O Portal do Trânsito traz algumas dicas para que o aluno consiga a aprovação na prova teórica para tirar a CNH, de primeira. Veja!
O curso teórico no processo de formação de condutores é uma das etapas para conseguir a tão almejada Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Apesar de muitos alunos não darem importância a essa etapa do processo de Primeira Habilitação, o curso teórico de 45 horas/aula, se aproveitado de forma produtiva, pode trazer resultados perenes para o futuro condutor.
O candidato só passa para a próxima fase, que é o curso prático, após ser aprovado com 70% ou mais de acertos em uma prova teórica aplicada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Conforme instrutores de trânsito ouvidos pela reportagem do Portal do Trânsito, os principais motivos para reprovação são o nervosismo, desatenção e problemas de interpretação das questões.
Para auxiliar o futuro condutor, o Portal do Trânsito traz algumas dicas para que o aluno consiga a aprovação na prova teórica para tirar a CNH, de primeira. Veja quais são elas!
Aproveitamento em sala de aula
Seja um curso presencial ou com aula remota, prestar atenção no que o instrutor fala e nos conteúdos apresentados por ele é fundamental. Uma das formas de estudar é anotando as dicas e procurando mais informações em sites especializados, após a aula.
Questionamentos ao instrutor
O aluno não pode ficar com vergonha se surgirem dúvidas. O instrutor de trânsito deve responder as perguntas ou procurar a resposta quando não souber na hora. O aluno deve lembrar que se não perguntar, a dúvida pode não ser sanada e cair na prova.
Estudar
A procura pelo conhecimento não deve acabar quando o aluno sai do Centro de Formação de Condutores (CFCs) ou desliga o computador. Para passar na prova, o ideal é reler o conteúdo das aulas, anotar dúvidas e dificuldades.
Decoreba não funciona
Apenas decorar o conteúdo não vai ajudar. Se a pergunta for feita de uma maneira diferente da que o aluno decorou, ele já não saberá como responder. Dedicar mais tempo aos conteúdos e aprender ao invés de decorar, terá um melhor resultado na hora da prova.
Simulados
Para se ambientar com o tipo de questão que cairá na prova é interessante realizar os simulados disponíveis (veja aqui), conforme acontece com outras provas e exames, como o vestibular. Isso ajudará a diminuir o nervosismo, além de complementar os estudos.
No dia da prova
Dormir direito, bem como se alimentar bem no dia da prova é fundamental. Além disso, sair com antecedência de casa para evitar atrasos ou imprevistos.
Reler as questões
Na hora da prova, o aluno deve ler e reler os enunciados para ter certeza que entendeu direito a questão. Se não souber a resposta na hora, é interessante pular a pergunta e deixar para responder ao final.
Não deixe questões em branco
Se chegar perto da resposta, mas ainda não tiver certeza, o aluno não deve deixar a questão em branco. A dica é marcar a alternativa que acredita estar correta. Mesmo não tendo certeza, existem probabilidades de acertar.