Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de novembro de 2024

CRLV Digital: o que fazer em caso de falta de sinal de internet durante a fiscalização

Muitos condutores, no entanto, ficam em dúvida sobre o que fazer em caso de falta de sinal de internet durante a fiscalização. O Portal do Trânsito explica o que fazer nesses casos.


Por Mariana Czerwonka Publicado 04/11/2024 às 08h15
Ouvir: 00:00
CRLV digital internet
CRLV Digital pode ser utilizado de forma eletrônica ou impresso em papel A4 comum, pelo proprietário do veículo – Foto: Felix Carneiro/Ascom Detran-TO

O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é o documento do veículo que deve se renovar anualmente. Nele constam, além das características do veículo, informações como o ano em exercício. Atualmente, é possível imprimir o CRLV em formato A4 ou apresentá-lo de forma digital. Muitos condutores, no entanto, ficam em dúvida sobre o que fazer em caso de falta de sinal de internet durante a fiscalização do CRLV digital e não utilizam da facilidade de possuir o documento no celular. O Portal do Trânsito explica.

De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o condutor não precisa se preocupar com isso. Isso porque é possível acessar o CRLV Digital pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem internet. 

“É necessário, no entanto, atentar para o funcionamento do smartphone, já que, para efeitos de fiscalização, se o aparelho estiver descarregado, será considerado que o CRLV não está sendo portado”, esclarece o órgão.

A Senatran também ressalta que a versão digital do CRLV tem todas as informações do documento impresso e a mesma validade jurídica do CRLV físico. “Para acessar o documento digital, o proprietário precisa ter quitado o licenciamento do veículo do ano em curso, expedido pelo Departamento de Trânsito de Jurisdição do veículo (Detran do seu Estado)”, conclui.

Como obter o CRLV digital

Para obter o CRLV digital e evitar problemas na fiscalização é possível seguir três caminhos. São eles: o portal de serviços da Senatran, o site do Detran do estado onde o veículo é registrado e o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Todo o passo a passo você encontra aqui.

Vantagens do aplicativo CDT

Além de substituir o documento do veículo (CRLV) e do condutor (CNH) em papel, o aplicativo também traz outras informações. Como, por exemplo, sobre a data de vencimento da habilitação, um possível recall do veículo ou eventuais infrações registradas no nome do usuário.

No mesmo local, também é possível identificar o condutor infrator. Isso porque nem sempre o proprietário do veículo é o motorista que cometeu alguma infração de trânsito.

Nesse sentido, para receber as notificações de trânsito, todos devem realizar a adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica – SNE. Ele está disponível no app CDT ou por meio do Portal de Serviços da Senatran.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *