Perdeu a placa do veículo? Veja orientações sobre como realizar novo emplacamento

O Portal do Trânsito traz orientações do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran/PE) do que fazer nessa situação.


Por Mariana Czerwonka

Todos os veículos que transitam em nosso território nacional são identificados por placas, atualmente de um modelo que possui quatro letras e três números na sequência ABC1D34, chamado de Placa de Identificação Veicular (PIV) e regulamentado pela Res. 969/22 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). No entanto, por um motivo ou outro todos estão sujeitos a perder a placa do veículo e o Portal do Trânsito traz orientações do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran/PE) do que fazer para fazer o novo emplacamento.  

O primeiro alerta do órgão ao proprietário do veículo é tomar providências o mais rápido possível.

“Em Pernambuco, o primeiro passo é, procurar um ponto de atendimento do Detran mais perto de casa. Pode ser na sede, na Iputinga, nas lojas de atendimento dos shoppings centers e nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), onde vai solicitar a ordem de emplacamento. De posse da ordem, vai até uma das lojas de placas credenciadas para providenciar o emplacamento”, informa o órgão.

As orientações podem variar de estado para estado, mas geralmente elas são semelhantes. Para saber como funciona em seu estado, entre em contato com o Detran da sua região, clique aqui.

Quem já tem placa PIV (novo modelo)

Para fazer a solicitação de nova placa dianteira, não é necessário realizar vistoria prévia. Já, no caso da placa traseira, só é possível obter a ordem de emplacamento após realização de inspeção veicular, ou seja, vistoria.

Quem ainda tem a placa cinza (modelo antigo)

Os veículos que ainda estejam com placa cinza, será necessária vistoria e colocar o par de placas PIV, também conhecido como modelo Mercosul.

Ainda de acordo com o Detran/PE, o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, estabelece que conduzir o veículo sem qualquer uma das placas de identificação é infração gravíssima. A multa é de R$ 293,47, assim como há o acréscimo de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o órgão remove o veículo ao depósito.

Valores do serviço para novo emplacamento em Pernambuco

Sair da versão mobile