A nova Carteira Digital de Trânsito, que passou por atualização, traz uma série de mudanças. Veja quais!
O aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) passou por uma atualização recente e trouxe novidades. Agora, de acordo com o Ministério da Infraestrutura, o a nova Carteira Digital de Trânsito passa a permitir o pagamento de multas com desconto e a venda digital com transferência on-line da propriedade do veículo, além de outras facilidades.
Conforme o Ministério, com um novo design, o aplicativo apresenta mais praticidade, com os temas subdivididos de forma mais clara e de rápido acesso. Ou seja, o objetivo é tornar a experiência de navegação mais leve e agradável.
Nessa nova versão, o usuário encontra em ordem vertical os quatro itens principais:
- Condutor;
- Veículos;
- Infrações;
- Educação.
Condutor
Na área do condutor, são apresentadas as informações pessoais e ainda a opção de exibir a CNH Digital e o Cadastro Positivo.
Leia também:
Condutor com CNH vencida há mais de cinco anos precisa de curso de atualização. Entenda!
Veículos
Já na aba de veículos, são listados verticalmente os bens vinculados ao CPF ou CNPJ do usuário, e os botões para as funcionalidades: exibir o CRLV digital, indicar o principal condutor, comunicar venda e realizar a transferência digital de propriedade e, além disso, consultar comunicados de recall.
Infrações
Nesta área é possível verificar informações por infrator e por veículo. Além disso, realizar o pagamento de multas com desconto, indicar o real infrator e acompanhar as notificações e a situação da infração.
Educação
Em Educação, estão as campanhas de conscientização sobre regras e comportamento no trânsito.
CDT
Aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a Carteira Digital de Trânsito inovou ao reunir num único aplicativo as versões digitais da carteira de habilitação (CNH) assim como do documento de veículos (CRLV), com o mesmo valor legal dos documentos em papel.
Para ter acesso à nova versão da Carteira Digital de Trânsito é preciso baixar ou atualizar o aplicativo, disponível para Android ou iOS. Em seguida, fazer o login pela conta gov.br.
A plataforma conta com tecnologia do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), desenvolvido para a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), do Ministério da Infraestrutura.
Cadastro positivo
O novo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito permite que o motorista faça adesão ao Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), que também se chama de Cadastro Positivo de Condutores. O RNPC é um cadastro, criado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que permite empresas bem como órgãos públicos a oferecerem benefícios a motoristas que não tiverem cometido infrações de trânsito nos últimos 12 meses.
A boa conduta dos motoristas poderá ser motivo de prêmio com benefícios como, por exemplo, descontos e isenção de taxas, condições diferenciadas para locação de veículos, contratação de seguros, tarifas de pedágio e estacionamento.
Com informações do Ministério da Infraestrutura