CNH suspensa? Curso de Reciclagem EAD já está disponível em Pernambuco
Para recuperar a CNH suspensa, o condutor, além de cumprir o período estabelecido sem dirigir, deve realizar um curso de reciclagem para condutores infratores.
O condutor que excede o limite de pontos permitido na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou comete alguma infração que leva diretamente à suspensão da CNH, tem o seu direito de dirigir suspenso por um período de tempo determinado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). No caso de exceder o limite de pontos, esse prazo pode variar de 6 meses a 1 ano, se o condutor não for reincidente.
Para recuperar a CNH o condutor, além de cumprir o período estabelecido sem dirigir, deve realizar um curso de reciclagem para condutores com direito de dirigir suspenso. A boa notícia é que a Tecnodata Educacional é a nova empresa credenciada para o Curso de Reciclagem para o Condutor, junto ao Detran/PE (Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco).
Com mais de 99% de aprovação, o curso EAD de Reciclagem da Tecnodata está disponível em plataforma própria. Nesse sentido, ele foi inteiramente desenvolvido em vídeo-aulas, o que facilita o processo de aprendizagem e assimilação dos conteúdos obrigatórios. Em outras palavras, o resultado são os altos índices de aprovação. Além disso, é o único que oferece aulas extras ao vivo (não obrigatórias) para tirar dúvidas e interagir com o instrutor e especialista em trânsito, Celso Alves Mariano.
Para Mariano, a Tecnodata oferece ao público o que há de melhor em termos de praticidade e objetividade.
“A modalidade não presencial é uma opção muito útil para esses tempos de pandemia, aliás, a única nos períodos de maior restrição. Além de estar cumprindo uma fase obrigatória para a recuperação do direito de dirigir, o condutor tem, neste curso, uma excelente oportunidade de atualizar seus conhecimentos, afinal, a legislação brasileira de trânsito muda com bastante frequência”, explica.
Para fazer o curso, clique aqui!
Informações gerais sobre o processo
Diferente de outros estados, em Pernambuco o Detran/PE exige a entrega da CNH para início do processo. De acordo com o site do órgão, a contagem do prazo de suspensão só começa quando o condutor é notificado pelo Detran e comparece ao órgão para entregar a habilitação.
Assim, conforme o Detran/PE, após a entrega da CNH é possível realizar o curso de reciclagem. Ao finalizar o curso, o condutor deve realizar o exame teórico.
“O prazo máximo para concluir o processo relacionado ao Curso de Reciclagem, incluindo a prova teórica de avaliação de conhecimentos é de 45 dias. Dessa forma, ele começa a contar a partir da abertura do serviço”, informa o órgão.
No entanto, o prazo mínimo para execução do curso, definido pela legislação, é de apenas 3 dias. Vale lembrar que o curso pode ser feito a qualquer tempo. Porém, restabelece-se o direito de dirigir, somente após o cumprimento do prazo de suspensão.