A experiência dos condutores: o que mudou após o Curso de Reciclagem?
A primeira reação da maioria das pessoas é enxergar o curso como uma penalidade e uma barreira para recuperar o direito de dirigir. No entanto, os relatos de quem passou pelo curso são bem diferentes disso.
Quando o condutor tem o seu direito de dirigir suspenso, ele obrigatoriamente precisa passar por um curso de reciclagem para recuperar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A primeira reação da maioria das pessoas é enxergar o curso como uma penalidade e uma barreira para recuperar o direito de dirigir. No entanto, após a experiência de passar pelo curso de reciclagem, a opinião é totalmente diferente. Para muitos deles, o curso mudou, na prática, a forma como enxergam o trânsito.
Essa foi a experiência de Tatiana Lima, esteticista, de 42 anos, que passou recentemente pelo curso de reciclagem. Ela teve a CNH suspensa por exceder o limite de pontos e ficou 6 meses sem dirigir. Nesse período fez o Curso de Reciclagem, via EAD. “Depois das aulas, minha maneira de dirigir não é mais a mesma. Estudei conteúdos que eu nem lembrava mais e isso me ajudou muito a ter mais consciência e responsabilidade ao pegar o volante”, contou.
Ela complementa ainda relatando que mesmo sendo um curso à distância, ele é muito útil e relevante.
“Pelo menos o que eu fiz, é impossível não prestar atenção no professor. O curso é envolvente e impactou diretamente o meu comportamento no trânsito”, explica.
Tatiana não é a única que relata mudanças em suas atitudes após passar pelo curso de reciclagem. Maristela Gripp, concorda com ela. “O curso me ajudou bastante, pois aprendi coisas muito interessantes sobre o trânsito que eu nem sabia”, diz.
Já Patrícia Bassa Rocha destacou a qualidade pedagógica e dos recursos utilizados no conteúdo. “Fiquei extremamente sensibilizada pelo grau de conscientização e cidadania que é incentivado ao longo de todo o desenvolvimento. Superou todas as minhas expectativas”, conclui.
Conforme Celso Alves Mariano, professor do curso de reciclagem online da Tecnodata, ao resgatar legitimamente o seu direito de dirigir, no modo em que a lei lhe permite, o condutor tem uma excelente oportunidade de rever seus conceitos quanto à correta utilização do ambiente trânsito.
“Ainda que tardio, o curso pode proporcionar com alguma eficiência este momento de contato com o conhecimento, com os motivos e as necessidades do respeito às normas. Com o conhecimento do que pode e o que não pode, do certo e do errado, do seguro e do arriscado. A consciência cidadã virá com o amadurecimento dos usuários do trânsito, que por sua vez, virá com a educação”, explica.
O curso
O curso de reciclagem é regulamentado pela Res.789/20 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Ele tem carga horária de 30 horas/aula e contempla as disciplinas de legislação de trânsito, direção defensiva, bem como primeiros socorros e relacionamento interpessoal. É possível fazê-lo presencialmente ou à distância.
A duração mínima do curso para quem tem a CNH suspensa é de três dias, mas o condutor tem até 45 dias para finalizar o curso.
Suspensão do direito de dirigir
O condutor poderá ter o seu direito de dirigir suspenso quando exceder o limite de pontos no prontuário da CNH no período de 12 meses ou quando cometer qualquer infração que determine a suspensão direta, independente do número de pontos acumulados (veja aqui quais são essas infrações).
Sempre que tiver seu direito de dirigir suspenso, o condutor terá que cumprir o prazo de suspensão e fazer o curso de reciclagem.
Quem exceder o limite de pontos na CNH, no período de 12 meses, terá seu direito de dirigir suspenso por 6 meses a 1 ano e, se reincidir no período de um ano, a suspensão será de 8 meses a 2 anos. No caso de infrações que levam à suspensão direta do direito de dirigir, o prazo será 2 a 8 meses e, em caso de reincidência, a suspensão será de 8 a 18 meses.