórmula 1: 5 previsões ousadas para a temporada 2024
Os entusiastas da Fórmula 1 em todo o mundo aguardam ansiosamente o início da temporada de 2024.
À medida que a expectativa aumenta e os motores ganham vida, os entusiastas da Fórmula 1 em todo o mundo aguardam ansiosamente o início da temporada de 2024, prontos para outro capítulo emocionante na elite do automobilismo.
A cada nova temporada, vem a promessa de imprevisibilidade, em que equipes e pilotos ultrapassam incansavelmente os limites da tecnologia e da habilidade em busca da vitória.
Como estamos à beira de outra campanha emocionante, é hora de mergulhar no reino da especulação e prever o que o futuro reserva para a Fórmula 1. Neste artigo, revelamos cinco previsões ousadas que podem moldar a narrativa da temporada de 2024, desde candidatos inesperados ao título até o triunfo de azarões das apostas.
Aperte os cintos enquanto embarcamos em uma jornada pelo mundo acelerado da Fórmula 1 e exploramos as possibilidades intrigantes que estão por vir na pista de corrida.
Lando Norris entre os líderes do campeonato
Lando Norris foi um dos poucos pilotos que realmente desafiou o campeão Max Verstappen por uma vitória em uma corrida em mais de uma ocasião e, embora tenha cometido mais erros do que o normal ao longo do ano, ele ainda superou confortavelmente o novato Oscar Piastri, seu companheiro de equipe, e conquistou uma enorme quantidade de pontos que foi fundamental para a McLaren alcançar a quarta colocação no campeonato de construtores. Com a McLaren apresentando o segundo pacote mais rápido durante grande parte da segunda metade da temporada passada – e aparentemente na trajetória certa de desenvolvimento na perseguição à campeã mundial Red Bull, algumas das melhores casas de apostas projetam que eles sejam uma força logo de cara.
É claro que a Mercedes e a Ferrari, além da Aston Martin, provavelmente serão espinhos em seu caminho enquanto perseguem a Red Bull, mas Norris deve reduzir os erros e apresentar uma consistência que não só o colocará na briga por mais vitórias, mas também lhe renderá um número de pódios tão impressionante que poderá garantir um lugar entre os três primeiros na classificação de pilotos.
Hamilton de volta ao topo
A campanha de 2023 foi muito melhor para Lewis Hamilton, pois, embora não tenha conquistado uma vitória pelo segundo ano consecutivo, o sete vezes campeão mundial conseguiu tirar mais proveito de sua Mercedes do que ela realmente merecia para garantir a terceira colocação no Mundial de Pilotos.
O fato de ele ter estado na briga pelo vice-campeonato – o que significaria vencer uma das potentes Red Bulls – durante boa parte do ano mostrou o quanto ele ainda tem garra. Também houve lampejos de sua melhor forma brilhante, como a sensacional pole na Hungria e o segundo lugar em Austin (antes da desclassificação após a corrida) e no México.
A Mercedes finalmente abandonou o conceito que fez com que os dois primeiros anos do último ciclo de regras fossem uma miséria abjeta, mas Hamilton acredita que a equipe finalmente encontrou o rumo que ele espera que possa gerar um retorno à forma que proporcionou oito títulos de construtores entre 2014 e 2021.
Aston Martin vencerá um Grande Prêmio
Embora tenham tido uma queda de rendimento no meio da temporada, o fato de a Aston Martin ter dado um salto tão grande durante as férias de inverno e ter se recuperado tão bem para empurrar a McLaren até o fim e chegar ao quarto lugar sugere que eles estão no páreo para repetir muitos dos feitos heroicos de Alonso durante uma campanha notável para o veterano em 2024.
Especialistas de plataformas como https://apuestasonlineperu.com/ esperam que a Aston Martin tenha algumas oportunidades de marcar uma vitória na próxima temporada e, desta vez, ao contrário do passo em falso em Mônaco no ano passado, quando deixaram escapar uma vitória de Alonso por uma estratégia errada de pneus, eles agarrarão pelo menos uma chance com as duas mãos para garantir a primeira vitória em um Grande Prêmio desde que a equipe foi rebatizada com as icônicas asas da famosa montadora britânica.
Williams conseguirá um pódio
A Williams começou a temporada passada temendo o pior, depois de perder o diretor da equipe e o diretor técnico em rápida sucessão. Mas James Vowles estabilizou o barco, depois de um período impressionante na Mercedes, e a Williams aproveitou ao máximo o excelente trabalho de desenvolvimento durante o inverno e a grande atualização introduzida no Canadá.
Alex Albon liderou a equipe como um leão, marcando 27 dos 28 pontos e, essencialmente sozinho, levou-a à sétima posição no campeonato de construtores e à grande fatia do prêmio em dinheiro.
Isso foi ainda mais impressionante porque eles não atualizaram o carro depois da oitava corrida no Canadá – enquanto as três equipes que terminaram abaixo deles introduziram uma série de melhorias até o final da temporada – já que a Williams se concentrou em investir recursos no carro de 2024 em uma tentativa de dar um passo mais sustentado no campo.
Eles nunca tiveram a chance de subir ao pódio em 2023, mas é esperado que isso mude em 2024, com Albon continuando sua boa fase e tirando o máximo proveito do carro, e Logan Sargeant subindo de nível para permitir que a equipe conquiste pelo menos um pódio.
Visa Cash App RB F1 Team conseguirá um P5 para Franz Tost
O diretor de equipe Franz Tost, que no ano passado deixou o comando da AlphaTauri, agora chamada Visa Cash App RB F1 Team, estabeleceu uma meta de P5 no campeonato de construtores para cada um dos 18 anos em que esteve no comando da equipe italiana – mas nunca conseguiu alcançá-la.
No entanto, ao embarcar em uma vida de esqui, administração de propriedades e um ou outro projeto de automobilismo, Tost deixa para trás uma equipe em ascensão e em ótima forma. Peter Bayer, com experiência na FIA, é o novo CEO, com Laurent Mekies vindo da Ferrari, onde era diretor esportivo, para assumir a função de chefe de equipe.
Eles foram uma equipe sólida no meio do pelotão e candidatos a pontos nas últimas cinco corridas da temporada e pretendem ter um relacionamento ainda mais próximo com a equipe irmã Red Bull a partir desta temporada.
Acrescente a isso uma formação com um Daniel Ricciardo em recuperação e um Yuki Tsunoda cada vez melhor e você terá um pacote geral que finalmente chegará ao P5 no campeonato de construtores, para a alegria de Tost, que diz que assistirá a todas as sessões em 2024.