No caso de veículo registrado em nome de Pessoa Jurídica não é possível baixar o documento através do aplicativo CDT. Veja como fazer!
O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), conhecido popularmente como documento do carro, é de porte obrigatório dos condutores de veículos, seja para os registrados em nome de pessoa física ou jurídica.
É ele que permite que o motorista trafegue com seu carro de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Além das características do veículo, o documento, que renova-se anualmente, de acordo com o final da placa do veículo, registra, também, informações sobre o pagamento do IPVA, do Seguro Obrigatório (DPVAT) e ano em exercício.
Por se tratar de um documento de porte obrigatório, o motorista deve, sempre ter consigo quando for dirigir, seja a versão física ou online.
Vale ressaltar que a versão digital do CRLV 2021 traz todas as informações e tem a mesma validade jurídica do documento físico.
De acordo com a Assessoria de Imprensa do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran, anteriormente os Departamentos Estaduais de Trânsito – Detrans, emitiam este documento, agora, o proprietário pode baixar o documento online ou imprimir em casa.
No entanto, há o registro de muitos veículos em nome de empresas, o que pode causar dúvidas na hora de acessar o documento online.
No caso de veículo registrado em nome de Pessoa Jurídica não é possível baixar o documento através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. A alternativa é imprimi-lo através do Portal de Serviços do Denatran. Para isso, é preciso ter Certificado Digital em nome da empresa.
Então, se este é o seu caso, acompanhe o passo a passo para ter acesso ao CRLV-e.
1 – Acesse: https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br ;
2 – Na aba do canto esquerdo, clique em “Entrar com gov.br”;
3 – Na sequência selecione “Certificado Digital”;
4 – Na tela inicial, acesse “Meus Veículos”;
5 – Na tela seguinte estão os veículos registrados em nome da referida pessoa jurídica;
6 – Clique sobre o veículo desejado;
7 – Em seguida baixe o CRLV no formato que preferir: PDF ou p7s;
8 – Faça o download do arquivo;
9 – O documento estará formatado para ser impresso em folha tamanho A4;
10 – Guarde o documento e leve sempre com você quando for dirigir o veículo.
Veja outras informações importantes para ter acesso ao CRLV-e:
1 – Para acessar o documento digital, o proprietário precisa ter quitado o licenciamento do veículo do ano em curso, expedido pelo Departamento de Trânsito de Jurisdição do veículo (Detran do seu Estado). Dessa forma, o CRLV-e será expedido somente após a quitação dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito, vinculados ao veículo, bem como o pagamento do Seguro Obrigatório (DPVAT), que em 2021 não houve cobrança;
2 – Em caso de pessoa física, é possível baixar o arquivo em PDF para impressão pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito – CDT. Também é possível fazer o download pelo Portal de Serviços do DENATRAN ou o portal do DETRAN.
3 – É possível acessar o CRLV Digital dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem internet. Entretanto, por segurança, recomenda-se que o condutor tenha sempre em mãos uma versão impressa.
4 – É possível cadastrar mais de um CRLV-e no celular. No entanto, somente o proprietário do veículo poderá baixar o documento do carro no seu celular. Neste caso, não há limites para a quantidade de documentos baixados no smartphone. Por exemplo, esta modalidade permite, ainda, compartilhar o CRLV digital do seu carro com quem quiser, ou receber o de outra pessoa.