Trânsito mata cinco ciclistas por dia no Brasil


Por Mariana Czerwonka

Ciclistas no BrasilO Mapa da Violência produzido pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela) com base em números do Sistema Único de Saúde (SUS) estima que cinco ciclistas percam a vida no trânsito todos os dias no Brasil. As mortes quintuplicaram de 2009 para 2013. Em 2011, foram registrados 1,9 mil óbitos, o que corresponde 4% das mortes no trânsito naquele período. Já as internações somaram 9.564.

A opção pelo meio de transporte é cada vez maior, muitas vezes sem infraestrutura adequada para ciclistas, principal motivo do crescimento da fatalidade, aliado à falta de campanhas educativas voltadas para motoristas, segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).

A cada dia tem gente aderindo e a bicicleta e está virando uma tendência, porém, é necessário que este meio de transporte seja priorizado por meio de políticas públicas e haja locais seguros e apropriados para o seu uso.

Por ano, são fabricadas mais de quatro milhões de novas bicicletas no Brasil. O país é o quinto maior mercado consumidor de bikes.

Fonte: Jornal do Vale do Itapocu

Sair da versão mobile