Exame teórico do Detran: dicas para fazer uma prova de múltipla escolha
Uma das etapas do processo de formação de condutores é o curso teórico. Muitos candidatos subestimam essa parte, pois não entendem a importância dessa fase para a primeira habilitação.
O aproveitamento no curso teórico é fundamental, não só para a aprovação no exame, mas para o dia a dia no trânsito dos futuros condutores.
O candidato à obtenção da Primeira Habilitação, após a conclusão do curso de formação, será submetido a Exame Teórico-técnico, constituído de prova convencional ou eletrônica de no mínimo 30 (trinta) questões, incluindo todo o conteúdo programático, proporcional à carga horária de cada disciplina, devendo obter aproveitamento de, no mínimo, 70% (setenta por cento) de acertos para aprovação.
Além de aproveitar todo conteúdo apresentado pelo instrutor de trânsito e estudar através dos recursos disponíveis, é importante o candidato se preparar para enfrentar a prova de múltipla escolha, que é o modelo adotado pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs).
Esse modelo de prova, apesar de bastante comum, pode trazer algumas dificuldades e confundir assuntos que podem parecer simples. Veja as dicas!
Atenção ao enunciado
É importante ler com muita atenção todos os enunciados. Leia e releia, com calma, a pergunta e todas as alternativas antes de marcar a correta. É muito comum o candidato responder antes de ler até o final, e nesse caso, pode cair em uma pegadinha. Além disso, algumas questões podem trazer alternativas parecidas, para confundir o aluno.
Elimine alternativas erradas
Muitas vezes em uma questão de múltipla escolha, existem uma ou duas alternativas que estão claramente erradas ou que não fazem sentido em relação a pergunta. Separando essas alternativas incorretas, você pode mirar os seus esforços nas demais e, assim, as chances de escolher a resposta correta aumentam.
Atenção a palavras que podem causar confusão
As palavras “incorreta”, “sempre”, “nunca”, entre outras, são termos que podem mudar totalmente a ideia do enunciado da questão e confundir o candidato. Por esse motivo, ao encontrá-las, redobre a atenção para conseguir interpretar corretamente a pergunta.
Cuidado com as questões de todas as alternativas estão corretas/incorretas
É comum encontrar em provas de múltipla escolha, uma das opções de resposta sendo “todas as alternativas estão corretas/incorretas”. Esse é outro momento que o candidato tem que redobrar a atenção. Em certas questões, essa opção é utilizada para confundir o candidato.
Se não sabe a resposta, não responda imediatamente
Ao ler uma questão e não saber a resposta, o melhor é você deixá-la para trás e voltar depois que responder as que sabe. Afinal quem nunca tentou fazer algo, não conseguiu, desistiu e, ao retomar a tarefa, teve sucesso? Isso pode acontecer numa prova desse tipo. Você não sabe a resposta, pula para outras questões, depois volta e consegue responder. Isso é comum de acontecer!
Não deixe questões em branco
Você chegou perto da resposta, mas ainda não tem certeza. Não deixe a questão em branco, marque a alternativa que acredita estar correta. Mesmo não tendo certeza, existem probabilidades de acertar. Utilize as dicas acima, elimine as que têm certeza que estão erradas e escolha uma alternativa.
Não mude sua resposta
Depois de responder uma questão, não mude a resposta. Ao menos, é claro, que tenha certeza absoluta que cometeu um erro. Estudos apontam que a primeira escolha é geralmente a correta. Sendo assim, não se deixe levar pelo nervosismo e confie na sua escolha.
Esperamos que essas dicas sejam úteis na hora da prova e que você seja aprovado.