Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de novembro de 2024

Veículos de fiscalização com câmeras podem multar?

Os carros com câmeras seguem uma rotina de escala e circulam pelas chamadas Áreas de Zona Azul de São Paulo.


Por Pauline Machado Publicado 18/10/2023 às 13h30
Ouvir: 00:00
Veículos com câmeras
Os veículos com câmeras seguem uma rotina de escala e circulam pelas chamadas Áreas de Zona Azul de São Paulo. Foto: Divulgação CET.

Há algum tempo estão circulando na cidade de São Paulo, veículos identificados com o logotipo da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET equipados com câmeras no teto e GPS. Esses carros são utilizados na fiscalização das vagas de estacionamento rotativo Zona Azul. No entanto, do ponto de vista legal, eles podem multar, ou seja, gerar autuações de forma automática? O que diz a legislação sobre esta modalidade de fiscalização?

Para nos esclarecer essas e outras dúvidas, conversamos com exclusividade com o engenheiro da CET, Luiz Alberto Gonçalves Rebelo, do Departamento de Planejamento de Projetos de Zona Azul e contribuição da Estapar.

Acompanhe!

Portal do Trânsito – O que podemos entender sobre o carro de fiscalização?

Luiz Alberto Gonçalves Rebelo – Quanto aos carros com câmeras, informamos que a Concessionária Estapar realiza atividade de apoio à fiscalização do Estacionamento Rotativo com veículos, portando câmeras com tecnologia OCR – Optical Character Recognition ou Reconhecimento Óptico de Caracteres, mas que não realizam multas automáticas.

O sistema de câmeras dos veículos realiza a leitura automática das placas de forma a auxiliar no controle do uso adequado do Cartão Azul Digital – CAD, e disponibiliza as imagens e informações para o agente de trânsito que, após a análise, realiza a fiscalização e lavra o auto de infração, quando cabível.

Neste sistema, após a leitura da placa dos veículos na via, ocorre a consulta na base de dados do Sistema de Zona Azul Digital, para verificar se o veículo estacionado está com Cartão Azul Digital – CAD ativado ou não. Em caso negativo, a informação é transmitida para o agente de trânsito, funcionário da CET, devidamente credenciado pela autoridade de trânsito que, ao constatar a infração no local, é quem lavra o auto de infração, após verificar os dados necessários.

Portal do Trânsito – Como funciona a rotina do carro?

Luiz Alberto Gonçalves Rebelo – Os carros com câmeras seguem uma rotina de escala. Eles circulam pelas chamadas Áreas de Zona Azul, de modo a percorrerem diariamente todas as áreas de zona azul do município.

Portal do Trânsito – Há quanto tempo esses veículos da Zona Azul circulam pela cidade de São Paulo?

Luiz Alberto Gonçalves Rebelo – O início da atividade com o uso dos veículos de apoio à fiscalização se deu em fevereiro de 2021.

Portal do Trânsito – Quantos já circulam pela cidade de São Paulo?

Luiz Alberto Gonçalves Rebelo – Atualmente são 80 veículos de apoio à fiscalização que circulam pelas ruas da cidade.

Portal do Trânsito – Qual é o objetivo desta ação?

Luiz Alberto Gonçalves Rebelo – O objetivo desta ação é de apoio à fiscalização das mais de 54 mil vagas de zona azul da cidade de São Paulo, através da captação das imagens das placas dos veículos estacionados, sua verificação junto à base de dados assim como a geração de informação para os agentes de fiscalização.

Portal do Trânsito – Quais são os critérios de seleção das áreas ou regiões da cidade em que os carros vão circular? Por quais motivos?

Luiz Alberto Gonçalves Rebelo – Não há critério de seleção de área de Zona Azul. Isso porque por força do contrato de concessão, todas as áreas são percorridas diariamente pelos veículos de apoio à fiscalização da cidade de São Paulo.

Portal do Trânsito – Quais são os resultados já adquiridos até agora com essa ação? 

Luiz Alberto Gonçalves Rebelo – A fiscalização realizada pelos agentes de trânsito, com o apoio dos veículos portadores de câmeras com tecnologia OCR, otimizou a fiscalização da CET ao gerar automaticamente a informação sobre a ativação (ou não) dos Cartões Azul Digital – CADs, dos veículos otimizados.

