De acordo com os novos dados do Infosiga SP, sistema do Governo do Estado gerenciado pelo programa Respeito à Vida e pelo Detran.SP, o Estado de São Paulo apresentou redução de 17% no número total de mortes no trânsito, na comparação entre abril de 2022, quando ocorreram 441 mortes em acidentes, com o mesmo período deste ano, que teve 366 ocorrências do tipo.
Também se evidencia a queda de óbitos no trânsito no Estado pela comparação entre o quadrimestre do ano passado e o mesmo período deste ano. Foram 1.584 ocorrências nos quatro primeiros meses de 2022, contra 1.525 de janeiro a abril de 2023 -uma redução de 3,7%.
Conforme os números, destaca-se ainda a queda de 19,6% de casos de óbitos em acidentes envolvendo automóveis, na comparação entre abril de 2022 com o mesmo mês neste ano, quando se registrou 92 ocorrências contra 74, respectivamente.
No quadrimestre deste ano também houve redução de mortes neste modal: foi registrada queda de 6,5% no número de mortes em acidentes envolvendo automóveis, na comparação entre os primeiros quatro meses do ano passado, quando houve 368 casos, e o mesmo período deste ano, que teve 344 ocorrências.
Redução mortes SP: pedestres e ciclistas
No número de mortes envolvendo pedestres, observou-se redução de 32,5% na comparação entre abril de 2022 e de 2023, quando ocorreram 117 e 79 casos respectivamente. Já o número de óbitos envolvendo bicicletas também teve queda, de 21,9%, na comparação de abril de 2022 com o mesmo mês de 2023, quando houve 32 ocorrências contra 25, respectivamente.
Sobre o Respeito à Vida
Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, atua como articulador de ações com foco na redução de acidentes de trânsito. Gerido pela Secretaria de Gestão e Governo Digital, por meio do Detran.SP, envolve ainda as secretarias de Comunicação, Educação, Segurança Pública, Saúde, Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Além de Transportes Metropolitanos, Desenvolvimento Econômico e Direitos da Pessoa com Deficiência.
O Respeito à Vida é um dos maiores programas de redução aos acidentes de trânsito do Brasil. Ou seja, investe-se anualmente R$ 500 milhões, oriundos das multas de trânsito, em iniciativas voltadas à prevenção de acidentes e à sinalização em municípios paulistas. Também é responsável pela gestão do Infosiga SP, sistema pioneiro no Brasil. Este publica mensalmente estatísticas sobre acidentes com vítimas de trânsito nos 645 municípios do Estado.
Mobiliza a sociedade civil por meio de parcerias com empresas bem como associações do setor privado, além de entidades do terceiro setor. Em outra frente, por exemplo, promove convênios com municípios para a realização de intervenções de engenharia e ações de educação e fiscalização. Além disso, Departamento de Trânsito adota programas permanentes de ações de Educação para o Trânsito, como Cidadania em Movimento e Educação Viária é Vital.