23 de dezembro de 2024

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de dezembro de 2024

Hospital de referência em Goiás alerta sobre números assustadores de sinistros de trânsito

De janeiro a julho deste ano, o Hugol atendeu 3.339 vítimas de acidentes de trânsito. Nesse período, o hospital recebeu 2.111 vítimas de acidentes motociclísticos.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 15/08/2024 às 15h00
Ouvir: 00:00
alerta sinistros
Alerta do Hugol chega em meio à números assustadores de sinistros de trânsito levantados pela unidade. Foto: SES

O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) alerta os motoristas e motociclistas para os cuidados no trânsito. O alerta chega em meio à números assustadores de sinistros de trânsito levantados pela unidade.

De janeiro a julho deste ano, o Hugol atendeu 3.339 vítimas de acidentes de trânsito. Nesse período, o hospital recebeu 2.111 vítimas de acidentes motociclísticos, 894 vítimas de acidentes automobilísticos e 334 vítimas de atropelamentos.

Em Minas Gerais, o mesmo alerta foi feito. Veja aqui!

De acordo com o Gerente Médico de Governança Clínica, Dr. Fabrício Cardoso Leão, os acidentes motociclísticos são uma parcela significativa nos atendimentos realizados no Hugol. “Esses pacientes sofrem normalmente fraturas graves, com lesões que podem gerar sequelas permanentes e até irreversíveis. Daí a importância de uma equipe especializada e completa, já que o acompanhamento desse paciente em consultas de rotina pode durar meses”, explicou.

O médico ortopedista conta ainda que o perfil das vítimas de acidentes motociclísticos vem mudando com tempo.

“Nós passamos por uma mudança no perfil epidemiológico dos pacientes vítimas de acidentes motociclísticos. Anteriormente, as principais vítimas eram pacientes jovens, do sexo masculino. Hoje, nós vivenciamos uma mudança significativa nesse perfil, onde pacientes do sexo feminino e até idosos estão sendo vítimas de acidentes motociclísticos”, disse Fabrício.

Alagoas também fez mesmo alerta

O crescimento no número de atendimentos a vítimas de sinistros de trânsito envolvendo motocicletas nos dois maiores hospitais de emergência de Alagoas também gerou um alerta. Este ano, houve o registro de 5.271 atendimentos de janeiro a junho de 2024, conforme dados do Hospital de Emergência do Agreste (HEA) e do Hospital Geral do Estado (HGE). O número é 11,72% maior do que o mesmo período de 2023, que registrou 4.718 entradas.

Alagoas tem 705.639 condutores habilitados, dos quais 163.055 são autorizados a conduzir veículos de duas rodas. O diretor-presidente do Detran, Marco Fireman, lembra que medidas preventivas simples podem salvar vidas.

“Respeitar as normas de trânsito é o princípio de tudo, porque elas existem para serem seguidas e foram elaboradas para evitar sinistros de trânsito, preservar vidas e possibilitar o fluxo adequado nas vias”, afirma.

As informações são da Agência Cora Coralina de Notícias

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *