Pneus reformados poderão ser proibidos para veículos de transporte de cargas e passageiros
PL pretende proibir o uso de pneus reformados ou ressolados em veículos de transporte de carga e de passageiros em rodovias federais e estaduais.

Proibir o uso de pneus reformados ou ressolados em veículos de transporte de carga e de passageiros em rodovias federais e estaduais. Esse é o tema do Projeto de Lei 3569/24 que tramita na Câmara dos Deputados.
De autoria do deputado Capitão Augusto (PL/SP), o PL determina a proibição de uso de pneus ressolados ou reformados em veículos de transporte de carga e de passageiros que circulam nas rodovias federais e estaduais do Brasil. Conforme o PL, entende-se por pneu ressolado aquele que, após o desgaste da banda de rodagem original, passa por um processo de reforma para aplicação de uma nova camada de borracha sobre a carcaça existente.
Ainda de acordo com o PL, quem descumprir a determinação estará sujeito a multa no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por veículo flagrado utilizando pneus ressolados. Além disso, retenção do veículo até a regularização do estado dos pneus, com a devida substituição por pneus novos.
Justificativa
Conforme o autor da proposta, o uso de pneus ressolados tem sido uma prática comum no transporte de carga e passageiros devido ao seu custo mais acessível em comparação aos pneus novos. “No entanto, essa economia representa um risco significativo para a segurança nas rodovias, visto que muitos acidentes são causados pelo desprendimento das bandas de rodagem, principalmente em caminhões, que circulam em alta velocidade e com carga pesada”, explica.
Capitão Augusto ressalta que estudos indicam que uma das causas frequentes de acidentes envolvendo veículos de grande porte nas rodovias brasileiras é o uso de pneus ressolados, cujas bandas de rodagem tendem a se soltar com mais facilidade.
“Essas situações, além de colocar em risco a vida dos motoristas, passageiros e de terceiros que circulam pelas rodovias, geram elevados custos para o Estado em termos de saúde pública e manutenção de rodovias”, conclui.
Como trabalhar nesse pais com pneus sem serem ressolados? Frete ruim, estradas ruins, pedágios absurdos.
Se essa lei passar haverá um programa de ajuda ao transportador? Tanto o autonomo como empregador?
Porque não tem como sobreviver trabalhando nesse ramo.
O Capitão Augusto sabe quanto custa um pneus de caminhão novo? Quanto esta o preço do oleo diesel?
Quando vão melhorar as condições de trabalho do transportador?