Descubra quanto você vai pagar de IPVA 2025
O ano de 2024 ainda não acabou, mas vários Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs) estão divulgando os calendários de vencimento do IPVA 2025.
O ano de 2024 ainda não acabou, mas vários Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs) estão divulgando os calendários de vencimento tanto do IPVA 2025 quanto do Licenciamento Anual. Para auxiliar nesse processo, a Zapay lançou uma ferramenta que fornece uma estimativa do IPVA 2025 para o proprietário de veículo já se planejar para o próximo ano.
Faça o cálculo aqui
De acordo com a Zapay, o uso da Calculadora é gratuito e qualquer proprietário de veículo pode calcular o IPVA 2025 sem restrições. Ainda, conforme a empresa, usar uma calculadora de IPVA oferece benefícios como estimativa precisa do valor a ser pago, agilidade na obtenção do resultado, planejamento financeiro facilitado, comparação de valores e conhecimento das regras e benefícios relacionados ao imposto.
Valor do IPVA 2025
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto obrigatório, de pagamento anual. Calcula-se o imposto com base na Tabela FIPE e nas alíquotas de cada estado. Ou seja, o resultado tem relação direta com o valor atual do veículo e a alíquota aplicada no estado onde o veículo está registrado. Esta alíquota que pode variar de 1% a 4%.
Alguns Detrans já começaram a divulgar informações sobre o calendário de pagamento do IPVA para 2025. Um deles foi o Espírito Santo. Lá, os motoristas que fizerem o pagamento do IPVA em cota única terão 15% de desconto assim como haverá a possibilidade de parcelar o imposto em seis vezes, com vencimento das cotas em abril, maio, junho, julho, agosto e setembro de 2025.
No Espírito Santo, a alíquota do IPVA é a menor da região Sudeste. Além disso, é uma das menores do País: 1% sobre motos, ônibus e caminhões; e 2% sobre os carros de passeio e utilitários. Veículos do ano de fabricação 2009 serão isentos automaticamente do pagamento do imposto em 2025, por terem mais de 15 anos de fabricação.
No estado do Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado manteve os descontos da alíquota, sendo 15% para quem optar pelo pagamento à vista. No estado, a principal novidade é a forma de pagamento. Os carnês, além da opção de pagamento à vista, permitirão o parcelamento, mas será preciso gerar o boleto para as parcelas seguintes pelo portal e-Fazenda.
Como todo ano, em breve o Portal do Trânsito divulgará levantamento com as informações do IPVA 2025 nos demais estados brasileiros.