Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Ford destaca cuidados para uma condução segura e tranquila nas férias


Por Mariana Czerwonka Publicado 14/12/2007 às 02h00 Atualizado 10/11/2022 às 19h12
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Os meses de férias são períodos em que o fluxo de veículos nas estradas aumenta consideravelmente. Para evitar contratempos durante a tão esperada viagem com a família ou amigos, a Ford reuniu algumas dicas para serem observadas antes mesmo da arrumação das malas.

Segundo Reinaldo Nascimbeni, Supervisor de Serviços Técnicos da Ford, “Todo passeio requer preocupação e muita atenção do motorista, especialmente quando enfrenta caminhos que não conhece e situações que exigem mais tanto dele quanto da máquina”. Por isso, fazer as revisões recomendadas no manual do proprietário é o primeiro passo para não deixar que imprevistos atrapalhem sua viagem.
A manutenção básica de calibragem dos pneus, nível de óleo do motor e checagem da água são itens essenciais para garantir a tranquilidade a bordo.
Outros pontos importantes a serem observados é completar a água do reservatório do limpador de para-brisa e verificar se o sistema não está entupido. Quando ocorre o entupimento, a dica é colocar algumas gotas de detergente neutro na água para remover oleosidade. As palhetas também devem ser revisadas e substituídas, caso estiverem gastas.
Para os motoristas, atenção redobrada é indispensável, mas outros pontos contribuem para um percurso tranquilo.
• Certifique se suas pernas não estão longe dos pedais. Para isso, verifique se consegue olhar todos os retrovisores com facilidade.
• Não viaje com sono. Nesse caso, faça um repouso.
• Se for dirigir, não beba. O álcool reduz os reflexos e aumenta o risco de acidentes, além de acarretar multas severas para quem infringe a lei.
Há ainda outra fase de cuidados, envolvendo os passageiros e as bagagens acomodados no veículo. Veja abaixo, os cuidados recomendados:
• Use o cinto de segurança corretamente e peça para os passageiros do banco de trás façam o mesmo. Durante o percurso, jamais mude a posição do cinto para trás das costas ou embaixo do braço buscando apenas o conforto. Certifique se o mesmo está ajustado na cintura.
• Mantenha as crianças com cinto de segurança e com o assento adequado ao seu peso, idade e altura. Crianças de até um ano de idade (até 13 kg): bebê conforto; Crianças entre um e quatro anos de idade (de 9 a 18 kg): cadeirinha; Crianças entre quatro e dez anos de idade (de 15 a 36 kg): assento de elevação (booster).
• Ajuste a inclinação e altura dos apoios de cabeça de acordo as necessidades de cada passageiro.
• Consuma alimentos leves antes e durante a viagem e faça uma parada a cada duas horas para relaxar.
• Ao colocar a bagagem no porta-mala deixe os itens mais pesados próximo ao banco e os mais leves na sequência, evitando que se movam para frente do veículo ou atingindo os passageiros em casos de parada brusca.
• Evite colocar objetos sobre a tampa do Airbag. Além de não inflar corretamente, pode forçar o objeto ao rosto do indivíduo causando ferimentos graves.
• Esteja preparado para imprevistos. Para isso, leve uma lanterna, cobertor, um sinalizador e telefones para contato de parentes ou amigos.
• Respeite os limites de velocidade de cada rodovia. O motorista deve pesquisar as leis de trânsito, principalmente, em viagens de carro para o exterior.
Tecnologia a favor da segurança
A Ford disponibiliza aos motoristas uma série de tecnologias que contribuem para a segurança ativa e passiva do motorista e demais ocupantes do veículo. Pesquisas apontam o desvio do olhar como responsável por 80% dos acidentes de trânsito; o motorista deve estar atento e utilizar as novas tecnologias a bordo para evitar imprevistos.
Pensando em oferecer uma experiência de direção mais personalizada e eficiente, a Ford passou a utilizar diferentes sistemas voltados à tecnologia como, por exemplo, multimídia SYNC, desenvolvido em parceria com a Microsoft, que oferece acesso ao celular apenas por comando de voz.
Fonte: Segs 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *