Veja como aumentar o nível da conta Gov.br e utilizar mais funcionalidades da CDT

Para utilizar algumas funcionalidades do app existem três níveis da conta gov.br. Eles refletem a forma como ela é criada ou validada e diferenciam algumas características da conta.


Por Mariana Czerwonka
conta gov.br
Para utilizar algumas funcionalidades do app existem  três níveis da conta gov.br. Foto: Divulgação Serpro

A Carteira Digital de Trânsito (CDT) é um aplicativo que guarda, no celular, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o documento do veículo (CRLV). De acordo com o Governo Federal, é uma forma segura de ter seus documentos sempre à mão, com a mesma validade dos documentos impressos. Recentemente a CDT completou sete anos e vem se consolidando como uma das soluções digitais mais práticas e elogiadas do governo brasileiro. Para utilizar algumas funcionalidades do app existem três níveis da conta gov.br. Eles refletem a forma como ela é criada ou validada e diferenciam algumas características da conta. E é sobre isso que trataremos nessa matéria.

Atualmente, a CDT vai além da simples digitalização de documentos, oferecendo serviços como a indicação do real infrator, desconto de até 40% no pagamento de multas, venda digital de veículos, avisos de recall e muitos outros.

Conta ouro, prata e bronze

Todos que criam a conta gov.br começam pelo nível bronze, se o login foi feito através do CPF. Com esse login já é possível visualizar a CNH Digital e o CRLV do veículo. No entanto, quanto maior a segurança da validação dos dados do usuário, em bases da Justiça Eleitoral ou via certificado digital, por exemplo, maior o nível da conta.  Ou seja, quanto maior o nível, maior a permissão para acessar determinados serviços.

Veja o que é possível fazer em cada uma das categorias das contas gov.br

Fonte: Gov.br

Tipos de contas e vantagens

Mesmo tendo a conta bronze, a mais básica, é possível subir o nível para prata assim como ouro. Ao subir o nível da conta, o login oferece vantagens como, por exemplo, o envio de documentos digitais como CPF, CNH, certificado militar, certificado nacional de vacinação da covid-19 e outros. Além disso, há a liberação de serviços como: Meu INSS, eSocial, Receita Federal, entre outros.

Conta bronze

Como dissemos anteriormente, a conta bronze é a de entrada, quando se faz o cadastro via formulário online apenas com CPF ou informações do INSS.

Conta prata

Para ter a conta prata, que é um nível intermediário, é necessário incluir contas validadas por biometria facial da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), dados bancários para uso em serviços de internet banking ou em bancos credenciados, assim como também o cadastro SIGEPE para servidores públicos.

Conta Ouro

Esta conta possui as características dos outros dois níveis e tem selo de confiabilidade máximo. É possível adquirir o nível ouro através:

Como subir de nível (validação pelo computador)

1. Após entrar com o login normal no gov.br aparecerá no canto direito da tela o seu nível da conta assim como um botão com a possibilidade de aumentar de nível. Você deverá clicar nesse botão.

2. Após clicar no botão para aumentar o nível, irá aparecer uma tela com a autorização de uso de dados pessoais. Nela aparecerão as informações pessoais do cadastro que serão utilizadas.



3. Nessa mesma página, para aumentar o nível da conta é necessário clicar em Autorizar.

4. Depois de autorizar, você cairá na página que permitirá escolher para qual nível da conta gov.br você quer mudar, se prata ou ouro.

5. Se optar pelo nível prata, você poderá adquirir o selo das seguintes formas:

As instituições compatíveis para validação por internet banking são Bradesco, Caixa, Banco do Brasil, Itaú, Sicoob, Santander, Agibank, BRB, Banrisul, entre outros.

6. Agora, se optar pelo nível ouro, por exemplo, você poderá adquirir o selo das seguintes formas:

Ainda assim, mesmo com essas dicas, você ainda tiver dúvidas, poderá entrar em contato com a Serpro, responsável pelos documentos digitais. Através do e-mail: css.serpro@serpro.gov.br ou telefone: 0800-728 2324

Sair da versão mobile