A flexibilização no processo de renovação da CNH, em caráter provisório, acontece devido a pandemia causada pelo Covid-19. A regra é válida apenas em São Paulo.
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran/SP) divulgou em suas redes sociais que a partir de agora, pessoas acima de 60 anos não precisam mais realizar a validação biométrica durante o processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Conforme o órgão, por conta da pandemia, o Detran/SP flexibilizou as regras para essa faixa etária. “Para evitar que essas pessoas se dirijam aos postos do Poupatempo, o departamento irá considerar a identificação digital de quando o condutor fez seu exame médico para a renovação da CNH“, explicou o órgão.
Ainda, conforme o Detran/SP, a concessão, em caráter provisório, será em breve substituída pelo reconhecimento facial. “Esse serviço irá potencializar, ainda mais, os atendimentos”, garante.
Tecnologia
No ano passado, o Detran/SP ampliou em 67% a quantidade de serviços digitais disponíveis, saindo de 43 para 72, na comparação com 2019. O objetivo é oferecer ao cidadão, tecnologia e soluções inovadoras que tragam comodidade e autonomia.