Veja motivos que levam à reprovação direta no exame prático do Detran

Uma forma de ficar menos apreensivo na hora do exame prático do Detran é ter o máximo de informações sobre o assunto.


Por Mariana Czerwonka
Reprovação no exame prático de direção
Reprova no exame prático do Detran o candidato que cometer falta eliminatória ou cuja soma dos pontos negativos ultrapasse a três. Foto: Divulgação Detran/MT

O exame prático de direção é a última etapa para obtenção da primeira habilitação. A avaliação é vista por muitos como a mais temida bem como gera ansiedade mesmo nos candidatos mais bem preparados. Uma forma de ficar menos apreensivo na hora do exame prático do Detran é ter o máximo de informações sobre o assunto. Sobre o assunto, o Portal do Trânsito traz os motivos que podem levar à reprovação direta no exame prático do Detran.

De acordo com a Res.789/20, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que normatiza o processo de formação de condutores no Brasil, a avaliação é dividida em duas fases: estacionamento e deslocamento em via pública. Na primeira, o candidato tem até três tentativas para estacionar o veículo em área delimitada por balizas removíveis. O tempo máximo para realizar a tarefa varia em cada categoria: para “B” (carros e veículos comerciais leves) é até cinco minutos, para categoria “C” (caminhão) e “D” (micro-ônibus, ônibus) seis minutos e para “E” (ônibus articulados, biarticulados) nove minutos.

Ainda conforme a norma, reprova no exame prático do Detran o candidato que cometer falta eliminatória ou cuja soma dos pontos negativos ultrapasse a três.

Veja quais são as faltas eliminatórias que levam à reprovação direta no exame prático do Detran:

Categorias B, C, D e E

Obtenção da ACC ou para a categoria A

Dicas para passar no exame prático do Detran

Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, afirma que o exame prático de direção é um terror para a maioria dos candidatos à primeira habilitação.

“Isso porque, na maioria das vezes, o nervosismo, aliado a presença de outros candidatos e do examinador, contribuem para intimidar o aluno. O fato é que o exame prático, assim como qualquer outra prova, consiste na avaliação de erros e acertos”.

Para ajudar nesse momento tão importante, o especialista separou algumas dicas essenciais:

Sair da versão mobile