Você já presenciou algum tipo de roubo de carga? Apesar de ser algo mais comum do que gostaríamos, essa é uma ação criminosa. O País registrou 17.230 roubos de mercadorias transportadas entre janeiro e julho de 2023. O número representa um aumento de 5,5% comparado com o mesmo período de 2022.
Os números são de um levantamento realizado pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística. Os dados mostram que a região Sudeste do Brasil teve o maior número de roubos de carga (85,18%), seguida por Sul (6,12%), Nordeste (4,66%), Centro-Oeste (2,1%) e Norte (1,23%).
De acordo com o art. 157 do Código Penal, a pena de reclusão para quem roubar cargas no Brasil é de 4 a 10 anos (além da multa).
Qual a diferença entre furto e roubo?
Saber a diferença entre furto e roubo é fundamental, pois pode ajudar a diferenciar a culpa durante o Boletim de Ocorrência (BO) e também influenciar o valor da indenização do seguro.
Para a legislação, um furto representa a ação de subtrair a “coisa alheia” sem o uso de violência ou ameaça. Já o roubo “classifica” o ato de furto realizado por meio de ação violenta.
O que fazer após um roubo de carga?
Após enfrentar um roubo de carga, em primeiro lugar, o motorista deve garantir a sua segurança e de quem o está acompanhando. Em segundo lugar, deve comunicar imediatamente a autoridade policial e a seguradora.
No Boletim de Ocorrência, o condutor deve detalhar com precisão tudo sobre o ocorrido. Os dados descritos precisam conter: local, horário, tipo de carga roubada, características dos criminosos, entre outros pontos cruciais.
Quanto maior a rapidez de comunicação sobre o roubo, melhor para a autoridade policial realizar a busca e apreensão do culpado.
Outra recomendação é contratar do Seguro de Responsabilidade Civil Facultativa de Transportador Rodoviário (RCF-DC). Essa modalidade de Seguro traz maior segurança ao transportador em caso de indenização por carga roubada.
Como proteger o caminhão do roubo de carga?
Para empresas que prestam serviço de carga, a aquisição de seguro é obrigatória. Atualmente, existem diversas opções de seguro, como o Seguro de Transportes e Seguro de Responsabilidade, por exemplo. Ambas as modalidades preveem indenizações para roubos, furtos e colisões.
Outro alerta importante é evite compartilhar informações sobre o conteúdo contido no transporte que está fazendo, principalmente nas redes sociais ou para estranhos.
Por fim, alterar as rotas de viagem também pode ajudar a evitar um roubo de carga.
E você, sabia dessas recomendações de segurança? Conte para nós!