28 de abril de 2025

Proprietários de veículos podem obter desconto de até 40% em multas por infração de trânsito

Redução pode ser obtida com a adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica pelo site da Senatran ou pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 08/04/2025 às 13h30
Ouvir: 02:22
Desconto em multas
Com o SNE, os proprietários de veículos recebem, de forma digital, as notificações, documentos e comunicados sobre infrações de trânsito cometidas. Fotos: Tiago Ranieri / Ascom Detran Alagoas

Proprietários de veículos com multas de trânsito podem obter um desconto em multas de até 40% no valor da infração. Para isso, é preciso que estejam cadastrados no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), reconheçam a infração e abram mão de apresentar defesa prévia ou recurso. É possível fazer o cadastro pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Com o SNE, os proprietários de veículos recebem, de forma digital, as notificações, documentos e comunicados sobre infrações de trânsito cometidas. Em Alagoas, já são 82.367 condutores que aderiram ao SNE e podem fazer uso do benefício.

Adesão ao SNE para desconto de 40% em multas

De acordo com Ângela Oliveira, chefe de Controle de Infrações do Detran, os órgãos de trânsito autuadores precisam aderir ao SNE para que os usuários tenham acesso ao Sistema de Notificação Eletrônica. O Detran aderiu ao serviço em 2017 e, em Alagoas, outros 11 órgãos de trânsito estão no SNE, podendo fazer a notificação de autuação e penalidade interestaduais.

“O desconto somente é concedido se a adesão ao sistema for feita antes do envio da notificação da autuação, e o pagamento realizado antes do vencimento da multa, como estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”, explicou Ângela Oliveira.

Os proprietários de veículos podem cancelar a adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica quando quiserem. Dessa forma, a comunicação das notificações de autuação e penalidades volta a ser feita por via postal.

As informações são de João Victor Barroso / Ascom Detran Alagoas

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *