O que o cidadão deve fazer se o celular em que está o documento digital for perdido ou roubado? O Portal traz o passo a passo.
O Portal do Trânsito está fazendo uma série de reportagens sobre o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) Digital, documento que pode ser baixado no smartphone ou impresso em casa pelo proprietário do veículo. Nessa matéria orientaremos especificamente o que fazer se o celular em que está o documento digital for perdido ou roubado.
De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o procedimento é simples e não há motivo para preocupação, pois ninguém conseguirá ter acesso ao documento se não souber a senha do aplicativo.
“A Carteira Digital de Trânsito é protegida por uma chave de acesso e os dados são criptografados”, explica o órgão.
Além disso, para maior segurança do usuário é possível remover o celular, através do Portal de Serviços do Denatran. “O cidadão consegue desconectar o dispositivo, forçando a remoção dos documentos digitais do dispositivo roubado ou perdido”, afirma o Denatran.
Passo a passo
1. O primeiro passo é acessar o Portal de Serviços do Denatran, através desse link, e realizar o login.
2. Após acessar o seu perfil, o usuário deve clicar em “Instalações”, conforme mostra figura abaixo.
3. Feito isso, aparecerão listadas as instalações da Carteira Digital e o status correspondente. O cidadão deverá identificar o celular perdido ou roubado e clicar em desconectar. (veja imagem abaixo)
4. Dessa forma, o aplicativo será desinstalado do dispositivo desconectado e o cidadão poderá baixar o app Carteira Digital de Trânsito em um novo celular.
Valor jurídico do documento digital
Os documentos digitais, tanto a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) quanto o CRLV, têm a mesma validade do físico.
Além disso, a versão digital dos documentos pode ser acessada mesmo quando o proprietário está sem internet, pois o aplicativo gera um arquivo PDF com assinatura digital. Isso garante a autenticidade do documento.
[the_ad id=”100462″]