O exame prático de direção é a última etapa para obtenção da primeira habilitação. A avaliação é vista por muitos como a mais temida bem como gera ansiedade mesmo nos candidatos mais bem preparados. Uma forma de ficar menos apreensivo na hora do exame prático do Detran é ter o máximo de informações sobre o assunto. Sobre o assunto, o Portal do Trânsito traz os motivos que podem levar à reprovação direta no exame prático do Detran.
De acordo com a Res.789/20, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que normatiza o processo de formação de condutores no Brasil, a avaliação é dividida em duas fases: estacionamento e deslocamento em via pública. Na primeira, o candidato tem até três tentativas para estacionar o veículo em área delimitada por balizas removíveis. O tempo máximo para realizar a tarefa varia em cada categoria: para “B” (carros e veículos comerciais leves) é até cinco minutos, para categoria “C” (caminhão) e “D” (micro-ônibus, ônibus) seis minutos e para “E” (ônibus articulados, biarticulados) nove minutos.
Ainda conforme a norma, reprova no exame prático do Detran o candidato que cometer falta eliminatória ou cuja soma dos pontos negativos ultrapasse a três.
Veja quais são as faltas eliminatórias que levam à reprovação direta no exame prático do Detran:
Categorias B, C, D e E
- desobedecer à sinalização semafórica e de parada obrigatória;
- avançar sobre o meio fio;
- não colocar o veículo na área balizada, em no máximo três tentativas, no tempo estabelecido;
- avançar sobre o balizamento demarcado quando do estacionamento do veículo na vaga;
- transitar pela contramão de direção;
- não completar a realização de todas as etapas do exame;
- avançar a via preferencial;
- provocar acidente durante a realização do exame;
- exceder a velocidade regulamentada para a via;
- cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza gravíssima.
Obtenção da ACC ou para a categoria A
- iniciar a prova sem estar com o capacete devidamente ajustado à cabeça ou sem viseira ou óculos de proteção;
- descumprir o percurso preestabelecido;
- abalroar um ou mais cones de balizamento;
- cair do veículo durante a prova;
- não manter equilíbrio na prancha, saindo lateralmente da prancha;
- avançar sobre o meio fio ou parada obrigatória;
- colocar ao menos um pé no chão com o veículo em movimento;
- provocar acidente durante a realização do exame;
- cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza gravíssima.
Dicas para passar no exame prático do Detran
Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, afirma que o exame prático de direção é um terror para a maioria dos candidatos à primeira habilitação.
“Isso porque, na maioria das vezes, o nervosismo, aliado a presença de outros candidatos e do examinador, contribuem para intimidar o aluno. O fato é que o exame prático, assim como qualquer outra prova, consiste na avaliação de erros e acertos”.
Para ajudar nesse momento tão importante, o especialista separou algumas dicas essenciais:
- Tire todas as dúvidas com seu instrutor antes do exame.
- Alimente-se corretamente e durma bem. Nada de ficar com fome por conta do nervosismo, nem comer demais para passar mal na hora do exame. Além disso, durma o suficiente para não ficar sonolento no outro dia.
- Procure fazer uma aula o mais próximo possível do dia e/ou horário do exame.
- Nunca se compare a ninguém: é comum ouvirmos de colegas frases do tipo: “passei de primeira”, “reprovei três vezes”, “quase todo mundo reprova”, assim como outras declarações que podem comprometer o seu resultado. Cada um tem um desempenho diferente, por isso se concentre na prova e não na experiência de outros.
- Não se esqueça que a avaliação, assim como toda prova é certo ou errado, ou seja, prepara-se para fazer um roteiro do “certo”, como colocar o cinto, ajustar os retrovisores e o banco, sinalizar manobras, etc., assim é mais difícil errar.
- Tente controlar o nervosismo. É fato que as pernas trêmulas, o suor nas mãos não depende de você, mas procure manter a calma e respire tranquilamente.