Portal do Trânsito – Por fim, os carros podem gerar autuações de forma automática? O que diz a legislação sobre esta modalidade de fiscalização?

Luiz Alberto Gonçalves Rebelo – Não, os veículos de apoio à fiscalização apenas captam as imagens e fornecem informações para os agentes de trânsito da CET. Ou seja, são os agentes que realizam a fiscalização.

5 comentários

  • Aurelio Ferraz
    19/10/2023 às 10:05

    Não é isso o que acontece de fato, os carros passam e salvam as imagens que vão para o processamento e geração do auto de infração. Explicando melhor, o concessionário não tem poder de policia para gerar o auto de infração e mesmo assim ocorre o auto. É humanamente impossível com o numero atual de 80 carros fiscalizando e o numero reduzido de agentes de fiscalização da CET irem verificar in loco. E tecnicamente existe ainda uma necessidade de o carro passar duas vezes na via com um intervalo de tempo para constatar se o carro realmente esta estacionado. O fato de ele passar uma única vez não garante que o carro esteja de fato estacionado ex: o Motorista pode estar parado para desembarcar um passageiro e o carro de fiscalização passa naquele exato momento e constata que vc não ativou um crédito, claro que o motorista não ativou, pois o fato era parar e somente desembarcar um passageiro. Diante disso creio que todos devam recorrer ao auto de infração e solicitar as 2 imagens “foto” com data, dia e hora e latitude e longitude que foi feita pelo veiculo fiscalizador. Melhor ainda solicitar a comprovação de que o agente de fato foi ao local fazer a checagem como eles dizem fazerem, gerando mais uma consulta ao sistema pelo equipamento do agente efetivada pelo agente no momento da constatação inclusive com fotos, pois o equipamento permite isso. Pois entre o intervalo do apontamento do veiculo irregular informando ao agente pelo carro de fiscalização que o carro esta sem ativação do CAD, até o momento da verificação in loco pelo agente ca CET o cliente pode ter ativado o CAD, portanto e necessário provar através de um ” log” do sistema se o agente fez essa nova consulta antes de autuar. Os munícipes devem e podem solicitar essas informações em seus recursos e constatar que o procedimento informado não ocorre como eles dizem. é fácil provar, pelos registros dos equipamentos de consulta tanto do carro como do agente, inclusive isso deve ser denunciado ao ministério publico.

  • HEITOR CLAUDIO LEITE E SILVA
    24/10/2023 às 03:36

    A pergunta que não quer falar.
    Um agente de trânsito público, fiscaliza e autua para a empresa privada Estapar ficar com a receita?
    No mínimo, imoral.
    A privatização, concessão ou terceirização ocorre para um grupo privado ganhar em fina do Estado.
    Assim é mole!
    Que mamata!

    • Aurélio Ferraz
      26/10/2023 às 00:20

      A multa de trânsito ou estacionamento não vai para a concessionárias. Seu foco esta errado.. o grande problema e que estão utilizando de um procedimento errado para efetuar as multas. Temos que coibir isso.

    • Aurora Comitre
      31/05/2024 às 18:10

      Não existe como regularizar o carro ?
      Agora vira multa direta ? Como saber se levei a multa ? Vou precisar esperar 15 dias para a notificações?

  • FERNANDO
    10/01/2024 às 10:03

    o veiculo é da empresa que venceu a concessão para explorar a zona azul, ele circula com o motorista da empresa e um agente de transito ao lado para ter validade, as fotos capturadas sobem para base de dados, outro agente de transito está em uma sala validando as imagens válidas ( que estão na area da zona azul e não pagou) ou descartando imagens ( que estão fora da area da zona azul) ou seja, veiculos estacionados em guia rebaixada, em locais sinalizados como carga e descarga, etc.., AS IMAGENS SO SOBEM PARA O BANCO DE DADOS PARA VALIDAR OU DESCARTAR APÓS A SEGUNDA PASSAGEM DO VEÍCULO FISCALIZADOR, COM INTERVALO DE 15MIN ENTRE AS PASSAGENS.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *