Governo lança edital da CNH Popular 2023 na próxima segunda-feira (23) no CE

No total, serão ofertadas 25 mil novas vagas aos cearenses de baixa renda dos 184 municípios do estado, nas categorias A (moto) e B (carro).


Por Assessoria de Imprensa

O Governo do Ceará (CE) lançará na próxima segunda-feira, dia 23, o edital do programa Carteira de Habilitação (CNH) Popular 2023. O anúncio foi do governador Elmano de Freitas por meio de suas redes sociais. No total, serão ofertadas 25 mil novas vagas aos cearenses de baixa renda dos 184 municípios do estado, nas categorias A (moto) e B (carro).

Desde que o programa começou, em 2009, cerca de 200 mil pessoas já receberam o benefício da CNH Popular, tanto de motos como carros.

“Este é um importante programa do Governo do Estado, que proporciona aos cearenses que mais precisam a possibilidade de adquirirem, de forma gratuita, a Carteira de Habilitação. Isso eleva a autoestima e possibilita que os condutores trafeguem com mais segurança”, citou Elmano de Freitas.

Após o lançamento do edital do CNH Popular 2023, as inscrições acontecerão pelo site oficial do Detran-CE (www.detran.ce.gov.br). Conforme o órgão, a disponibilidade de vagas ocorre de forma proporcional entre os 184 municípios.

Veja quais são as etapas do processo de habilitação

Avaliação psicológica

O objetivo é detectar se o candidato é portador de distúrbios que o impeçam de dirigir. Se aprovado, o futuro condutor pode avançar para a próxima etapa.

Exame médico

Nele, avalia-se a visão, força muscular, coração, pulmão e saúde mental. É esse o exame que determina a futura validade da CNH.

Curso teórico

O curso tem duração de 45 horas/aula (carga horária obrigatória). A estrutura curricular é: legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, meio ambiente e cidadania e mecânica básica.

Exame teórico

Nessa etapa, o candidato deve passar com 70% ou mais de acertos em prova teórica realizada no DETRAN. A prova pode ser convencional assim como eletrônica, com no mínimo 30 questões distribuídas proporcionalmente à carga horária de cada disciplina do curso teórico.

Curso prático de direção

O curso prático de direção possui carga horária de no mínimo 20 horas/aula para a categoria A bem como para a categoria B.

Exame prático

Para categoria “B”, o candidato deverá fazer um percurso que os examinadores determinam, assim como se cometer faltas eliminatórias ou que somem mais de 3 pontos negativos será reprovado. Já, para motos assim como ciclomotores, o exame continua sendo feito em circuito fechado.

Sair da versão mobile